13 de dezembro de 2008

Ah, esses cães...

A cada nova experiência com animais, mais impressionado fico eu. Se continuar assim, não restará alternativa outra senão tornar-me vegetariano – vejam abaixo a fantástica matéria veiculada na Folha de São Paulo recentemente. Isto sem contar no que a TV mostrou semana passada: um cão tentando resgatar outro que havia sido atropelado em uma rodovia no México ou Chile (não me lembro).


Cães entendem injustiça e sentem inveja, diz estudo

Experimento atribui aos cães habilidade que só tinha sido vista em primatas

Austríacos descrevem em revista científica teste que comparou 29 animais que haviam sido treinados para "dar a patinha" a estranhos


Cães do experimento sabiam dar a pata quando era pedido


RICARDO BONALUME NETO DA REPORTAGEM LOCAL

Quem tem mais de um cachorro sabe o óbvio: que na hora de dar um biscoito ou um osso, todos têm que ter o seu próprio. Mas o "óbvio" do dono de um animal doméstico não é o mesmo da ciência. Foi preciso uma equipe de pesquisadores na Áustria testar se existe "inveja" entre cães para deixar claro que isso não só existe, como faz parte de um mecanismo biológico vinculado à evolução da cooperação em indivíduos de uma mesma espécie.

Testados, os cães deixaram claro que possuem uma natural "aversão à iniqüidade", e que fazem "greve" se não forem tratados do mesmo modo como seus semelhantes, algo já descoberto em macacos.

O estudo, liderado por Friederike Range, da Universidade de Viena (Áustria), está na edição de hoje da revista "PNAS". Os experimentos parecem mais adestramento canino doméstico do que algo associado a um laboratório universitário. Foram testados 29 cães capazes de "dar a patinha". Os cachorros selecionados eram já adestrados nesse comando com seus donos, mas o teste envolvia "dar a patinha" para um experimentador desconhecido, acompanhados pelo dono e por um outro cachorro logo ao lado.
Leve-se em conta que são cachorros austríacos, acostumados à dieta local. Ao obedecer ao comando, o cachorro poderia receber uma recompensa boa – um pedaço de salsicha –, ou uma nem tanto – um pedaço de pão preto. Pior, poderiam não receber nada pelo "trabalho" de dar a pata.

Os testes foram planejados de modo a excluir interpretações alternativas. Os cães foram testados, por exemplo, sem receber recompensa; ou sem o cão parceiro; ou com ambos recebendo o prêmio.

"Cães têm uma forma de ciúme, e todo dono de mais de um cão sabe que se faz carinho em um, o outro vem pedir", diz Cesar Ades, especialista em comportamento animal do Instituto de Psicologia da USP, que elogia o experimento. "É um trabalho cuidadoso, eles mostram a recompensa ao cachorro, feita com vários controles. Se um recebe e o outro não, ele pára de dar a pata até antes daquele que não recebe recompensa sem contato social."

Ao contrário dos experimentos com chimpanzés, os cães não davam importância à qualidade da recompensa (salsicha ou pão preto). Já os macacos eram mais discriminantes quanto ao tipo de recompensas que ganhavam. Os cães também sempre comiam o que recebiam; os macacos podiam rejeitar a comida se achavam que estavam sendo injustamente tratados. Só não há explicação clara no estudo para o fato de um cão não fazer distinção entre salsicha e pão, diz Ades.

Experimentos anteriores mostraram que os cães cansam da brincadeira e param de dar a pata depois de 15 a 20 vezes sem receber nenhuma recompensa. O resultado do novo teste foi o que os donos de cães poderiam prever: animais sem prêmio pelo mesmo "trabalho" do colega ao lado logo pararam de "cumprimentar" o experimentador, e mostravam sinais de "indignação" - ficavam se coçando, bocejando, lambendo a boca ou desviando o olhar.

PS2T/PY2NY CQWW CW 2008

This is my score for CQ WW CW Contest, November 2008. I did that from PS2T station, located at Araraquara City, São Paulo State, Brasil. Not exactly what I could expect! Well, was really bad, I need to confess… Anyway, thanks to Atilano PY5EG, sharing his big station with me. Next week I will edit this message because I am finishing an youtube movie showing my preparation for CQ WW. The funny thing is that the movie will be about PY2NY station and not PS2T. Just five days before the contest I was called by PY5EG to leave my home and try PS2T position.

