27 de julho de 2006

Wines From WRTC (Eng/Por)

Dois grandes amigos trouxeram bons vinhos como presentes, entregues durante o WRTC-2006. Abrimos as garrafas em diferentes ocasiões e estamos felizes em dizer que estavam deliciosos. O Chardonnay Seven Peaks 1997 (W6UM) conservou sua plenitude e foi devidamente apreciado com um prato clássico de peixe. Já o BV 2001 Tapestry (W6NV) harmonizou perfeitamente com um prato de carne marinado em Marsala seco. Somos imensamente gratos aos irmãos californianos e esperamos uma nova visita para breve...


Two great friends had brought good wines as gifts, delivered during the WRTC-2006. We open the bottles in different occasions and are happy in saying that they were delicious. The Chardonnay Seven Peaks 1997 conserved its fullness and was appreciated with a classic plate of fish. Already the BV 2001 Tapestry harmonized perfectly with a plate of meat marinado in dry Marsala. We are immensely grateful to the Californian brothers and wait a new visit...

26 de julho de 2006

O Batismo

Este texto é tão rico, que resolvi copiar e disponibilizar aos amigos mais chegados que não sejam assinantes da Folha de São Paulo...


RUBEM ALVES

Senhor bispo:

Por favor, instrua os seus padres informando-os de que todas as crianças vão para o céu, mesmo sem batismo. DIRIJO-ME A V. Rvma. a fim de solicitar esclarecimentos sobre um problema que me foi comunicado via internet por uma mulher que desconheço. O assunto trouxe-me grande aflição por estar em jogo a salvação eterna da alma de uma criança inocente.

A dita mulher me enviou um e-mail após ter lido um artigo meu sobre o batizado da minha neta Mariana do qual o celebrante não autorizado fui eu. Disse-me ela que tem um filhinho e é seu desejo batizá-lo. Mas o sacerdote lhe nega o batismo sob a alegação de que ela e o pai da criança não são casados na igreja. A criança corre o risco de passar a eternidade no inferno por causa do pecado dos seus pais.

Sempre pensei que, segundo a teologia da igreja, o fato de uma mulher ficar grávida, casada ou não casada, é sinal de que Deus deseja a dita gravidez. Pois se ele não a desejasse a gravidez não aconteceria. É somente isso que explica a interdição do aborto em qualquer situação, inclusive nos casos em que o feto não tem cérebro. O senhor haverá de convir comigo que existiria uma contradição na mente divina se Deus aprovasse a gravidez e, ao mesmo tempo, ordenasse à instituição que o representa que lhe negasse o batismo. Imaginemos que uma mulher engravide como resultado de um estupro.

O seu filhinho está condenado a uma eternidade no limbo? Imaginemos uma mulher e seu companheiro. Eles muito se amam. Mas não são casados sacramentalmente. Sei que o amor não importa. Aprendi isso de um padre que, numa homilia de casamento, disse aos nubentes: "Não é o seu amor que faz o seu casamento. É o contrato."

Muito embora os textos sagrados digam que Deus é amor, e o apóstolo Paulo tenha dito que o amor é a maior de todas as virtudes, o fato é que, para a teologia da igreja, quem não casou na igreja está num estado de concubinato. Os companheiros estão em pecado e impedidos de receber os sacramentos. Eles têm um filhinho que não pode ser batizado. Aí o marido morre num acidente. Agora, graças à morte do marido, a mulher não mais se encontra numa relação pecaminosa. A criança pode ser batizada. E se o companheiro da mulher que me enviou a carta morrer, o seu filho poderá ser batizado?De todos os santos o de minha devoção mais forte é santo Expedito. Ele tem a palavra "hoje" escrita na sua cruz. Santo Expedido não deixa para amanhã. O milagre acontece no mesmo dia. Pois contou-me uma piedosa senhora sobre um milagre de santo Expedito.

