7 de outubro de 2008

De novo – “A Lição Final”

"A Lição Final"

Eis aqui parte da introdução do livro. Isto sim, é o conceito mais elementar do que é um problema, e Problema com "P" maiúsculo. O autor, Randy Pausch, sabia que ia morrer e viveu cada dia do resto de sua vida, como se fosse o último. Já escrevi em algum lugar que achei curioso encaixarem o livro na seção de "Auto Ajuda", enquanto "Marley e Eu" fica na seção de "Não Ficção". A síntese das histórias, por incrível que pareça, é similar. Em algum lugar do blog, há um longo trecho de "Marley e Eu".

A idéia que tenho é encontrar na segunda leitura de "A Lição Final", os trechos com os quais eu mais me identifico e lançá-los aqui, devidamente resumidos.

Por ora, vamos ficar com a introdução. Sugiro a aquisição do livro e se você manja só um pouco de inglês, porque não procurar a palestra de despedida de Randy no YouTube?


 

Introdução

Estou enfrentando um problema de planejamento.

Embora em geral eu esteja em excelente forma física, tenho dez tumores no fígado e me restam apenas alguns meses de vida.

Sou pai de três crianças e sou casado com a mulher dos meus sonhos. Seria cômodo ficar me lamentando, mas isso não faria bem a eles nem a mim.

Então, como viver esse meu tempo tão limitado?

O óbvio é ficar com minha família e cuidar dela. Enquanto posso, estou com eles todos os instantes e tomo as providências logísticas necessárias para lhes facilitar o caminho na vida sem mim.

O menos óbvio é como ensinar a meus filhos o que eu lhes ensinaria nos próximos vinte anos. Agora eles são jovens demais para essas conversas. Todos nós, pais, desejamos ensinar os filhos a distinguirem o certo do errado, o que consideramos importante e como lidar com os desafios que a vida lhes trará. Também queremos que conheçam histórias de nossas vidas, uma maneira de ensinar-Ihes a lidar com suas próprias vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.