Nas cidades iluminadas, o exame da abóbada estelar é prejudicado e são poucos os atos a atrair nossos olhares. Assim é também em Jaboticabal, onde está PY2NY.
Mas nos dias 22, 23 e 24 de maio, foi fácil perceber a dança "puxa-empurra" de dois amantes celestiais: Lua e Vênus, dois objetos sem luz própria mas que sempre fazem a festa dos astrônomos amadores ou meros observadores.
Sem perder tempo com explicações técnicas para o fenômeno, se é que existem, foi interessante acompanhar o movimento dos dois astros nas noites retrocitadas, enquanto voltava do compromisso com a natação.
A luz refletida por Vênus e Lua estava curiosamente acentuada, gerando a impressão de que o movimento de "aproxima-afasta" podia ser atestado a olho nu, em observação que ultrapassasse dois ou três minutos.
Fotógrafos de escol devem ter se esbaldado. A nós, reles mortais, restou a oportunidade de usar o celular e tentar reforçar a beleza do evento com palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.