19 de fevereiro de 2008

Monte Castelo e vinho...

Caríssimos leitores, Caríssimas Leitoras.

Não concluí o relato de nossa viagem a França em dez/2007 – jan/2008. Estamos em fevereiro, e o dia 22 representa importante data para o Brasil, pois há 63 anos nossos combatentes na Segunda Guerra Mundial conquistaram Monte Castelo, no front alemão mantido na região da Toscana, Itália. Trouxemos da região de Bordeaux dois cartões com o rótulo de Chateau Mouton Rothschild 1945, comemorativo ao fim da guerra nos campos europeus e encaminhamos, por via postal, aos ex-combatentes Rubens Stéfani e Rui Moreira Lima. Mesmo morando em Jaboticabal, onde reside Rubens Stéfani, temos pouco contato, ao contrário do que acontece com o Brigadeiro Moreira Lima no Rio de Janeiro... De qualquer maneira, eis o teor de nossa cartinha e a recordação de uma data importante para os brasileiros. Alguém sabe disso?


Eis aqui a reprodução do rótulo do vinho.




Estimados Ex-Combatentes.


Minha esposa e eu viajamos para a região dos vinhos de Bordeaux, na França, em dezembro último. Visitamos alguns viticultores famosos, como o Chateau Mouton Rothschild, e neste, além de provar alguns de seus maravilhosos vinhos, tivemos contato com parte da história representada em seus rótulos.


Mouton Rothschild escolhe, desde priscas eras, artistas famosos para composição das etiquetas que identificam, no mundo todo, as suas garrafas.


Mas, ao correr os olhos pela longa exposição na sede do Chateau em Pauillac, um deles logo me chamou a atenção e me fez recordar as conversas que tive com os ex-combatentes Moreira Lima, Goulart, Meirinha ("Senta a Pua!" – Rio) e Rubens Stéfani ("E a cobra Fumou" – Jaboticabal) .


Por grande coincidência, a "Folha de São Paulo" desta semana mencionou que ainda estão vivos quinze ex-combatentes (não brasileiros) da Primeira Guerra Mundial, todos com mais de 105 anos de idade. Um deles, falecido na França recentemente, teve honras de Estado em sua solenidade final.


Ana e eu somos privilegiados e tivemos tempo, mesmo contando já 42 anos de idade, de conversar, para mais ou para menos, com ex-combatentes brasileiros, em sua grande maioria esquecidos pelo povo e pelo governo.


Este privilégio fez com que nos interessássemos um pouco mais pelo assunto e pela presença brasileira no Teatro de Operações de Guerra na Europa, entre 1939 e 1945. Infelizmente, os dois grandes documentários brasileiros sobre o tema não são encontrados no comércio: os DVDs "E a Cobra Fumou" e "Senta a Pua!".


E fez ainda com que criássemos, em nós, o mesmo tipo de respeito que americanos, canadenses, franceses e ingleses têm por seus veteranos, independentemente das patentes alcançadas em batalha, como verificamos in locu durante nossa visita à Normandia (França) nos festejos de 60 anos do "Dia D".


Fevereiro de 1945 nos remete à conquista de Monte Castelo, a vitória marcante da FEB na Europa. E 1945 marca também o fim da Guerra naquele continente. Em homenagem ao fim do conflito, o Chateau Mouton Rothschild abriu mão dos rótulos estilizados e utilizou a etiqueta cuja reprodução se apresenta no cartão postal que adquirimos como souvenirs.


Estes cartões seguem aos senhores Rubens Stéfani e Rui Moreira Lima. Que sirvam, muito simplesmente, como mensagem: "muito obrigado pelos sacrifícios que fizeram em nosso nome".


Jaboticabal, fevereiro de 2008 (63 anos da tomada de Monte Castelo).




Vitor Luís Aidar dos Santos Ana Lúcia Nogueira Mestre




py2ny @ yahoo.com

17 de fevereiro de 2008

“Tropa” e Dimenstein

Quem não assistiu "Tropa de Elite" agora tem um motivo para tentar... Urso de Ouro em Berlim para a produção brasileira que foi pesadamente atacada pela crítica internacional. Presidente do Júri? Costa-Gravras, diretor de "Z" e "Missing". Mais polêmica adiante?


Não deixe de ler... Não resisto. Alguns textos são tão bons que o tradicional "copiar e colar" deve ser usado para não perdermos contato. A situação da educação neste país está perfeitamente retratada nessa impressionante matéria de Gilberto Dimenstein. Sugiro a leitura atenta de todo o texto, cuja publicação se deu no jornal "Folha de São Paulo" em 10 de fevereiro de 2008.



