7 de março de 2009

ARRL SSB 2009

PS2T in action


Nestes últimos três ou quatro anos o amigo Rafael PY2NDX vem insistindo na realização de um conteste em conjunto aqui próximo a Jaboticabal, na conhecidíssima estação de PS2T/PY2OMS Atilano de Oms Sobrinho. Nas diversas ocasiões em que isso parecia possível, sempre surgia um problema de ordem pessoal ou profissional e nosso projeto era postergado.

Finalmente, avizinhou-se o ARRL SSB (Fonia) Contest 2009 e, com o convite reforçado de OH2MM Ville, ficou difícil recusar, inclusive porque estou trabalhando em Araraquara desde janeiro.

Minhas novas funções obrigam a jornadas ininterruptas de nove horas diárias, sem considerar aí as horas "in itinere" (ditas de percurso), já que não mudei para a "Morada do Sol". Ademais, encontro-me em processo de conclusão da Especialização em Direito do Trabalho e precisava deste final de semana para concluir a dissertação.

PS2T (Araraquara SP) é um local maravilhoso para a prática da radiocompetição, com ótimo parque de antenas e setup do shack perfeitamente adaptável a qualquer tipo de prática: Multi Single, Multi Two ou Single Operator. Dali, obtive resultados fantásticos em alguns contestes dos últimos três anos na corrida por uma vaga do WRTC-2010, já garantida pelo nosso companheiro PY8AZT.

Feita esta exposição inicial, resolvi me dividir entre Jaboticabal e Araraquara para o final de semana de conteste, em homenagem a mais nova aquisição brasileira (Ville agora mora em Ribeirão Preto), e para prestigiar os habilidosos PY2KC, PY2NDX e PU2MZI.

Já na quinta-feira, para completar o projeto, deixei na chácara meus equipamentos FT-1000 Field e o amplificador linear Alpha 91B. Conversei um pouco com Rafael e Marcos PY2WS e voltei ao QTH principal.

Na sexta-feira de manhã, Ville me procurou solicitando o Band Pass Filter BPF-600 da Dunestar, por acreditar que aquele que estava na PS2T tivesse pifado. Pediu ainda um outro ProSet-Heil. Tive tempo de colocar tudo em uma caixa de madeira, juntar algumas peças de roupa, e cumprir minha viagem diária de 55min até meu local de trabalho.

Tinha adotado, finalmente, a decisão de participar do conteste a partir de Araraquara, de maneira parcial. Reuni 10 ou 15 livros, bem como o notebook onde digitava minha monografia, e também coloquei no carro. Minha idéia era começar o conteste em 20m por mais ou menos uma hora, e a seguir, retomar os estudos.

As coisas começaram a tomar outro rumo a partir do momento em que o PY2NDX optou pela operação Multi-Two, onde dois equipamentos transmitem permanentemente, desaparecendo um pouco a figura da estação "caçadora". São duas "running" mandando brasa e que pedem, a meu ver, número de operadores não inferior a seis. Meu dia já não havia sido dos melhores no trabalho e eu estava bastante cansado. Como Ville chegou a dizer informalmente minutos antes do contest, na vida é necessário decidir o tempo todo, e a minha decisão é pelo trabalho em primeiro lugar.

Eu havia chegado na estação por volta de 19h30min. Levei duas caixas de esfiha do Habib ´s, uma coca-cola e a força de vontade. PY2WS já havia passado em meu local de trabalho para levar tudo o que fora pedido pelo OH2MM. O amigo fino-brasileiro logo se lançou ao trabalho com o novo Band Pass Filter e eu comecei a enfrentar os problemas com a rede de computadores.

Quando o relógio se aproximou de 21h00 (PT2), início do concurso, nem uma coisa e nem outra estavam prontas. Ville, Júnior e eu nos lançamos ao reparo do BPF, com chaves de fenda e ferro de solda; Rodrigo e Rafael prepararam o terreno para a batalha propriamente dita. Estávamos prontos e até "TV ao vivo" transmitia via internet diretamente do "shack" para o mundo inteiro.

