31 de agosto de 2008

Carne de Porco Bêbado

Aqui estão duas receitas do livro de Marcela Hazan ("Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica" – Ed. Martins Fontes), usando apenas carne de porco. A primeira receita não foi ainda experimentada aqui em casa. A razão de termos transcrito as receitas é porque a segunda delas chamou a atenção de nossas visitas recentemente. Giroto (PY2GIR) e Andréia, Marcínio (PU2MAS) e Ester, radioamadores em Jaboticabal e suas respectivas esposas, vieram até aqui jantar conosco. O "Porco Assado Bêbado" fez o maior sucesso e agora tem a receita divulgada. Não tema em usar vinhos de qualidade para elaboração da comida.


 


 

Porco Assado com Vinagre e Folhas de Louro


 

(Para 6 porções)


 

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de óleo vegetal

900 g de lombo de porco desossado ou paleta em uma só peça

1 colher de chá de pimenta-do-reino preta em grãos

3 folhas de louro

1/2 xícara de vinagre tinto

Sal a gosto


 

1. Escolha uma panela de fundo grosso ou de ferro fundido esmaltado que comporte folgadamente a carne. Coloque a manteiga e o óleo, ligue o fogo médio alto e, quando a espuma da manteiga assentar, adicione a carne. Se houver gordura, o lado gorduroso deve ficar voltado para baixo. Doure todos os lados da carne, virando-a quando necessário. Se a manteiga começar a ficar escura, diminua o fogo.

2. Adicione o sal, virando bem a carne para salgá-Ia por inteiro. Esmague os grãos de pimenta com um batedor (ou mesmo com um martelo para carnes), e em seguida coloque-os na panela junto com as folhas de louro e o vinagre. Com uma colher de pau, raspe os resíduos grudados no fundo e nas laterais da panela, mas não deixe que o vinagre evapore. Abaixe o fogo, tampe bem a panela e cozinhe, virando a carne de vez em quando, até ficar macia ao ser espetada com um garfo. Se durante esse período o molho diminuir muito, acrescente duas ou três colheres de sopa de água.

3. Transfira a carne para uma tábua de cozinha. Deixe-a descansar por alguns minutos, depois corte-a em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura (ou um pouco menos). Arranje-as na travessa aquecida em que pretende servi-Ias.

    4. Incline a panela e retire uma boa parte da gordura e as folhas de louro. Adicione duas colheres de sopa de água, passe para fogo alto e, enquanto a água evapora, pegue uma colher de pau e vá raspando os resíduos do fundo e das laterais da panela. Regue a carne com o molho e sirva imediatamente.


 


 


 

Porco Assado Bêbado


 

(De 6 a 8 porções)


 

Esta carne cozinha em uma quantidade de vinho tinto suficiente para cobri-la, o que lhe dá uma maciez extraordinária e uma bela cor de mogno. Escolha um vinho que desempenhe bem seu papel crucial neste prato. Um Barbera ou Dolcetto do Piemonte seriam perfeitos, e o mesmo se pode dizer dos vinhos toscanos totalmente feitos com a uva sangiovese. Dos vinhos não italianos, o ideal seria usar um Shiraz da Austrália ou da África do Sul, um Zinfandel da Califórnia ou um Côte du Rhône francês. Ao servir a carne, tenha uma ou duas garrafas do mesmo vinho para oferecer a seus convidados.

3 cenouras médias

1.500 a 1.800 g de lombo de porco ou paleta, bem amarrados com barbante

1 colher de sopa de óleo vegetal

2 colheres de sopa de manteiga

Farinha para espalhar num prato

2 colheres de sopa de grappa, marc, calvados ou conhaque

1 1/2 xícara (ou mais) de vinho tinto (ver sugestões acima)

1 noz-moscada inteira

2 folhas de louro

Sal a gosto

Pimenta-do-reino preta moída na hora


 

1. Descasque as cenouras e lave-as, depois corte-as de comprido em palitos de 1 cm de espessura (ou menos, se preferir).

2. Pegue um furador, um palito desses que os japoneses usam para comer ou um utensílio semelhante e perfure os dois lados da carne, fazendo orifícios separados por 3,5 cm. Introduza um palito de cenoura em cada orifício.

3. Escolha uma panela de fundo grosso ou de ferro fundido esmaltado que seja grande o suficiente para conter folgadamente a carne. Adicione o óleo e a manteiga, e ligue o fogo médio. Quando a espuma da manteiga começar a baixar, passe a carne na farinha, empanando-a por igual, e coloque-a na panela. Doure bem de todos os lados, virando-a de vez em quando.

