16 de julho de 2008

Lei Seca?


Hoje é 15 de julho de 2008, e a festa da cidade de Jaboticabal, em homenagem aos 180 anos de fundação, está começando, com a Festa do Quitute no pavilhão de eventos Cora Coralina. No dia 20 de julho, minha esposa e eterna companheira Ana faz aniversário e comemoraremos em companhia de João e Regina, os proprietários do restaurante La Pyramide, avaliado pelo guia Quatro Rodas Brasil com duas estrelas e da seguinte forma: "R. Marcondes Salgado, 1525 (Jd. Sumaré) tel: (16) 3610-9121. Horário: Terça/sábado 20h/23h. Fecha 20 dez/20 jan. Reservar. Apenas 18 pessoas por noite conseguem reserva neste que é um dos melhores franceses do país. Isso porque os proprietários cozinham, recebem e atendem pessoalmente os clientes. Os pratos seguem a tradição da Provença francesa, feitos com produtos e ervas aromáticas de horta própria, com os melhores ingredientes frescos disponíveis. O cardápio do dia fica escrito em uma lousa e é apresentado pelo chef-proprietário, que faz questão de detalhar os ingredientes e formas de preparo. Leitão ao molho de vinho e ervas com polenta branca. Camarão com trufas, dois risotos e aspargos."


Há algo novo no ar. Trata-se da "Lei Seca" que diminuiu drasticamente os índices aceitáveis de álcool no sangue dos motoristas brasileiros. A mudança nos hábitos de gente como Ana e eu, veio de afogadilho, e o jantar no La Pyramide será nossa primeira experiência sob a rigorosíssima legislação. Teremos gastos extraordinários e médios de R$ 150,00 com hotel, R$ 20,00 com táxi, e o café da manhã no domingo de manhã. O pior mesmo é ficar longe de nosso pequeno e velhinho cão, já com quinze anos de idade. Como serão nossas degustações de vinhos na World Wine (geralmente às quintas-feiras)? E nossas idas à Cucina di Tullio Santini? Embora o objetivo da lei seja maravilhoso, considero que os novos índices são excessivos.


Não tive tempo, sequer, de completar informações sobre nossa viagem para a Itália e Alemanha, na segunda quinzena de 2008. Alguns amigos que encontrei durante a HamRadio em Friedrichshafen (ALE) fotografaram nossa visita, e enviaram posteriormente por e-mail. Um desses radioamadores é Rolf DF2OU e a fotografia me coloca mais à esquerda, com a camisa azul do Brasil. A seguir, Rolf e sua filha DN2LU; na extrema direita, K4SV, radioamador dos Estados Unidos.


Essa viagem foi particularmente interessante porque aproveitamos um pouco mais a infra-estrutura de turismo no entorno do lago Bodensee. Alugamos bicicletas por dois dias e aproveitamos muito. Todos os restaurantes visitados nesta viagem tinham referência no Guia Michelin (http://www.michelin.com/).


As informações detalhadas dos restaurantes que pretendíamos conhecer foram postadas oportunamente neste blog.


Ainda hoje, e na semana festiva do aniversário de PU2VYT (Ana), depois de voltarmos da Academia, preparamos um capeletti quatro queijos com um molho de pimentão e abrimos um vinho tinto espanhol muito bom, que demorou a evoluir na taça. Mas Igneus 1998 FA-112, tinto, da Espanha. O jantar, que não era necessariamente especial, tornou-se um evento com a degustação deste vinho que se mostrou, em primeiro momento, um pouco oxidado. A primeira impressão foi totalmente obliterada, com a permanência do precioso líquido em taça e o desenvolvimento de amplo nariz, quase tutti-fruti e café.


16 de julho de 2008 é feriado apenas para PY2NY, servidor público em Jaboticabal. Aninha segue cedo para Sertãozinho, onde trabalha.


E que venha o sábado !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.