Dei-me ao luxo de começar o conteste em 20m, para a primeira meia-hora, enquanto Rodrigo se posicionou em 15m por mais tempo, conforme alguns de vocês puderam ver nas imagens transmitidas ao vivo pela "Justin TV". Alcancei 70 contatos em 20/25min e passei o BoomSet ao Rafael, para retomar o auxílio ao Ville e Júnior.

Por volta de 00h30 (PT2), o Band Pass Filter e o chaveador, já estavam em condições de uso novamente. Todavia, optamos por não interromper as atividades dos operadores, já que tudo ia muito bem.

Comecei então a estudar o que poderia ser feito para o "merge" dos logs nos dois computadores, sincronizando o conteúdo dos logbooks. O software N1MM é extremamente amigável para esse tipo de situação e eu já vinha com alguma experiência positiva de network para operação Multi-Single (PY2AA – out/2006 e PS2T em outras épocas).

Salvo engano, por volta de 03h00 ou 04h00 da matina, o melhor e o pior ao mesmo tempo se sucederam: os computadores passaram a se enxergar um ao outro e, com isto, a rede ficava garantida, com todos os benefícios daí decorrentes. Todavia, ao efetuar a ressincronização forçada das máquinas, acabei por corromper os arquivos de uma e de outra.

Foi apenas após algum tempo ainda que percebi o que havia ocorrido, e embora tenha me desesperado e entrado em pânico de mim para comigo mesmo, não pude deixar de divulgar o fato ao Rodrigo PY2KC. Foi quando nosso mundo ruiu e ao checar os "Score Summary", verificamos que ambas as máquinas apontavam apenas 60 contatos, ao invés dos 1.000 ou 1.100 que já haviam sido realizados até aquele horário, com aproximadas sete horas de competição.

Senti-me profundamente envergonhado e, embora isto não pudesse curar as feridas, responsabilizei-me plenamente pela ocorrência desastrosa, esquecendo de uma série de regras de segurança que poderiam ter evitado essa catástrofe, como o backup, por exemplo. É claro que, à vista do ritmo sadio e ótimo da operação, com quase 1.100 contatos em sete horas, não nos sentimos interessados em parar tudo por cinco ou dez minutos e fazer a coisa toda com a segurança devida, mas isto apenas atenua um pouco o sentimento de tristeza que se abateu sobre todos.

Os rádios foram deixados de lado, a alegria desapareceu, a vontade de competir foi-se embora e o sentido da competição perdeu-se por completo, gerando enorme frustração no grupo que se mostrava perfeitamente harmonizado em busca de resultado satisfatório.

Imediatamente mandei um e-mail para a lista do software N1MM:

Hi Guys

We began ARRL SSB with big problems with our network!! Due of that, our Multi/Two effort had two separated computer with no communications... Well, finally I had those two computers looking for each other !! The network is working BUT !!!!

IT S IMPOSSIBLE to have the correct score merged from the two machines... What can we do to put our logs in good shape? Remember, we are Multi/Two, with the first 3 hours with no network. Thanks - Vitor PY2NY (one of the PS2T ops)

Ao mesmo tempo, Júnior PU2MZI tentava de toda maneira recuperar o log e trazer a alegria de volta, mas em vão. OH2MM só foi descobrir a desgraça quando acordou por volta de 08h00min (PT2).

Uma hora depois dessa mensagem, e depois de várias tentativas sem sucesso, mandei outra para o fórum de discussão, mais reveladora:

Worst scene ever !! We lost everything, almost 1.000 QSOs gone away and we are totally disappointed. I take this fault like personal about myself, because from the beggining of the contest, I was trying to put the computers to talk with each other. After reaching this objective, we were happy and so happy that we forgot to see more carefully to Score Summary. Suddenly, we felt something wrong after several times trying to resync !!

This operations reduced our QSOs Number from 1.000 to near 60 only! Mea culpa, mea maxima culpa... Our team: PY2NDX PY2KC PU2MZI OH2MM and PY2NY Our Call: PS2T.

See you next time - not with me... My friends here are thinking to kill me!! And they have all reasons to do that!! 73 - DX Vitor

Ao amanhecer, por volta de 06h30min, recolhi minhas coisas e meus livros e voltei para Jaboticabal, entristecido com o acontecimento e sentindo-me profundamente culpado, a despeito das palavras encorajadoras dos demais colegas. PU2MZI e PY2KC aproveitaram e saíram para comprar cerveja e pão. A partir daí não tive mais qualquer contato com os amigos. Cheguei em Jaboticabal por volta de 07h30min, tomei banho e fui direto para a cama.

