19 de agosto de 2008

Ervilha, tomate?

Dinheiro

Deu na Folha de São Paulo – o mega-investidor George Soros aplicou praticamente um quinto de toda sua fortuna em ações da Petrobrás, ou seja, centenas de milhões de dólares. Nesse meio tempo o mercado acionário despencou, mas ele não se desfez de nenhuma de suas compras. Ou seja, esse tipo de investimento jamais pode ser visto como algo que traga retorno a curto ou médio prazo.

Li em um livro sobre investimentos que a regra do "100" (cem, mesmo, uai...) deve ser seguida para sabermos o percentual de recursos que podemos investir em renda fixa e aplicações de maior liquidez, ou em ativos onde se perde um pouco de liquidez mas alcança-se um retorno maior.

Basta subtrair a sua idade de 100 e pronto... No meu caso, com 42 anos de idade, posso aplicar em média 58% em renda fixa, poupança e DI, resguardando 42% para investimentos em bolsa, multimercados, fundos de ações.

Essa regra pode ser usada independentemente de quanto cada pessoa consegue poupar ao final de cada mês. Isso varia muito de família para família, mas com todas as ressalvas, pode servir de orientação para cada um no que diz respeito às reservas financeiras domésticas.


 

Futebol

O Brasil levou um "chocolate" da Argentina, e serviu para colocar o time brasileiro no seu devido lugar. Quem sabe venha, ao menos, o bronze.


 

Enologia

O vinho da semana (só a Ana está consumindo...) é o Formulae 2001 de Barone Ricasoli, tradicional viticultor italiano da Toscana. Compramos quatro garrafas em oferta na World Wine, ao preço de R$ 28,00 a unidade, certamente porque o momento certo para a degustação já passou. Ainda assim, o vinho se revela fresco ao paladar, perdendo um pouco do nariz pelo tempo decorrido em garrafa.

Um pouco mais caras, trouxemos também duas garrafas de Domaine Pavelot
Savigny-lès-Beaune 2004, avaliadas pela Wine Spectator (http://www.winespectator.com/Wine/Home/) com 88 pontos, entre 100 possíveis. Eis a descrição dos especialistas, com tradução livre: "bastante aromático, oferecendo aromas de rosas, estragão e sândalo, e à boca, ameixas secas, chá e rosas. É complexo, com ótimo final e taninos bem trabalhados. Beber agora ou reservar até 2012. Vinte caixas importadas para os Estados Unidos".


 

Gastronomia

O prato da noite: ervilha, tomate, azeite extra-virgem e sal. Suco de manga para mim, é claro.


 

Saúde

Amanhã bem cedo, retorno ao clínico-geral, para nova avaliação e quem sabe, redução dos medicamentos. Gostaria de passar para meia pílula de Tryptanol pelos próximos 45 dias, e então encerrar com isso. O Lexotan já está sendo consumido pela metade desde o início, salvo raríssimas exceções, quando usei a pílula inteira.


 

Televisão

Interessado numa boa minissérie americana? Não esqueceremos jamais de "Band of Brothers" ou "West Wing", mas "Damages", com Glenn Close, está interessantíssima, retratando um pouco sobre o mundo dos advogados e cortes americanas. Terças-feiras, 21h00min, Canal AXN. Há muita coisa que se relaciona com o que vivemos no dia-a-dia no Brasil...


 

Trabalho

Outro elogio, recebido por e-mail de um(a) dentre muitos(as) dos Juízes(as) aos quais servi nos últimos doze anos: "Olá Vitor, você está exercendo a função de diretor? Se não, a 15ª está no prejuízo perdendo sua capacidade gerencial". Ganhei o dia... Mas agora chega, né... Casa, família, amigos e a Confraria do Vinho em Jaboticabal não me deixam mais partir. São só quinze anos e passam rápidos. A Festa de Aposentadoria está marcada para janeiro de 2023.

Mais um e-mail legal de minha mentora em Campinas, mas esse fica para outra hora...

Obrigado Sílvia, pelas dicas sobre o artigo 195 da Constituição Federal e os despachos sobre Imposto de Renda Retido na Fonte, quando a Fazenda Pública integra o pólo passivo da lide.


 

Tchau mesmo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.