24 de janeiro de 2009

Novos vinhos na adega

Últimas aquisições no "Bota-Fora" da WorldWine em Ribeirão Preto. As classificações WS são da revista especializada Wine Spectator, dos Estados Unidos. A tradução é livre, com exceção do Castell de Falset, cuja ficha técnica foi adaptada diretamente do site da WorldWine.


 

Portugal: CARM Douro Reserva 2003

Aromas distintos de especiarias (sandalo e cardamomo), seguidos de gusto firme e focado de blackberry, boysenberry e ameixas pretas. Tinto cheio, rico e de boa textura, exótico e sedutor. Melhor entre 2007 e 2015. 1.200 caixas feitas. (WS-91 e 90-95 Robert Parker).


 

Itália: FARNESE Montepulciano d'Abruzzo - Colline Teramane 2004

Grande e aveludado, muitas amoras e flores. Cheio, macio e longevo, com muita fruta. Melhor após 2010. 12.000 caixas produzidas. (WS-88)


 

Itália / Sicília: DONNAFUGATA Passito di Pantelleria Ben Ryé 2004

Este é um vinho de sobremesa, exótico, de uma pequena ilha próxima a costa siciliana. Vinho muito rico, com muitas frutas secas, incluindo pêssegos, maçãs e figos. Bem encorpado, doce e espesso, com muito caráter. Duradouro e poderoso. Beber agora. 3.700 caixas produzidas. (WS-91)


 

Espanha: Falset-Marçà Castell de Falset 2001

A safra 2000 trouxe 92 pontos da Wine Spectator e colocou esse vinho entre os 100 melhores do mundo em 2004, salvo engano.

Região do Priorato. Os métodos de vinificação dos monges cartusianos no século XII ainda são respeitados. Microclima mediterrâneo, de verões quentes, invernos muito frios e contraste térmico alto entre dia e noite, aliado à diversidade do terroir, produz uvas de grande riqueza aromática e acidez viva, para vinhos de muita cor e estrutura.

Origem: Catalunia – Espanha

Harmonização com caça (pêlo), carnes vermelhas grelhadas e carnes e massa com molhos mais elaborados.

Cor: Rubi profundo com reflexos cereja.

Aroma: Frutas vermelhas, acompanhadas de notas de balsâmico, cacau, baunilha e tostado.

Sabor: Equilibrado e amplo. Destaca-se sua estrutura tânica bem integrada e bastante arredondada, acompanhados de seu frescor e seu caráter jovial que acabam por realçar seu equilíbrio.

Elaboração: Corte de Garnacha Tinta, Cabernet Sauvignon, Cariñena, selecionadas de vinhedos velhos, Tempranillo e Syrah. Colheita manual com uvas selecionadas das melhores partes dos vinhedos de solos variados. As cepas são vinificadas separadamente em tanques de aço com temperatura controlada, realizando uma maceração longa. Amadurecimento é feito em barricas de carvalho de distintas procedências por 12 meses e depois passam por afinamento em garrafa por mais 1 ano.

Temp. Serviço: 16/18ºC


 

Espanha: BODEGA VALDELOSFRAILES Cigales Vendimia Seleccionada 2003

Este é um vinho para toda noite, para consume imediato. Amoras emolduradas por taninos corpulentos, alcatrão, alcaçuz e sabores terrosos, neste sólido tinto. Ligeiramente rústico, mas com personalidade. Beber agora. 20,000 caixas produzidas. (WS-85 e 80-89 Robert Parker).


 

Na quarta-feira passada, dia de meu aniversário, fizemos o nosso "bota-fora" particular em casa, limpando um pouco a área da adega climatizada. Saíram 10 garrafas que iremos consumir nos próximos dias, incluindo um Giorgio Primo da casa La Massa e outras raridades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.