4. Depois de dourar a carne, adicione a grappa, ou outro conhaque. Deixe ferver por alguns segundos e coloque vinho suficiente para cobrir ligeiramente a carne. Se a xícara e meia não for suficiente (isto vai depender do tamanho de sua panela), acrescente mais.

5. Adicione uma pitadinha de noz-moscada (cerca de 1/8 de colher de chá), as folhas de louro e umas boas pitadas de sal e pimenta-do-reino. Vire a carne uma ou duas vezes. Quando o vinho entrar em ebulição, ajuste a chama para cozinhar em fogo bem lento e tampe bem a panela. É aconselhável colocar uma folha dupla de papel-alumínio entre a panela e a tampa.

6. Cozinhe em fogo baixo por mais ou menos três horas, virando a carne de vez em quando, até ficar macia ao ser espetada com um garfo. Depois de cozinhar por duas horas e meia, veja quanto líquido ainda há na panela. Se houver muito, retire o papel-alumínio, deixe a panela semi-tampada e aumente um pouco o fogo.

7. Quando pronta, a carne deve estar bem escura e deve haver uma pequena quantidade de molho na panela. Passe-a para uma tábua de carne, corte em fatias e arrume-as em uma travessa aquecida em que pretende servi-Ias. Regue-as com o molho e os pedacinhos de cenoura que podem ter saído do recheio, e sirva imediatamente.


 

Preparo prévio

Esta carne pode ser concluída com várias horas de antecedência, na manhã do dia em que pretende servi-Ia. Para reaquecer, leve-a ao fogo em uma panela com tampa e deixe o tempo suficiente para esquentá-Ia por inteiro. Se for preciso, acrescente duas ou três colheres de sopa de água.

Bordeaux DX Group

BORDEAUX DX GROUP


Bordeaux DX Group Dinner at F2VX House



Consegui retomar, semana passada, o relato de nossa viagem a Bordeaux, na França. Realizada na virada do ano de 2007 para 2008, foi com certeza um de nossos melhores passeios nestes últimos doze anos, especialmente porque fomos maravilhosamente recebidos pelos amigos Radioamadores do "Bordeaux Dx Group", capitaneados por Gerard (F2VX).


www.qrz.com/f2vx - Gerard


http://www.f5kbw.org/pagesperso/bdxgrp/ - Bordeaux Dx Group





Gerard nos recebeu em sua casa, nos oferecendo um banquete divino, com ótimos vinhos. Como forma de agradecimento a todas aquelas pessoas, levamos um Chateau Pape Clement 2002, recebido pelos convivas com muita alegria.


http://www.pape-clement.com/en/ - Chateau Pape Clement



Não há, de fato, melhor ocasião para se consumir uma boa garrafa de vinho senão na companhia de grandes amigos.


Na França, Gerard e seus amigos nos trataram como irmãos. Temos saudades e sentimos falta deles, estávamos acostumados a sua durante aqueles dez dias maravilhosos vividos na mais importante região vinícola da França.

Não foram os vinhos que marcaram essa viagem, mas os amigos do "Bordeaux Dx Group". Aqui mesmo, neste "blog" já lancei passagem breve e uma foto linda de todos nós, na porta de um restaurante no centro velho de Bordeaux:


http://py2ny.blogspot.com/2008/01/velhinho-eu.html


É possível captar na foto a perfeita sensação de alegria e harmonia entre as pessoas. Estão todos felizes, brasileiros (com a Ana toda sorridente) e franceses, compartilhando entre si o assunto comum do radioamadorismo, atividade extra-profissional que une povos de todo o mundo.

Ana e eu seremos eternamente gratos a todos os amigos do "Bordeaux Dx Group"!


MODERNIDADE E PÓS MODERNIDADE


Noutro dia, Harley, meu colega de serviço na 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho, passou-me um arquivo em "Power Point" que tratava de uma palestra realizada anos antes em Curitiba, por um filósofo. O tema era "Modernidade e Pós Modernidade" e num dos "slides", a tônica era justamente que nos dias atuais, somos mais amigos dos Orkuteiros, MSNistas ou Skypeiros do que de nossos próprios vizinhos.


Os meios eletrônicos de comunicação vieram para ficar, mas disse a Harley que vivo situação semelhante com o radioamadorismo, pois meus melhores amigos residem a milhares de quilômetros de casa e muitos não são, sequer, conhecidos pessoais. Mas esta é uma realidade que se formou naturalmente, e não porque Ana e eu tenhamos desejado assim.

