26 de dezembro de 2020

Aurora Colheita Tardia

Fizemos uma reunião de 30 minutos na Vara do Trabalho de Taquaritinga, finalizando o ano absolutamente atípico de 2020, na sexta-feira pré-recesso, 18.12.2020. Depois de quase um ano usando a videoconferência, queríamos todos nos "olhar" de verdade.


Presenteei colegas de trabalho com o Colheita Tardia da Vinícola Aurora e como perguntassem algo sobre o vinho, mandei a mensagem abaixo aos cuidados de todos, para melhor aproveitamento.


[ http://www.vinicolaaurora.com.br/br/produtos/aurora/colheita-tardia ]


-


Grato pela presença de todas(os).


Foi ótimo o reencontro pessoalmente pessoal em pessoa.


O Aurora Colheita Tardia NÃO é exatamente vinho suave (embora conste no rótulo), ele é vinho fortificado com o próprio açucar (coitado do Evandro) e que usualmente chamamos de "vinho de sobremesa" porque harmoniza melhor com o fim das refeições.


Colheita Tardia? Sim, uvas colhidas já a caminho do apodrecimento e por isso, com maior concentração de açucar. Mas calma, que o vinho não é podre.


Tem coloração amarelo-ouro e ao nariz apresenta nozes, castanhas, flores brancas e mel, com boca suave e aveludada (aka produtor).


A harmonização mais atípica que posso e devo sugerir é com gorgonzola. Vocês ficarão surpresos ao experimentar o queijo e levar, incontinenti, a boca, um pouco do "vinho de sobremesa". É mágico, ao menos aos que se aventuram um pouquinho com as comidas. Seria melhor se a graduação alcóolica se aproximasse ao vinho do Porto (19/20%).


A seguir, bolos de chocolate "à Viena" fazem outro contraponto, inacreditável. O produtor sugere: fondue de chocolate, mousse de maracujá, torta de limão, Tiramisú, suflê de baunilha e queijos de mofo azul, como Roquefort e Gorgonzola.


O rótulo menciona "SUAVE" com a única intenção de vender mais, o que é uma pena. O vinho suave recebe açúcar de cana num processo químico chamado chapitalização, tudo com intenção de agradar a platéia brasileira que não se acostuma com os vinhos secos (brancos, tintos e rosés). Este Colheita Tardia já foi premiado em competições continentais e não se toma em taças, mas em cálices.


Bom proveito junto a sua família.


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.