GILBERTO DIMENSTEIN

Teste de múltipla falta de escolha


Na prática, o brasileiro está impedido de ler e entender uma notícia com um mínimo de complexidade


SEM NENHUM AVISO PRÉVIO, submeti a duas meninas de 12 anos, estudantes de uma escola privada paulistana (Oswald de Andrade), um teste de leitura que foi aplicado aos alunos da rede de ensino municipal da cidade de São Paulo, cujo resultado acaba de ser divulgado. Elas não estão entre as primeiras da classe nem estão abaixo da média, entretanto atingiram a pontuação de 325, ou seja, acertaram todas as questões - a escala vai de 0 a 325, correspondendo a diferentes habilidades. Acertaram sem demonstrar dificuldade.

A força desse fato só aparece na comparação: só 2,9% dos alunos da oitava série da rede pública conseguiram chegar ao nível mais alto. O detalhe é que as duas estudantes da escola privada vêm da sexta série. Se a comparação fosse com a mesma série, elas estariam quase sozinhas no topo da avaliação. Para não dizer sozinhas, estariam entre 0,3% dos que fizeram a prova. Daí se vê como prospera a desigualdade social. Espantado? Espere para ver.

Para chegar ao nível 300, seria preciso ler um artigo de nove linhas no qual se informa que, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, o Tietê vai para o interior. Logo em seguida, apresentou-se uma poesia de Mário Andrade, onde se lê:

rio que entras pela terra

e que me afastas do mar.

Diante de um teste de múltipla escolha, cerca de 90% dos alunos da oitava série não souberam fazer uma relação entre a imagem poética e a explícita informação sobre a direção do Tietê, ou seja, não indicaram a opção de que o rio segue em direção ao interior, já explícita, com todas as letras, no artigo.
Atingiu a pontuação máxima (325) quem soube dizer, também em questão de múltipla escolha, que uma crônica de Fernando Sabino faz um relato no tempo presente para falar do passado. Menos de 97% dos estudantes chegaram lá.

Vamos descer um pouco na pontuação. No nível 275, pediu-se que o aluno identificasse uma frase em que aparecia o nome de um país com letra maiúscula. A palavra China aparece logo na primeira linha de um artigo sobre um golfinho. Resultado: 70% dos alunos da oitava série erraram; 90% da sexta série não acertaram. Prepare-se, então, para mais uma surpresa.

Com esse resultado, tomando por base o último teste nacional (Prova Brasil), os alunos da oitava série da rede municipal paulistana, dos quais 70% não acertaram a frase com a palavra China, seriam vice-campeões em leitura se comparados a seus colegas das demais capitais. Estariam, na verdade, praticamente empatados em primeiro lugar.

A tradução, em essência, é que, na prática, o brasileiro está impedido de ler e entender uma notícia com um mínimo de complexidade. Não por outro motivo, as eleições se resumem, basicamente, a um jogo de imagens e frases de efeito.

Para não dizer que tudo é má notícia, a Prova São Paulo traz a inovação, que deveria ser copiada em todo o país, de que pela primeira vez se pode saber o desempenho não só de cada escola mas também de cada aluno - o problema é saber quantos podem ler e, acima de tudo, entender os seus resultados.

PS - Assim como houve um esforço, no passado, de explicar o "economês" dos economistas, vamos ter de traduzir o "pedagogês" dos pedagogos. Não há nenhuma razão para que não se divulgue também uma versão simplificada em uma escala de 1 a 10 ou coisa parecida. Assim os pais saberiam com clareza se seu filho está aprendendo, e a pressão popular seria maior. As avaliações trazem trechos só acessíveis a especialistas, e olhe lá.
Veja as habilidades necessárias para a pontuação 325, segundo o manual que acompanha a Prova São Paulo.

O aluno deve conseguir o seguinte para chegar a esse nível:

1) Estabelecer relações lógico-discursivas, em texto literário narrativo (crônica), identificando o efeito expressivo produzido pelo narrador no discurso enunciado, com a mudança de categoria de tempo (debreagem temporal) do fato narrado projetado no passado (não agora) para o fato narrado projetado no presente (agora);

2) Inferir item de informação subentendida, em texto expositivo informativo, com base em dada proposição hipotética, avaliando sua aplicação prescritiva em situação pública.

9 de fevereiro de 2008

Blind Taste!

Achei este texto em meu computador e vou descartá-lo. Mas lembro-me exatamente do que se trata. Há uns três anos nos reunimos na casa de Pedro Verardino, para a degustação de alguns vinhos, e propus aos convivas uma degustação às cegas com as garrafas descritas abaixo. Todos tiveram oportunidade de provar, em taças separadas, os dois vinhos. E houve praticamente um empate técnico, o que surpreendeu a todos.