To know something about PS2T station, you already have my "first experience" with YouTube movies at:


CQ Worldwide DX Contest, CW – November 2008

Call: PS2T, Operator(s): PY2NY (Station: PS2T/PY5EG)

Class: SOAB HP, QTH: Araraquara SP

Operating Time (hrs): 42 Radios: SO2R

Summary:

Band

QSOs

Zones

Countries

160

0009

0005

0008

80

0068

0015

0036

40

1107

0026

0080

20

0914

0029

0088

15

0833

0030

0095

10

0072

0016

0033

Total

3003

0121

0340



Total Score = 4,036,516

Comments:

I have PS2T Syndrom hi hi - Could be a better operation under other guy hands, but anyway, was fun. My problem at this big super station is that I am not totally feeling good with setup than my own home, where I did 3.300 QSOs in the past. Now, I have two different marks: 1) Personal QSO Nr Record is from my QTH 3.300 and 2) Personal Score Record is from PS2T... Weird? Like always, thanks to Mr. Oms PY5EG/PY2OMS for sharing is huge station right now that I am moving myself to Araraquara, due of new job position... PS2T is fantastic place and can take better positions in the future with better propagation conditions... All the best See you soon. Vitor PY2NY

5 de dezembro de 2008

Vinho do dia, só compra!

Vinho do Dia, sem provar!

Hoje, feriado em Sertãozinho, aproveitei para resolver pendências na rua. Comprei meia dúzia de garrafas do Norton Cabernet Sauvignon, Argentino, de 2007, no Gimenez da Marginal. O preço era convidativo e eu já tinha a noção da "Wine Spectator" com 84 pontos. Um vinho para todo dia, e com uma das uvas mais tradicionais do mundo, sem surpresas desagradáveis. Duas ou três dessas garrafas vão para alguns bons amigos. Ótimo custo/benefício e a tal ponto que não deixei sobrar nenhuma garrafa na prateleira do supermercado!

Eis aqui em tradução livre, o que esperar (depende de cada apreciador):


 

BODEGA NORTON

Cabernet Sauvignon Mendoza 2007

Redondo e macio, com tons de cerejas pretas e ameixas amparadas por modesta nota de açúcar tostado. Consumir imediatamente. 18.000 caixas produzidas.

 

3 de dezembro de 2008

FC-2 no TRT-15

Saiu a Função Comissionada 2, depois de seis meses. Tradicionalmente, essa função era concedida aos Diretores de Secretaria que eram exonerados no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15a. Região e durante algum tempo, tal concessão fora suspensa. Minha exoneração da Direção ocorreu em julho, e agora, finalmente, eis aqui a FC-2.
Para ver a publicação no Diário Oficial, basta clicar em

Vinho da noite...

Hoje, ao invés de voltarmos diretamente para Jaboticabal após o fim do expediente em Sertãozinho, resolvemos parar num posto de gasolina e comer um mixto quente. Bebemos capuccino e compramos meia dúzia de pãezinhos. Embora eu devesse tocar para a Academia, resolvemos mesmo abrir um bom vinho da adega... Escolhemos um Chateauneuf-du-Pape Louis Bernard 1998, cotado com 92 pontos pela "Wine Spectator" e já provado aqui em casa. Esta garrafa estava melhor do que anterior, mas a safra 1996 ainda guarda boa lembrança. Este é um vinho claro e bonito, de boa coloração, encorpado. Tons de cassis e amoras, com mocca, chocolate e carvalho tostado. Tem um estilo moderno, é intenso e aromático, com taninos clássicos e bem cuidados. De acordo com a revista, é ótimo para consumir entre 2004 e 2015 - 3300 caixas foram produzidas.
No final de semana que passou, participei de mais um daqueles contestes para radioamadores, na modalidade de telegrafia. Embora tivesse preparado minha estação aqui em casa para a atividade (logo divulgarei um "youtube"), fui para Araraquara operar a estação de Atilano PY5EG/PS2T. Meu desempenho, todavia, foi humilhante, horrível mesmo, diante de todos os outros competidores nacionais.
Enfim, acontece...
No serviço, recebi a Função Comissionada 2, que representa aumento na remuneração. Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, hoje. Em breve, colocarei um link para a página específica da publicação.