12 de janeiro de 2008

Diversas (PY2ZZ in memoriam)


Viagem


Desde que chegamos de viagem, no último domingo, ocupamo-nos com a variação de fuso horário e degustando alguns vinhos. Já consumimos o português Cartuxa 2003, adquirido no Carrefour ano passado, e estava bem agradável. Também tomamos uma meia garrafa especial de 500ml do espanhol Emina Prestígio 2003, de 91 pontos na "Wine Spectator", que o considera um vinho moderno, focado, com tons de amora e cereja harmonizados em taninos bem integrados e acentuados ao final com o carvalho tostado. Especiarias ao retrogosto com final aveludado. Apenas 4.000 caixas produzidas e com possibilidade de "adega" até 2012. Particularmente, ainda ficamos com o Castell de Falset 2000 como número um da Espanha (este aliás, um dos top 50 do mundo em 2004). Outra recomendação para os amantes do bom Rosé (obrigatório nestas terras quentes) é o Chakana Malbec Rosé 2007 da Argentina, com uma coloração quase vermelha e jovialidade fantástica, bastante frutado mas sem perder as características da uva. A WorldWine vendeu este vinho por inacreditáveis R$ 22,00 a garrafa antes do ano novo e estou tentando conseguir mais uma caixa, tal a surpresa que tivemos aqui em casa. Esse Rosé argentino é extremamente versátil para harmonizar com as refeições e a última garrafa foi consumida com uma salada de alface, tomate, grão de bico e cenouras, temperada com muito azeite, sal e mostarda de Dijon ao vinho branco. Perfeita combinação!




Álamos


Procura-se Malbec 2006 Alamos, desesperadamente... É brincadeira, mas o vinho argentino foi designado como "Smart Buy" pela WS e podia ser encontrado em mercados recentemente. Procurei nos supermercados da cidade, mas sem sucesso. Quem achar primeiro, me avise...




Rádio


Também nesta semana, tenho permanecido mais tempo ao pé do rádio, por conta de obrigação moral que assumi de trabalhar J5C e TO5FJ, em Guiné Bissau e Saint Barthelemy, respectivamente. Nessas estações estão grandes amigos com os quais jantamos à mesma mesa na viagem a Bordeaux (FRA) entre 25.12.2007 e 05.01.2008. Por sorte, encontrei também PY1KN, Marcelo, do Rio de Janeiro e trocamos meia-hora de conversa. Descobrimos que Atilano PY5EG já está montando sua super-estação em Florianópolis, refúgio seguro para sua merecida aposentadoria.




Trabalho


No trabalho, o começo de ano foi tranqüilo, sem as publicações destinadas aos advogados e sem audiências. Ainda assim, é difícil entender porque as coisas não andam um pouco melhores, especialmente se são feitas comparações com a Vara co-irmã, que tem prazos vencidos para um mês, ao passo que nós, os temos para cinco meses. A despeito disso, a Juíza designada para cobrir férias do Juiz Titular está satisfeita e colocando sua vida em ordem, já que as duas semanas sem audiências permitem que os julgamentos pendentes sejam levados a termo.




Falecimento


A má notícia deste período veio por conta do falecimento de nosso grande amigo Barbosa PY2ZZ, nesta madrugada de sábado. Barbosa era conhecido desde 1981, quando iniciei no radioamadorismo. Outro laço de união foi o movimento escoteiro, do qual participei entre 1979 e 1991, no Grupo Escoteiro Baltazar Fernandes (171-SP) de Sorocaba. Aliás, foi no escotismo que tive o primeiro contato com o radioamadorismo propriamente dito, durante um acampamento que contou com uma estação completa. Espero sinceramente que o mano Barbosa esteja ao lado de Deus, agora, transmitindo em paz ao lado do Todo Poderoso.




Reparos do Segundo Rádio


Vejam com que profissionalismo foi tratado o meu segundo rádio, pelo PP5MS. O teor das mensagens abaixo é suficiente para demonstrar porque ele é, hoje, um dos técnicos mais habilitados para os radioamadores do Brasil.






Assim você me deixa encabulado... Me permita te comentar algumas coisas sobre meu trabalho. Como te comentei em outro e-mail, estive mudando algumas coisas na minha atividade profissional, e estou me dedicando bem mais aos equipamentos de radiocomunicação e R.F. em geral.