O vinho (A) é o italiano Casalferro Toscana 1999, e o vinho (B) um brasileiro Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 1999. Deste último ainda há três ou quatro garrafas em nossa adega.


 

Vinho (A)

Clássico, belo e equilibrado, harmonioso, frutado (ameixa, cereja, cassis e amora), além de violeta e a baunilha da madeira francesa. Rubi profundo, tendendo ao negro, corpo médio, com taninos finos e um retrogosto fresco, refinado e que se prolonga, algumas vezes, por até trinta segundos. Notas de chocolate e tabaco. Melhor de 2004 a 2009.


 

Vinho (B)

Engarrafado em 2002, após dez meses em carvalho francês e americano. Varietal 1999 de cor profunda, rubi intenso, com tonalidade ainda viva. Aroma de frutas vermelhas e levemente herbáceo, evoluindo para bouquet onde se mesclam baunilha, chocolate e leve toque de café. Excelente estrutura, taninos presentes e evidentes, e ótima persistência. Macio e aveludado, equilibrado e harmônico, com personalidade. Excelente potencial de envelhecimento.

5 de fevereiro de 2008

Escutem-me...

Randy K5ZD é radioamador nos Estados Unidos e mantém um website sobre suas atividades de competição. Algumas vezes, ele grava toda sua participação nesses concursos e disponibiliza para a comunidade, que pode então descobrir como "soava" para ele... No CQ WW CW de 2007 não foi diferente e ele apresenta o livro de registro em trechos de meia hora, com o respectivo arquivo MP3 para ser tocado em qualquer mídia player. Atenção, esta competição foi em telegrafia.

Participei do CQ WW Telegrafia 2007 na categoria All Band High Power (todas as bandas, acima de 100w) e meu sinal pode ser ouvido no minuto 24:00 do trecho "Day 1 – 0800Z". Basta baixar o arquivo MP3 e procurar, como ressaltei, no minuto 24:00. Minha transmissão na banda de 40 metros (ondas curtas) soou muito bem, e fiquei satisfeito com o resultado.

Para me encontrar no log de Randy, vá para o link abaixo:

http://www.k5zd.com/live/wwcw07/k5zd_cqwwcw07_11242007_0800z.txt

E para escutar esse trecho de meia hora em telegrafia e me escutar como se fosse o Randy, pesquise por volta do minuto 24:00 com o Windows Media Player ou outro no seguinte link:

http://www.k5zd.com/live/wwcw07/k5zd_cqwwcw07_11242007_0800z.mp3

Se você é radioamador e participou do CQ WW 2007, veja como Randy te escutou, pesquisando no site:

http://www.k5zd.com/live/wwcw07/index.html


 

E agora veja a comparação entre os dois scores finais, com Randy:

Call: K5ZD

Operator: K5ZD


 

Class: SOAB HP

Operating Time (hrs): 43

Radios: SO2R


 

Band.....QSOs...Zones..Countries

------------------------------

160...:...225...18.......69

.80...:...642...25......101

.40...:...775...30......115

.20...:..1301...31......118

.15...:...506...24......100

.10...:....29...11.......20

------------------------------

Total:...3478...139....523...Total Score = 6,574,984


 


 

Call: PY2NY

Operator(s): PY2NY


 

Class: SOAB HP

Operating Time (hrs): 40


 

Band...QSOs..Zones...Countries

------------------------------

..160: 0006 0004 0005

...80: 0084 0019 0047

...40: 0876 0029 0086

...20: 0886 0029 0086

...15: 0841 0023 0073

...10: 0244 0017 0035

------------------------------

Total:.2937...0121.....0332 Total Score = 3,876,321


 

Club: TuPY Dx Group


 

Comments:


 

"Another N6ZZ Memorial Team" - with pleasure!

---------------------------------------------

Will try to write something more next ten days

and put at my blog - www.py2ny.blogspot.com.

---------------------------------------------

180w and @20m sloper on 160m

500w and @20m sloper on 80m

600w and 2el @25m on 40m

600w and KT34XA 6el @22m on 10-15-20

N1MM and single radio Yaesu 1000 Field

---------------------------------------------

Unbelievable - PZ5X and KV4FZ on 160m !!!

Incredible - 47 DXCC on 80m !!!

---------------------------------------------

Need to improve CW capabilities to manage huge

pile ups and improve station, repairing my 2nd

radio and looking for stubs or anything else

to separate 2 radios operation - hey, remember

that I have only one tower hi hi hi...

---------------------------------------------

Phil, N6ZZ, we are doing our noise down here!!

Missing you !!

---------------------------------------------

PY2NY - Vitor, leaving to Bordeaux, France,

next December 25...

