9 de fevereiro de 2008

Blind Taste!

Achei este texto em meu computador e vou descartá-lo. Mas lembro-me exatamente do que se trata. Há uns três anos nos reunimos na casa de Pedro Verardino, para a degustação de alguns vinhos, e propus aos convivas uma degustação às cegas com as garrafas descritas abaixo. Todos tiveram oportunidade de provar, em taças separadas, os dois vinhos. E houve praticamente um empate técnico, o que surpreendeu a todos.

O vinho (A) é o italiano Casalferro Toscana 1999, e o vinho (B) um brasileiro Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 1999. Deste último ainda há três ou quatro garrafas em nossa adega.


 

Vinho (A)

Clássico, belo e equilibrado, harmonioso, frutado (ameixa, cereja, cassis e amora), além de violeta e a baunilha da madeira francesa. Rubi profundo, tendendo ao negro, corpo médio, com taninos finos e um retrogosto fresco, refinado e que se prolonga, algumas vezes, por até trinta segundos. Notas de chocolate e tabaco. Melhor de 2004 a 2009.


 

Vinho (B)

Engarrafado em 2002, após dez meses em carvalho francês e americano. Varietal 1999 de cor profunda, rubi intenso, com tonalidade ainda viva. Aroma de frutas vermelhas e levemente herbáceo, evoluindo para bouquet onde se mesclam baunilha, chocolate e leve toque de café. Excelente estrutura, taninos presentes e evidentes, e ótima persistência. Macio e aveludado, equilibrado e harmônico, com personalidade. Excelente potencial de envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.