Minha idéia é até metade deste ano estar somente trabalhando com reparos em equipamentos de radioamadores e tambem com a fabricação de alguns acessórios. Se as coisas caminharem da forma como imagino, o próximo passo será quem sabe a fabricação em série de um ou dois modêlos de amplificador linear usando tecnologia de ponta, coisa de qualidade mesmo. Mas ainda não sei se dará certo, vou tentar. O Atilano, o Sérgio PP5JR acharam a idéia boa. Eu vejo no mercado uma quantidade grande de pessoas e empresas oferecendo serviços e acessórios, ao mesmo tempo que tenho lido comentários em desabono dos mesmos. Eu sou suspeito em comentar, mas quero me firmar neste mercado com a qualidade dos serviços e atendimento. O mercado é pequeno, e as pessoas se comunicam trocando informações que espero possam ser a propaganda para que possa seguir em frente, vamos ver o que vai dar...




Voltando ao seu FT1000... Não espere um aumento de potência como aconteceu no outro FT1000mp. Eu sempre verifico os ajustes e quando possível retoco para o ponto de máxima saída. Claro que dá para fazer sair uns 50 a 60 Watts mais, porém a distorção do sinal aumenta e a emissão de espúrios tambem. Existem alguns parâmetros que devem ser observados. Tambem de 100 para 150 Watts a diferença no s-meter de quem escuta é praticamente imperceptível. A vantagem que as vezes é possível ter com pequenos aumentos como o outro que aumentou 10/15 Watts é no uso de um amplificador linear que possa fazer uso desta diferença multiplicando a diferença. Mesmo assim, os amplificadores mais modernos usam menos que os 100 Watts para full power.




Bem Vitor, eu acabei atropelando um pouco e fiz as modificações sem antes ter passado o valor para você. Aproveitei que estava com o equipamento aberto e fui fazendo... Eu havia passado o valor do reparo de R$ e o restante fica em mais R$,00 passando o total para R$,00.




Finalizando, o equipamento está pronto, já na posição de operação. Já operei com ele e ficou tudo bem. Preciso saber de que maneira ele volta para você. Se for sem portador temos as opções de Correios ou transportadora. Tenho usado muitas vezes a Braspress, não sei se conheces.




Aguardo instruções.




Forte abraço,


Marcus - PP5MS














To:
PP5MS - Radioamador


Sent: Thursday, January 10, 2008 7:52 PM


Subject: Re: Yaesu FT-1000




Pela madrugada, tá parecendo técnico alemão, nossa sinhóra uai... hi hi hi hi Muito obrigado, novamente, por toda essa atenção...


Compreendi perfeitamente e sei que o equipamento ficará perfeito, pois minha única experiência anterior contigo (ainda que há dez anos) só me deu alegrias, com o velho FT1000mp que tinha parado de transmitir e quando voltou para minha casa, transmitia melhor


do que antes, ganhando 10/15w sobre a potência anterior hi hi hi...


Orçe as modificações e me avise. Abraçããããooo!! Vitor






To:
Vitor Luis Aidar dos Santos, PY2NY


Sent: Thursday, January 10, 2008 6:01 PM


Subject: Re: Yaesu FT-1000




Olá Vitor,




Não tem o que agradecer. Quanto a fama da demora, realmente houve uma época em que as coisas andavam mais devagar, mas hoje mudei a atividade profissional e tenho direcionado o tempo para a manutenção de equipamentos de R.F..




Certo quanto a instalação da plaquinha, como te comentei apenas coloquei a segunda porca de fixação, nada mais, ela está colocada corretamente. Sobre o capacitor verde, não tem como ser muito diferente uma vez que ele é soldado nos terminais daquele original que permanece no lugar. As soldas estão OK, e não tem o que melhorar ali.




Quanto a bobina ser encomendada da Yaesu, neste caso não precisa pois ela é toroidal com poucas espiras e relativamente fácil de ser refeita. Se fosse alguma miniaturizada ou mais complexa, certamente a opção seria pedir uma nova.




Bem, na verdade seu rádio já está aqui ao lado funcionando. Hoje terminei os reparos e remontei tudo para conferir os ajustes. Amanhã pela manhã vou checar sensibilidade e outras características que possam ter ficado diferentes em função dos novos componentes e proceder o alinhamento.






