1 de maio de 2006

Vinhos Espanhóis

Esta é a ficha técnica oferecida durante a degustação dos vinhos espanhóis na WorldWine em Ribeirão Preto, durante o segundo semestre de 2005.

A Espanha, detentora da maior área cultivada em vinhedos no planeta é, sem dúvida, um país de grande tradição vinícola e possui inúmeros vinhos de alta qualidade. Desconhece-las é ignorar uma importante parte do maravilhoso mundo do vinho.

Existem hoje na Espanha 54 regiões D.O.s (Denominación de Origen), e boa parte delas têm seus vinhos consumidos localmente ou exportados em pequenas quantidades. Nos últimos anos, tem sido crescente o interesse mundial pelos vinhos espanhóis, levando ao aumento das exportações, mas, ainda assim, são poucos os melhores vinhos disponíveis no mercado internacional e especialmente no Brasil.

Aqui são apresentadas D.O.s agrupadas nas regiões Nordeste, Noroeste, Centro, Sudeste, Sudoeste e Ilhas Canárias, com seus principais vinhos e uvas utilizadas na sua elaboração.

Os vinhos espanhóis estão classificados em três níveis de qualidade, a saber:

1. Vino de mesa - vinho inferior, cuja produção pode ser feita em qualquer região do país, e que não se enquadra na categoria Denominación de Origen (D.O.).

2. Vino de la Tierra - vinho de mesa um pouco mais diferenciado, produzido em região vinícola tradicional do país (Andalucía, Castilla-La Mancha, etc.), e que não se enquadra na categoria D.O.

3. Vino de Denominación de Origen (D.O.) - vinho de qualidade, produzido em região delimitada e sujeito a severas regras que regulam as características do solo, os tipos de uvas utilizadas, o método de vinificação, o teor alcoólico, o tempo de envelhecimento, etc. equivale a AOC francesa e à DOC italiana.

Outras categorias
Existem categorias baseadas no tempo de envelhecimento dos vinhos que foram utilizadas inicialmente pela região de Rioja, e são adotadas na maioria das D.O.s, a saber:

Vino joven ou Vino Sin Crianza ou Vino dei Ano - Vinho jovem, um pouco envelhecido, mas não o suficiente para ser considerado "crianza".

Vino de Crianza - Vinho (tinto, branco ou rosé) de melhor qualidade, envelhecido pelo tempo mínimo de 2 anos, dos quais pelo menos 12 meses em barril de carvalho para os vinhos tintos e 6 meses em barril de carvalho para os brancos e rosados.

Vino Reserva - Vinho superior feito nas melhores safras. Os tintos devem ser envelhecidos pelo tempo mínimo de 3 anos, dos quais pelo menos 1 ano em barril de carvalho, enquanto os brancos e rosés podem envelhecer apenas 2 anos, dos quais 6 meses em carvalho.

Vino Gran Reserva - Vinho superior feito nas safras excepcionais. Os tintos devem envelhecer pelo tempo mínimo de 5 anos, dos quais pelo menos 2 anos em barril de carvalho. Os vinhos brancos e rosés podem envelhecer apenas 4 anos, dos quais 6 meses em carvalho.

Existem ainda outras categorias, tais como:

Vino de aguja - vinho branco frisante;

Vino de licor (generoso) - vinho doce, de sobremesa, fortificado (que sofre adição de aguardente vínica);

Vino dulce natural - vinho doce não fortificado também ideal para a sobremesa;

Vino gasificado - vinho tranqüilo (não espumante) elaborado mediante a adição de gás (C02)


Eis aqui os vinhos degustados.


