22 de janeiro de 2006

Outros vinhos...

Em 23 de dezembro de 2005, pouco antes de iniciarmos nossa viagem pela região produtora dos vinhos californianos, tivemos o prazer de dividir uma mesa de vinho e queijos com nossos vizinhos. Após uma seleção eclética, mas elaborada, desfrutamos dos vinhos cujas observações seguem adiante:
Aurora Espumante Brut (750ml) - Brasil.
Elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay, pelo método Charmat longo (ou seja, um período prolongado de contato com as leveduras), com passagem por carvalho francês. Revela excelente estrutura e complexidade. Apresenta coloração amarelo palha dourado. Na boca, acidez pronunciada harmonizada com toques de frutas e tostados. Ideal para acompanhar aperitivos e diversos pratos à base de peixes e frutos do mar, massas e risotos, queijos, assados e grelhados de carnes brancas. Uvas: Chardonnay. Origem: Serra Gaúcha – cooperados da Aurora - Processo: Charmat longo – fermentação em carvalho francês.
Montepulciano D´Abruzzo - O Melhor Rosé Italiano.
A despeito de produzir sérios tintos de peso, Montepulciano também produz o que pode ser considerado (como o Salice Salentino Rosato) o melhor rosé italiano. Obtido com fermentação de curta duração e contato com a pele da uva limitado, este estilo leva o nome de "Montepulciano d'Abruzzo Cerasuolo.".
Vinho Australiano Coonawarra Cabernet Sauvignon Angoves.
Produtor: Angoves - Safra: 2001. Origem: Coonawarra - Uva: Cabernet Sauvignon. Tipo: Tinto - Graduação Alcoólica: 13%. Cor: Vermelho intenso - Aroma: Muito cheio, com toques de frutas negras e vermelhas. Nuances de baunilha. Sabor: Ameixas, cerejas pretas, groselha, chocolate e cassis. Notas de Degustação: Maturação de 12 a 14 meses em barricas americanas. Acompanha: Carnes, caças, queijos fortes. Temperatura de Serviço: 18°C.
Chateau Pape Clement, Graves.
Tinto - 1998: De bom corpo, cheio, complexo e com plenitude de taninos macios, este impressionante esforço de Pape Clement oferece uma porção de "berries" selvagens deliciousas, cerejas pretas e aroma/sabor de chocolate. Bom para consumo imediato, pode ser mantido na adega até 2008-2010. Score 90. (Tasted 23.12.2005).

21.1.2006 - 40 Anos!



Pois então foi assim, ainda ontem deixei para trás a casa dos "inte/inta", fechando quarenta anos, com um jantar patrocinado pela digníssima consorte, Aninha. Estivemosno "La Pyramid" em Ribeirão Preto, que recentemente ganhou o prêmio de melhor restaurante duas estrelas do Brasil. Comemoramos o aniversário literalmente jantando um vinho - Mille e Una Notte de DonnaFugata, um dos mais célebres "rossos" sicilianos, com "tre bichieri" no Gambero Rosso. O restaurante, é claro, fica em Ribeirão Preto, e lá chegamos por volta de 20h30min, desfrutando de dois pratos maravilhosos e fechando com uma sobremesa portentosa... A estrela da noite, no entanto, foi o vinho, magnífico. E a companheira, é claro...