PÓS MODERNIDADE E RADIOAMADORISMO


Meu grande amigo Tamas HA5PT de Budapeste (Hungria), já me escreveu duas vezes, preocupado com os problemas que enfrentei e com as decepções que tive com meu afilhado de casamento e ex-(graças a Deus)-chefe. É o tipo de manifestação que não tive de pessoas mais próximas, com exceção de uma meia dúzia que me ajudou na travessia desse período negro.


HA5PT (seu indicativo de radioamador) nos recebeu em Budapeste alguns anos atrás, e tivemos oportunidade de jantarmos juntos num elegante restaurante da capital húngara, degustando um ótimo Cabernet Sauvignon vinificado naquele país.


www.qrz.com/ha5pt - Tamas HA5PT










DISCOS DO DIA


Vitrola ligada, começamos com a banda inglesa "Pretenders", passamos para o álbum "1984" de Van Halen, e fechamos a fase rock com "Supertramp in Paris". A seguir, um álbum antiqüíssimo com três LPs contendo as óperas "I Pagliacci" de Leon Cavallo e "Cavalleria Rusticana" de Mascagni, belíssimos. Pesquisei na internet e descobri que a gravação é de 1953, portanto, já com 55 anos de existência.




Now in English...


BORDEAUX DX GROUP


I retake, passed week, the story of our trip to Bordeaux, in France. We had that from end of December 2007 and early days of January 2008 and was certainty one of our better trips in these last twelve years, especially because we were received wonderfully by the ham radio friends of the "Bordeaux Dx Group", commanded for Gerard (F2VX) and Michel (F5OZF).


www.qrz.com/f2vx - Gerard


www.qrz.com/f5ozf - Michel


http://www.f5kbw.org/pagesperso/bdxgrp/ - Bordeaux Dx Group


Gerard received us at his house, offering a big "God´s dinner", with excellent wines. As form of gratefulness to all those people, we take a Chateau Pape Clement 2002, to share and joy with them.


http://www.pape-clement.com/en/ - Chateau Pape Clement


It does not have, in fact, better occasion to drink a good bottle of wine but in company of great friends.


In France, Gerard and his friends had treated us like real brothers. We have now homesicknesses ("saudades", missing them) and we feel lack of them, we were accustomed with them during those ten wonderful days lived in the most important wine region of France.


Its had not been the wines that marked this trip, but friends of the "Bordeaux Dx Group". Here exactly, in this "blog", I already wrote a little note and show a pretty photo of all of us, at the door of restaurant in Bordeuax old Center:


http://py2ny.blogspot.com/2008/01/velhinho-eu.html


It is possible to catch in the photo the perfect sensation of joy and harmony between the people. They are all happy, Brazilian (with Ana all smiling one) and French sharing between itself the common subject of the Ham Radio, extra-professional activity who joins the whole world peoples .


Ana and I will be perpetual grateful to all the friends of the "Bordeaux Dx Group"!


MODERNITY AND AFTER MODERNITY

In another day, Harley, my work colleague at "2nd Workers Justice District of Sertãozinho", passed me an archive in "Power Point" that deal with a lecture years before in Curitiba (PR), with a philosopher. The subject was "Modernity and After Modernity" and in one of "slides", the tonic was exactly that in the current days we have more friends at Orkut, MSN or Skype than of our proper neighbors.
The communication ways had come to be, but I Said Harley that I have similar situation with the Ham Radio, therefore my better friends inhabit thousand of kilometers away of my house and many are not, even, known personal. But this is a reality that was naturally formed, and not because Ana and I desire thus.

AFTER MODERNITY AND HAM RADIO

My great friend Tamas HA5PT of Budapeste (Hungria), already wrote me twice, worried about the work problems that I faced and the disillusionments that I had with my godson and former-(thanks to God)-boss. This is the type of manifestation that I did not have of near people, with exception of a half dozen that helped me in the way of this black period.
HA5PT (his ham radio callsign) received us at Budapeste some years ago, and had chance to take us to a dinner in an elegant restaurant of the Hungarian capital, tasting an excellent Cabernet Sauvignon from his country.

www.qrz.com/ha5pt - Tamas HA5PT


SONGS OF THE DAY

On Long-Play vinyl (yeah, I still have a lot of LP), we start with the English band "Pretenders", then to "1984" album of Van Halen, and close the rock phase with "Supertramp in Paris". After that, an very old album with three LPs contend operas "I Pagliacci" of Leon Cavallo and "Cavalleria Rusticana" of Mascagni, gorgeous - I searched in the Internet and discovered that was recorder around 1953 – these LPs are now 55 years old.

