22 de março de 2009

DB9-Y Microham

Nesse final de semana, meus colegas radioamadores e eu penamos para usar a antiga caixinha de controle da Microham (www.microham.com) modelo DB9-Y, no setup Multi-2 da estação de PS2T em Araraquara, com o software para Contests N1MM (http://pages.cthome.net/n1mm/).

Nestas circunstâncias, com dois operadores transmitindo simultaneamente, os dois rádios devem estar absolutamente independentes, cada um com seu computador, mas interligados entre si para fins de comunicação do banco de dados. Este foi, aliás, um dos grandes problemas que tivemos por ocasião do ARRL SSB Contest, duas semanas atrás.

Desta vez, andamos com mais cuidado para o Russian Dx Contest, com dois operadores: PY2NY e OH2MM.

O computador master ficou conectado ao rádio "1"-FT-2000 através do "DX Doubler" da TopTen e o notebook slave controlou o rádio "2"-FT-1000Field através do DB9-Y da Microham.

Esta DB9-Y é uma caixinha minúscula e fora de linha. Vai engatada na porta USB de qualquer computador, e com o roteador (aqui tenho o 7.2.4) simula quantas portas seriais forem necessárias. Da caixinha ao rádio, sai um cabo com conector DB9 para o CAT do FT-1000, um RCA para o PTT e um Stéreo para o keyer, tudo ligado ao painel traseiro do Yaesu.

Repito que a única ligação física entre as duas estações (1 e 2) ocorre pelo cabo de rede, com os computadores, fazendo com que o banco de dados no N1MM seja compartilhado pelas duas estações e que ambas possam então lançar informações simultaneamente na modalidade Multi-Two, sem restrições de transmissão a não ser aquela prevista no regulamento de oito "saltos/trocas" de banda dentro da hora cheia (0000-0100 ou 0500-0600, etc...).

Ville e eu havíamos tentado de tudo para que a DB9-Y fizesse exatamente o que ela se propõe, ou seja, controlar o rádio pelo N1MM, transmitir a telegrafia e fechar o PTT (ao invés de obrigar-nos ao VOX) nas mensagens gravadas de <F1> a <F12> (voz ou CW, tanto faz).

E não conseguimos!

Portanto, Ville se viu obrigado a montar uma interface para a LPT-1, que chaveava o PTT enquanto transmitia o CW ou a Voz gravada. E assim ficamos durante todo o contest, ainda que a contragosto para mim, pois tinha certeza de que a DB9-Y seria providencial.

Cheguei em casa e sentei ao computador para ver como andam as coisas aqui, e descobri os segredos, que podem ajudar até mesmo aqueles que não têm interfaces industriais.

Antes de mais nada, abri o "Router" da Microham e o N1MM. Zerei o setup do N1MM (não sem antes anotar em um caderno) e engatei a DB9-Y na USB do computador. No "router", que imediatamente reconheceu a DB9Y, habilitei três portas: COM5 (radio control), COM8 (CW) e COM7 (PTT).

Dali, abri o N1MM e na aba [Config] cliquei na primeira opção de "configure ports, telnet....". Acessei a aba [Hardware], e comecei a burilar. Não cheguei a um consenso até que resolvi usar as portas da seguinte forma:

Na COM5 instalei o FT-1000 MP, sem clicar em "CW". Cliquei no SET, para ajustar os parâmetros, que ficaram assim:

4800, 8, N, 2. DTR e RTS "always off", radio 1, e nenhuma outra caixa foi clicada. Footswitch –pin 6– em branco. E dei "ok". A seguir, cliquei na coluna "digital" na altura da COM7, e cliquei em SET, ajustando DTR "always off" e RTS em "PTT". Rádio, PTT a gosto e o resto no padrão.

Voltei a tela do "configurer". Chequei a caixa no encontro de COM8 com CW e fui novamente ao SET, com DTR "CW" e RTS "always off".

Teclei <ok> em tudo e voltei para a tela de trabalho do N1MM. Pronto! Ficou do jeito que eu queria para PS2T, transmitindo o banco de memória de voz ou CW sem usar o Vox, ajustando apenas o delay do PTT e no próprio N1MM. Fica ao critério de cada interessado.

É curioso lembrar que tentei todos os padrãos de DTR e RTS na serial virtual do rádio ou com LPT1, sem sucesso. E me lembrei de um problema que o Cláudio PY2KP, teve há algum tempo para "interfacear" o rádio dele com o N1MM em CW e RTTY sem Vox.

A resposta pode não estar aqui, mas estas mal traçadas linhas eventualmente servirão de subsídio aos colegas mais interessados no tema.

A caixinha DB9-Y, quando lançada, custava 50 dólares e com o passar dos anos, foi substituída pela USB-interface-II de 119 euros. É claro que está última tem mais recursos e pelo pouco que conheço da empresa, com certeza vale a pena. Minha estação é automatizada com produtos da Microham, incluindo os Band Decoders, a Six Way Relay Switch para seis antenas e dois rádio, além dos "stack match" que não instalei ainda.

O manual da USB-II pode ser baixado em

http://www.microham.com/Downloads/U2_English_Manual.pdf


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.