3 de fevereiro de 2008

Mais WRTC 2010...

Tinha comentado com alguns amigos sobre a disputa para escolher quem representará o Brasil no WRTC 2010. O WRTC é uma competição radioamadorística diferente, na qual cinqüenta duplas de vários países do mundo se dirigem para um único lugar (em 2006 no Brasil, em 2010 na Rússia) e ali, em razoável pé de igualdade, usando exatamente a mesma potência e as mesmas antenas, disputam entre si o posto de "melhores do mundo". Nas duas vezes em que participei representando o Brasil (2000 na Slovênia, com PP5JR e 2006 no Brasil, com PY2EMC) tive a sorte de melhorar a classificação dos brazucas: 38º e 19º respectivamente. E para 2010 a briga no "qualifying" está muito boa mesmo, conforme a planilha publicada pelo Jamie NS3T em seu site, cujo link segue mais abaixo. Vale a pena fazer o download da planilha e acompanhar a evolução dos scores.

http://wrtc.radio-sport.net/SA_ranks1.htm

2 de fevereiro de 2008

CQ WPX SSB Contest 2007

Mais um resultado de competição radioamadorística publicado na internet ainda hoje. Trata-se do CQ WPX SSB (fonia) Contest de 2007 e não deu para bater o PS7TKS no Nordeste, usando seu indicativo especial ZX7A, mas ainda assim, e com algum esforço, foi possível ficar entre os cinco melhores do mundo na categoria "todas as bandas" com potência até 100 watts. Na seqüência, temos Turquia TC3D, Paraguai ZP0R, Republica Dominicana HI3T, Brasil com ZX7A e PY2NY, além do Toledo PY3DX em sétimo posto.


Os resultados, bem como a cópia das páginas da revista CQ (USA) estão no link a seguir, com belas fotos do pessoal em ZY100S, que operou de Curitiba na estação de PY5EG Atilano. Eles conseguiram o primeiro posto no Mundo, na categoria Multi-Operador Sem Restrições. Vale a pena dar uma lida na revista...


http://www.cqwpx.com/results.htm


SINGLE OPERATOR - LOW POWER - ALL BAND


TC3D .....................8,526,440

ZPØR (ZP5AZL).............7,445,619

HI3T (HI3TEJ).............5,227,712

ZX7A .....................3,579,840

PY2NY.....................2,865,888

LY6M .....................2,330,743

PY3DX.....................2,155,615



WAEDC CW 2007

Esta é do WAE CW Contest. Também me desloquei até a super estação PS2T de Atilano de Oms Sobrinho (PY5EG, PP5EG) para tentar um bom resultado mas fui batido por um dos melhores operadores do Brasil, Hamilton PY2YU. Tom ficou com o primeiro posto na América do Sul e fiquei logo atrás, com 100.000 pontos de diferença. Lembro-me que, à época, reputei parte da vitória de Tom ao uso correto do Cluster e ao melhor proveito da banda de 80 metros. Ainda assim, foi fantástico operar desde PS2T.


 

Brazil Call Area 2


 

Call            Class    Score        QSOs    QTCs    Multi

PY2KC (OP:PY2YU)    HIGH    1085793        1236    1215    443

PS2T (OP:PY2NY)        HIGH    981600        1212    1188    409

PY2NY Campeão WAE RTTY 2007

WAEDC RTTY Contest 2007


Temos agora o resultado da competição de RTTY (radioteletipo) promovido pela DARC (Associação de Radioamadores da Alemanha) no ano de 2007. Com a ausência de PY2MNL (ZX2B), consegui espaço para a primeira colocação na América do Sul, conforme tabela mais abaixo, na categoria Low Power (até 100 watts de potência). No mesmo ano, na categoria SSB, participei com alguns amigos na super estação de PS2T em Araraquara, segunda colocada na América do Sul. Recebi a informação por e-mail e o diploma com todas as informações pode ser visto em seu computador acessando o seguinte atalho:


http://www.dxhf.darc.de/~mydxhf/dxhfdb/urkunde/urkunde.php?call=PY2NY&contest=WAERTTY&jahr=2007


A placa de campeão continental fará companhia para outras que já estão na parede do shack em Jaboticabal.



Continental Winners


SINGLE-OP HIGH

Africa ZS2EZ 218160

Asia RG9A 2399440

Europe UW8I 2206008

North America K4GMH 1985690

Oceania 9M6XRO 261664

South America LT0H 866733


SINGLE-OP LOW

Africa 5C5W 1382325

Asia UN7PBY 1087632

Europe UY8IF 809999

North America 8P2K 707539

Oceania DV1JM 180465

South America PY2NY 427329