73,


Marcus - PP5MS






To:
PP5MS - Radioamador


Sent: Tuesday, January 08, 2008 8:42 PM


Subject: Re: Yaesu FT-1000




Meu Caro Marcos


Obrigado pela fineza, cortesia e educação. Devo ser honesto e dizer que a fama da demora era algo do passado, à época em que fizeste o primeiro reparo em outro equipamento. Acho que eu morava em Campinas e corria o ano de 1997 ... Ou seja, há dez anos atrás hi hi hi hi


Minha expectativa, devo dizer, era de receber o rádio em 60 dias... Portanto, agradeço o espaço de tempo que me concedeu para as pequenas alterações. A instalaçao da plaquinha INRAD foi feita por mim, bem como o capacitorzinho verde à sua direita. Este último ficou horrível e foi refeito pelo --- quando houve o primeiro reparo do rádio. Não seria melhor encomendar bobinas novas da Yaesu? Lembre-se que sou zero a esquerda em matéria de eletronica e a tal ponto que não vi a torradeira hi hi hi...


Fico grato ao Atilano por ter levado o rádio e a você por responder tão rápido.


Grande abraço...


vitor






----- Original Message -----


To:
Vitor Luis Aidar dos Santos, PY2NY


Sent: Tuesday, January 08, 2008 8:24 PM


Subject: Re: Yaesu FT-1000




Olá Vitor,




Bem a "velocidade" não foi tão rápida assim... Será que eu estava com fama de demorar muito? O Atilano esteve aqui a alguns dias, deu tempo de sobra para verificar o teu equipo!




Quanto as alterações, sem problema, me passe o que deseja via e-mail tão logo tenhas selecionado as que quer que sejam feitas. A previsão de 5 dias compreende uma folga para algum imprevisto e um dia cm ele na posição de operação para me certificar que tudo ficou bem.




Amanhã vou iniciar o reparo, mas certamente não vai estar pronto antes de quinta-feira à tarde. Ele ficará aberto na bancada até o final da sexta, portanto quando enviares as modificações ele estará ainda aberto.




Sobra a plaquinha INRAD, ela está OK, só notei que falta uma porca de fixação, seriam duas e está apenas com uma. Eu não tenho uma porca de nylon para colocar ali, mas usarei outra com isolante e ficará bem, é só para fixação ok? Por curiosidade, foi você que instalou?




73,


Marcus - PP5MS






----- Original Message -----


To:
PP5MS - Radioamador


Sent: Tuesday, January 08, 2008 7:36 PM


Subject: Re: Yaesu FT-1000




Pelo amor di Dios, qui rápídéu !!


Você abriu o rádio mais rápido do que imaginei!! Mas estou de acordo com o valor dos reparos,


só queria aproveitar que o bicho está aberto e pedir para implementar algumas alterações, com o custo correspondente, é claro... Dê-me um ou dois dias, se o rádio puder ficar aberto. Peço que cheque se a alteração INRAD está firme, na parte de cima do rádio, uma plaquinha colocada na parte de trás...


.Vitor - PY2NY






----- Original Message -----


To:
py2ny


Sent: Tuesday, January 08, 2008 6:35 PM


Subject: Yaesu FT-1000




Olá Vitor,




Recebi o equipamento via Atilano que esteve aqui e entregou em mãos. Já vi o defeito e tambem já imagino o que pode ter sido a cusa provável.




Existem danos na placa de RF da entrada dos receptores, onde ficam os atenuadores de entrada, B.P.F. e outros circuitos.




Uma bobina está "torrada" onde se vê bem o aquecimento demasiado, e um diodo PIN está danificado tambem. Levantei alguns diodos da comutação dos B.P.F. e encontrei fuga em quatro deles.




A solução 100% seria refazer a bobina, substituir o diodo PIN e tambem todos os outros que fazem a comutação dos B.P.F.




Pode ser que no desenrrolar do serviço apareça alguma coisa mais, mas como vai estar tudo desmontado, caso isso ocorra não vai onerar mais o reparo.




A causa, com praticamente 100% de certeza seria R.F. que entrou pela antena com muita intensidade. Pode ter sido outra coisa, mas é característico disso os danos que encontrei.




O valor total fica em R$00 + frete. O prazo para finalizar é de 5 dias após o seu OK.




Aguardo suas instruções.




73,


Marcus - PP5MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.