Uma amiga sua sofria muito nas mãos de um marido cruel. Ela orou a santo Expedito e o seu pedido foi atendido no mesmo dia. O seu marido se enforcou. Trata-se, eu penso, do primeiro suicídio milagroso de que há registro. Pergunto: "Seria adequado à mulher que me escreveu apelar para os serviços rápidos de santo Expedito? Quem é que o santo mataria? O marido ou o padre? Se ele me pedisse conselho eu diria: "Mate o padre..."

Por favor, senhor bispo: instrua pastoralmente os seus padres informando-os de que todas as crianças vão para o céu, mesmo sem batismo, não importando que seus pais sejam católicos, protestantes, hinduístas, espíritas, umbandistas, do candomblé, budistas, xintoístas, judeus, maometanos, ateus e quantas religiões haja. Fraternalmente, Dominus vosbiscum.

22 de julho de 2006

Thromboembolism (Eng)

Although I claim no expertise in this area, this is a summary of the "best evidence-based advice" endorsed by the American college of chest physicians[1] and supported by European publications[2][3] for the prevention of venous thromboembolism (clots in the veins) for long distance air travel {this is defined as travelling >6 hours}.

Please note that this is "general advice" and provided for educational purposes only and if you feel that you are at a higher risk of developing venous clots, you should consult your family physician for further advice. Please also note that there are probably many other things people do/dont but if they are not listed below then there is probably no evidence that they work!

Strong recommendations [for everybody]

1. Avoid constrictive clothing around the waist or legs

2. Avoid dehydration: ensure you take in plenty of fluids [eg water] during the flight [although alcohol is also a liquid, it is NOT recommended!!!]

3. Do frequent calf muscle stretching/exercises and frequently get up and move around the plane.

Weaker recommendations [only for travellers with an increased risk of thrombosis eg obesity, previous thrombosis, increasing age etc]

4. Consider wearing below-knee graduated compression stockings/socks eg T.E.D. stockings during the flight. These are available from pharmacies BUT must be measured/sized correctly for your legs to provide the correct compression pressure. They do work [1][2][3]!

5. Some travellers at a higher risk may require a single injection of heparin (LMW) before travelling. This renders the blood "less clottable" for ~24 hours. This requirement for heparin injection needs to be discussed with/advised by your family physician/practitioner.

The use of aspirin for the prevention of thrombosis in long distance travel is NOT recommended by either references below as there is no evidence that it works/justifies the risks.
References [for those who want more in-depth medical information, some may need subscription]:

[1] http://www.chestjournal.org/cgi/content/full/126/3_suppl/338S
[2] http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2141.2005.05617.x
[3] http://ebm.bmjjournals.com/cgi/content/extract/11/2/55

How do you recognise a deep vein thrombosis (DVT)?
Seek professional help if you get: lower leg (calf) swelling/warmth especially if only on one side [a bit of ankle swelling on both sides straight after a flight is normal and usually disappears after a few hours]; calf pain; Both of these may also develop a few days after a long flight [ wikipedia].

What is a pulmonary embolism?
This is a condition where an artery in the lungs gets blocked by a blood clot that has broken off from a larger clot eg in the leg. [ wikipedia]

Seek immediate professional advice if you suddenly feel:
short of breath
get chest pain
feel extremely unwell
The above may also develop a few days after a long flight.

Marios - 5B4WN/G0WWW

21 de julho de 2006

Piada da Estagiária Talita...

Numa cidade do interior, o Promotor de Justiça chama sua primeira testemunha, uma velhinha de idade bem avançada. Para começar a construir uma linha de argumentação, o Promotor pergunta à velhinha:

- Dona Genoveva, a senhora me conhece? Sabe quem sou eu e o que faço?

- Claro que eu o conheço, Vinícius! Eu o conheci bebê. Às pessoas ficavam assustadas de ver o pintinho pequeninho que você tinha. E, francamente, você me decepcionou. Você mente, você trai sua mulher, você manipula as pessoas, você espalha boatos e adora fofocas. Você acha que é influente e respeitado na cidade, quando na realidade você é apenas um coitado. Nem sabe que a filha esta grávida, e pelo que sei, nem ela sabe quem é o pai. Ah, se eu o conheço! Claro que conheço!