Vinho Espanhol Etim Syrah 2000
Produtor: Falset - Marca.
Origem: Catalunia - Espanha
Uva: 100% Syrah
Tipo: Tinto Encorpado
Graduação Alcoólica : 14
Cor: Vennelho rubi com reflexos roxos.
Aroma: Frutas vermelhas maduras e especiarias.
Sabor: Estruturado, taninos potentes, belas nuances de alcaçuz em seu final
Notas de degustação: teve maturação de 12 meses em barricas novas
Acompanha: Carnes grelhadas, costeleta de cordeiro e queijos maduros.
Temperatura de serviço: 16/18 graus


Vinho Espanhol Los Domínios de Berceo Prefiloxerico
Origem: Rioja
Produtor: Bodegas Berceo S.A
Safra: 2001
Uva: Tempranillo.
Tipo: Tinto
Graduação Alcoólica: 13
Cor: Vermelho intenso.
Aroma: Maduro, com toques de frutas em compota e groselhas vermelhas. Toques de cacau, chocolate, nozes e especiarias suaves como baunilha e canela.
Sabor: Seco, com boa persistência de fruta. Médio corpo, bem balanceado com notas tostadas e muito elegante. Mostra ótima concentração, delicada persistência e um impressionante final.
Notas de degustação: 14 meses de maturação em barris de carvalho francês (Allier, Nevers e Tronçais) com diferentes níveis de tostagem. Clarificação com claras de ovos esterilizadas. Não filtrado e não estabilizado. Vinho obtido a partir de um vinhedo de apenas 2 hectares próximo ao rio Ebro, que por seu isolamento natural conseguiu sobreviver ao ataque da filoxera.
Acompanha: Perfeito com todo tipo de carne, queijos curados e pratos à base de peixes assados.
Temperatura de serviço: 14/16 graus


Vinho Espanhol Vega Real Reserva
Origem: Ribera DeI Duero
Safra: 1997
Produtor: Bodegas Vega Real
Uva: Tempranillo
Tipo: Tinto
Graduação Alcoólica: 13
Cor: Vermelho violáceo com reflexos granada.
Aroma: Frutas vermelhas (amoras, groselhas e cerejas maduras) e especiarias (pimenta e cravo).
Sabor: Frutado, com uma textura aveludada graças a seu contato com o carvalho. Potente, pleno, muito elegante e de grande personalidade.
Acompanha: Carnes de caça e pratos com molhos condimentados
Notas de degustação: Autêntico Ribera Del Duero, produzido a partir dos métodos mais tradicionais de produção. Maturação de 12 meses em carvalho e mais 24 meses em garrafa.
Temperatura de serviço: 17/18 graus


Vinho Espanhol Gran Bajoz
Origem: Toro - Espanha
Produtor: Cooperativa vinícola Bajoz
Safra: 1998
Uva: 100% Tinta de Toro.
Tipo: Tinto
Graduação Alcoólica: 13,5
Cor: Vermelho rubi intenso.
Aroma: No nariz é muito complexo, com notas de tabaco, tostado e nuances terroso. Nota-se também blueberry e cerejas frescas.
Sabor: Grande, poderoso, maduro, mas com taninos secos e austeros. Sugere sabores defumados, groselhas e ameixas secas, com profundo sabor de madeira tostada.
Notas de degustação: Proveniente de vinhas de 60 anos ou mais. Passa 12 meses em barris de carvalho americano e francês. Vinho com excelente potencial de chegar a 12 anos de vida.
Acompanha: Carnes de caça e pratos com molhos condimentados
Temperatura de serviço: 17/18 graus


Vinho Espanhol Amontillado Sherry
Origem: Jerez de La Frontera - Espanha
Safra: N/V
Produtor: Bodegas Barbadillo
Uva: Palomino
Tipo: Branco licoroso
Graduação Alcoólica: 17,5
Cor: Âmbar
Aroma: Castanhas e frutas secas
Sabor: Rico sabor de nozes.
Acompanha: Aperitivos e como digestivo após as ref,~ições.
Notas de degustação: Possui uma coloração mais escura que os demais Jerez devido a seu processo de oxidação um pouco maior que os outros.
Temperatura de serviço: 12 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há segredos para fazer comentário. Escreva o que desejar, tecle as letras de segurança e para maior facilidade, considere-se "anonimo" e pronto, logo receberei o comentário e publicarei.