Almocei por volta de 14h30min e sentei na estação aqui em casa, onde há um computador em rede com a internet. Entrei novamente no fórum de discussão do N1MM e justamente o patrono do software, Tom Wagner N1MM, havia mandado a seguinte mensagem:

Re: [N1MM] Re: Late Multi-Two - Help!!

Your QSOs were moved to the "deleted Qs" contest. They can be recovered later. Keep operating. QSOs are never deleted in the program unless you delete an entire contest. Even then, they will be in the .log files. Tom - N1MM

Vilnis, YL2KF, também me amparou em meu desespero com outra mensagem recomendando que não desistíssemos:

Hello Vitor, No, all qsos is saved on this machine where logged, not so easy to loose qsos in N1MM - because here is this backup file system. Network problem can be from firewall and from RFI also.

Also, do not share full C: but only a N1MM directory to each other. Two computers in WiFi network for me worked before quite good, just connect cable from LAN for cluster as LAST ONE, this is important.

If friends thinking that needed to kill someone try to exchange this action with some strong drinks and a lot of beer. Ask to Ville what is Koskenkorva and how to use it .... ;-) - think, after one Kossu (per soul) You will survive ;-)))

Keep running contest. 73 to all – Vilnis / YL2KF

Imediatamente liguei para o celular do Ville e conversei com o Rodrigo PY2KC, passando essa notícia. Rodrigo contou que o PU2MZI também havia encontrado um caminho para a recuperação dos registros e que eles trabalhavam vigorosamente para recolocar a antena de 40m em funcionamento já que, no auge da decepção, PY2NDX decidira fazer DX diverso naquela banda, virando o rotor para o sul que travou naquela direção.

Mas estavam ainda no jogo e isso me deixou menos triste. Esta se tornou, para mim, uma das piores passagens de minha história no radioamadorismo. Ao mesmo tempo, aprendi lições importantíssimas com o trágico evento narrado e procurarei, em algum momento no futuro, me dedicar mais à leitura dos manuais deste sistema maravilhoso que é o N1MM Logger.

Sinto profundamente pelo que aconteceu com esta operação PS2T e sei que nada pode ser feito para compensar a frustração e a tristeza que todos sentimos, esperando sinceramente que tudo isso tenha servido para ilustrar que o radioamadorismo também representa um universo bastante particular, com objetivos e obstáculos representando a vida como ela é. Talvez por isto, seja uma atividade tão cativante.

Espero que todos os brasileiros (e eram muitos!) tenham se divertido neste conteste.


PY2NY - Vitor

4 comentários:

  1. Grande Vitor!
    Estava acompanhando por aqui e percebí mesmo que algo havia acontecido. Pensei em ligar mas não sabia se você estava descansando.
    Com estes ocorridos somente aprendemos mais. Com certeza os logs serão recuperados em breve. Nada de desânimo!!!
    Um forte abraço!
    Marcinio - PU2MAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua gentil manifestação de onze anos atrás.
      Salvo engano, depois de muito penar, o Ville conseguiu sim, na época, recuperar os logs.

      Excluir
  2. Amigo contesteiro Vitor,
    Lamentamos todos o ocorrido. Sentimos juntos a frustração que ora comentas.
    Imagino sua insatisfação! Um grupo com alta habilidade e conhecimento de causa...que dispensa apresentação poderiamos mesmo pensar que: Uma ocorrência primária? Evidente que não.
    Sabemos de sua competência nos contestes, és admirado por sua qualidade nas competições.
    Talvez estejas a chegar muito próximo da excelência...daí um acontecimento entre os TOPs imaginas ser incomum.
    Enxergo este ingrediente como um ensinamento. Ademais, se não houvesse esta possibilidade dos acontecimentos fora do comum.....ficaria difícil a disputa, hein? 1.100 contatos em poucas horas....
    Fraternal 73 de Paulo PV8DX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato é que, ao fim e ao cabo, pelo que me recordo, tudo se resolveu a contento.
      Grato por sua força, onze anos depois hi hi

      Excluir

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.