O Promotor fica petrificado, incapaz de acreditar no que estava ouvindo.

Ele fica mudo, olhando para o Juiz e para os jurados. Sem saber o que fazer, ele aponta para o advogado de defesa e pergunta à velhinha:

- E o advogado de defesa, a senhora o conhece?

A velhinha responde imediatamente:

- O Robertinho? É claro que eu o conheço! Desde criancinha. Eu cuidava dele para a Marina, a mãe dele, pois sempre que o pai dele saia, a mãe ia pra algum outro compromisso. E ele também me decepcionou. É preguiçoso, puritano, alcoólatra e sempre quer dar lição de moral nos outros sem ter nenhuma para ele. Ele não tem nenhum amigo e ainda conseguiu perder quase todos os processos em que atuou. Além de ser traído pela mulher com o mecânico... com o mecânico!!

Neste momento, o Juiz pede que a senhora fique em silêncio, chama o promotor e o advogado perto dele, se debruça na bancada e fala baixinho aos dois:

- Se algum de vocês perguntar a esta velha, lazarenta, morfética e desgraçada, se ela me conhece vai sair desta sala preso! Fui claro?!?!

Vinhos Argentinos

A degustação dos vinhos argentinos, promovidos pelo André Maculan em sua já conhecida World Wine Ribeirão Preto, aconteceu em 20 de julho de 2006, aniversário da Aninha, minha esposa. Jaboticabalenses ocuparam metade dos assentos reservados, desta vez limitados a quinze convivas. Os vinhos apresentados pelo Bailão surpreenderam e em próxima postagem, serão devidamente listados. Particularmente, a surpresa mais agradável da noite foi o Chakana, com o perfume de madeira nova bastante presente e persistência suave na boca. Nesta foto, e há outras, podemos ver os habituais representantes de Jaboticabal, substituindo nossos vizinhos pela Bianca e Gustavo, ligados à ala “menos madura” do apreciadores ...

O próximo evento, segundo informaram, acontecerá em 24 de agosto de 2006, quinta-feira a noite, e tratará dos vinhos da região do Rhône, imperdível. Chateuneuf-du-Pape e Cotes-du-Rhône, o que podemos esperar?

Tomei a liberdade de indicar para Pedro/Sonia e Cláudio/Lúcia um vinho particularmente interessante, com uma das melhores relações custo/benefício que já encontrei: Castell de Falset, espanhol, tinto, com 92 pontos na Wine Spectator e potencial de guarda até 2014, salvo engano. Uma grande pedida ao custo promocional de R$ 69,00 (usualmente R$ 95,00). Os dois irmãos “in vino” levaram uma garrafa cada, para comemorar aniversário de casamento em outubro e no final de julho, respectivamente. Saúde a vocês e que a união perdure com alegria, paz, união e muito vinho, nos anos que nos aguardam pela frente...

Jaboticabal, 21 de julho de 2006. Não foi ontem que comemoramos a chegada homem à lua, há 37 anos?

18 de julho de 2006

Late Afternoon (English)


This a beatiful picture about Jaboticabal City Skyline from my home´s point of view. You can see the dome of our cathedral, center point at downtown. I am doing some maintenance at computers and cleaning some old images. I still need to do something about WRTC 2006, but will wait nice pictures from PY1KN and PY2EMC. Anyway, this sight is useful to tell you that we will be happy to have you here anytime in future... Best 73 from PY2NY and PU2VYT...

12 de julho de 2006

Mais WRTC atrasado

Só consegui postar no dia 12.7.2006 – ainda em férias com autorização de minha caríssima Sílvia Regina Tavares, e sem correição a vista! O conteste acabou, os canadenses venceram, os favoritos (russos) nem chegaram perto e nós brasileiros ficamos em décimo nona posição, melhorando assim em 100% o posto brasileiro em 16 anos de WRTC - antes, tinhamos a trigésima oitava colocação em 2000, na Eslovênia (team S532N, comigo PY2NY e Sérgio PP5JR)!

Este já vai escrito no dia 05 de julho de 2006, lembrando aos leitores, que amanhã as 16h00 teremos a Cerimônia de Abertura do evento. Ontem, 04 de julho de 2006 (por coincidência, data comemorativa do Independence Day nos Estados Unidos), chegaram muitos colegas de vários cantos do mundo, e hoje continuam chegando dezenas de outros. Há pouco, encontramo-nos com os japoneses, tailandeses e chineses. O tempo continua maravilhoso, com 100% de visibilidade para o mar, e temperaturas cada vez mais altas.

Na segunda-feira, extraí os pontos da minha cabeça, que precisou ser “costurada” há dez dias, em virtude de pequeno acidente doméstico, ocorrido talvez em virtude de um início de demência, pois simplesmente esqueci o portão da garagem semi-aberto e choquei-me violentamente com ele. Foram três pontos, nada agradáveis para alguém que tem pavor de médicos e enfermeiras... Enfim, coisas da vida...

Aninha está correndo bastante com o pessoal da organização, e ajudando muito mesmo. Fiquei até surpreso, pois não imaginava que ela fosse se envolver tanto assim. O fato de conhecer outras línguas certamente ajudou e permitiu que ela fosse muito bem aproveitada e há outras esposas de radioamadores que estão fazendo de tudo para que o evento se torne mais bonito a cada dia, e tudo isto sem pensar no clima, que está colaborando muito como já destaquei anteriormente.

Hoje será um dia especial, pois tenho duas garrafas de seis litros do Millésime Cabernet Sauvignon 1999, produzidas pela Vinícola Aurora, e oferecerei um Wine Tasting a noite, para os convivas que agendaram a presença. Será algo simples, mas carinhoso, com todos esses radioamadores oriundos de quase 50 países diferentes. O vinho também é especial, sendo o “top” da linha Aurora e consequentemente, um dos melhores tintos brasileiros na minha opinião. Creio que os convidados acharão interessante, e acredito, de igual forma, que a escolha do vinho foi apropriada, pois a cachaça de qualidade pode ser encontrada em qualquer lugar, o que não acontece com a bebida de Baco. Minha maior tristeza foi ver que a Vinícola Aurora não se interessou em promover o evento, embora fosse convidada a tempo. Perderam a oportunidade fazer algo muito mais profissional do que aquilo que estou me propondo a fazer. As despesas, portanto, correram por minha conta, e é sempre bom frisar que não tenho qualquer compromisso com a empresa Vinícola Aurora. Apenas fui apreciador de seus vinhos neste ano, e considero que faltou um pouco de bom senso ao departamento de marketing, ao contrário do que aconteceu com a Melita, que se ativa no setor de café em nosso país. Mas enfim, isto não vem ao caso, e a degustação é uma maneira de dizer “obrigado” a todos os amigos radioamadores que vieram de tão longe, e que sempre nos recebem tão bem em seus respectivos países...

Também tive contato com o pessoal da Rede Brasil Sul, conveniada com a TV Globo, e devem preparar um especial para após o Fantástico, no próximo domingo. Mesmo nós, competidores, estamos com um sem número de tarefas dentro do complexo esquema de organização. Eric, PY2EMC, meu colega de dupla, perdeu toda a tarde de ontem fazendo funcionar a rede de computadores que usaremos em nosso “site” durante as 24 horas de competição. Os “scores”, como já avisei antes, podem ser acompanhados hora a hora pelo site www.hagasoft.com – bastando apenas procurar pelos indicativos de PY2NY e PY2EMC durante o evento, ou seja, de 09h00min do sábado até 09h00min do domingo.

3 de julho de 2006

WRTC, dois dias em SC


Pois bem, vamos ver o que é possível em termos de narrativa sobre o WRTC desde o início. Para quem não sabe, é uma competição entre radioamadores de todo o mundo, que se reúnem em determinado ponto do globo e competem entre si usando, basicamente, estações sem diferenças técnicas significativas. Também é conhecido como “Olimpíada do Radioamadorismo”. Neste ano, está acontecendo no Spa Resort Hotel Costão do Santinho, em Florianópolis. O lugar não podia ser mais adequado, um verdadeiro paraíso na terra, como poderão avaliar visitando o site da empresa em www.costao.com.br – e o ponto certo para receber centenas de radioamadores estrangeiros dos quatro cantos do planeta. Não terei fotos agora, mas o fato é que já nos entrevistamos com colegas da Rússia, da Bulgária, do Panamá, Finlândia, e outros estão a caminho... Ana e eu saímos de Jaboticabal no sábado e deixamos nosso cãozinho em Sorocaba com minha mãe. Aliás, a pobrezinha da mamãe estava desesperada e sem água, por conta de um cano quebrado em local estratégico. Mas assim mesmo nos ajudou, e por volta de 07h00min do domingo, saímos para nossa longa viagem de carro.

Descemos a serra pela Rodovia SP-79, uma das mais belas do Estado e praticamente vazia, talvez porque todos estivessem ainda chorando a derrota do Brasil para a França no futebol (agora, somos todos portugueses). Conseguimos cobrir a distância de 700km entre Sorocaba e Florianópolis em oito horas no total, com várias paradas, inclusive para comprar algumas tacinhas de cristal Hering na beira da estrada... Fizemos o check-in no Hotel e saímos para jantar com dois casais amigos da cidade, que nos receberam para uma magnífica paella. Os vinhos ficaram por nossa conta, pois havíamos comprado alguns espanhóis “Montsant Castell de Falset 2000”, tido como “Smart Buys” pela revista especializada Wine Spectator com a seguinte avaliaçao (92 pontos em 100 possíveis): “aromas expressivos de pimenta preta e café, seguidos por um paladar musculoso, amplificado pelo aniz, tabaco e notas minerais. Quando os taninos se vão, o final se torna luminoso e longo. Um tinto “maquinado” que ganha e desenvolve força sem perder controle. Uvas Grenache, Cabernet Sauvignon, Carignan e Tempranillo. Melhor se consumido entre 2006 e 2014. 1500 caixas importadas para os Estados Unidos.”

Retornamos ao hotel e usufruímos do sono dos justos até 10h30min da manhã deste dia 03 de julho de 2006, perdendo, é claro, o café da manhã incluído na diária… Durante o dia, descansamos, fomos até o centro de Ingleses, onde afinal retirei os pontos de meu corte na testa. Fizemos também algumas compras de víveres para o apartamento onde estamos, como água e biscoitos. Voltamos e almoçamos por volta de 13h00min, com a melhor comida do Brasil, sem dúvida alguma. Pedimos um vinho branco Casillero del Diablo de Concha y Toro, Chardonnay 2004 branco, muito bom. A tarde, Ana aproveitou os diversos benefícios do Hotel, no salão de beleza. Eu, particularmente, fui para a praia para uma longa caminhada até uma extremidade e voltando depois em passo rápido, para forçar um pouco este velho corpo que se ressente da ausência de exercícios nos últimos quatro meses, em virtude de reformas por finalizar na piscina da academia que freqüento em Jaboticabal. Mas foi legal, com uma única nota triste: dois pinguins jaziam mortos pelas areias. A despeito desta nota, valeu a pena e após o retorno ao quarto, descansei, e consegui acesso a internet para publicar esta postagem em meu blog. Outra notícia boa é que estamos com o tempo maravilhoso, apenas sol, embora as temperatures sejam baixas e o vento que vem do mar seja bastante frio. Uma pena, pois desejava, pela primeira vez na vida, experimentar algumas horas de surf… Fica para a próxima…

Eric, PY2EMC, meu colega de Time Brasileiro para o WRTC (www.wrtc2006.com), chegou no final da tarde e espero que possamos jantar juntos para discutir detalhes de nossa participação. A capacidade de organização e a metodologia de Eric dão clara demonstração de que temos gente muito mais preparada do que eu próprio, para representar o país nesta competição.