27 de agosto de 2008

Livros, Trabalho, Gente Bacana

Pessoal, somente agora me dei conta de que estou trabalhando na Vara com número 125 na relação de antiguidade do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, e eu era Diretor da Vara 029. Ou seja, o número de processos é menor, as execuções complexas ainda não somam volume exagerado, etc. etc..

Estou cumprindo minhas tarefas com os vencimentos de prazo, e já os deixei para 16 de junho. Meu próximo objetivo é deixar os "prazos" vencidos até 15 de julho de 2008, o que representa considerável avanço. Todavia, o volume de todas as outras tarefas sobe bastante – notificações, revisão de processos para o TRT, etc.

Continuo recebendo belas mensagens, após minha saída de Jaboticabal, e isso é muito bacana, pois mostra que segui o caminho adequado como homem e como profissional.

Vejam esta:

"Ficamos surpresos com a notícia e extremamente aborrecidos. Sem dúvida alguma já estamos sentindo sua falta. (...) seja sempre essa pessoa formidável, que é para nós um exemplo de inteligência, dignidade, companheirismo, competência, lisura e honestidade.

(...) Que Deus continue te iluminando, agora nessa nova empreitada".

Ou esta:

"Grande Vitor. Estou lhe enviando este desafio como prova de que para todo problema existe uma solução. É só "pensar com a razão" que você consegue chegar à outra margem do rio... Boa sorte na sua travessia. Um abraço e boa noite."

Mais uma:

"Espero que você se recupere e não perca a esperança, nunca.
Conte comigo para o que precisar".

Minha encomenda da Livraria Saraiva chegou esta semana. Não sou dado a livros de auto-ajuda, mas o tal de "A lição final" de Randy Pausch chamou minha atenção, mostrando que há outras coisas importantes na vida da gente, além do trabalho.

"Eu fui Vermeer" de Frank Wynne era indicação de Elio Gaspari e tem um início cativante, contando a história de um falsário de arte que enganou os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Também por indicação de Elio Gaspari, já está na minha estante "Um escritor na Guerra" com a seguinte crítica do New York Times: "Um volume de reportagem de guerra de primeira ordem. Transmite o sabor, o cheiro e o som da linha de frente". Ou seja, a biblioteca temática, relacionada às grandes guerras (1914-1918 e 1939-1945) está aumentando. Creio que já são uns vinte livros... Para conhecer um pouco mais sobre os livros mencionados, use o "buscar" deste Blog e digite os nomes.

E completando o pacote, veio o DVD musical de Paulinho da Viola, ao vivo, MTV Acústico. A Folha de São Paulo já tinha feito crítica boa sobre esse DVD, mas não vinha a mente quando fazia minhas compras. Dessa vez, lembrei e está aqui, para um próximo jantar com vinhos e amigos.

Fiz um teste de remessa de postagem por e-mail, com o código ético dos Juízes, e funcionou muito bem. Também estou usando o www.scribd.com para armazenamento de textos interessantes ou arquivos PDF, inclusive os números de Diário Oficial que trataram de minha exoneração e remoção para Sertãozinho.

Até a próxima e obrigado.

Ética entre Juízes

Este trecho está sendo enviado ao Blog, por e-mail, a título de teste. O Conselho Nacional de Justiça aprovou um código de conduta para os Juízes e isto é verdadeiramente incrível. Vejam que as frases grifadas mencionam a palavra "dúvida" com ênfase, ou seja, não deve pairar sequer DÚVIDAS sobre patrimônio, legitimidade de receitas... E nem devem se comportar como astros em busca de reconhecimento. Infelizmente, os cidadãos não terão muito contato com esse regulamento e de qualquer maneira, não são poucos os códigos desrespeitados em nosso país. Mas é sempre um avanço ! ! Esse texto foi enviado para todos os assinantes do Clipping do TRT da 15a. Região, no dia de hoje...

 

Conselho aprova código de ética para juízes

BRASÍLIA - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle externo do Judiciário, aprovou ontem um código de ética que deve ser seguido por todos os juízes do País. Entre as providências relativas à integridade pessoal e profissional, o código estabelece que os juízes não podem deixar dúvidas sobre seu patrimônio.

"Cumpre ao magistrado adotar as medidas necessárias para evitar que possa surgir qualquer dúvida razoável sobre a legitimidade de suas receitas e de sua situação econômico-patrimonial", estabelece o código.

O código proíbe expressamente os juízes de receberem benefícios ou vantagens de entes públicos, empresas privadas ou pessoas físicas que possam comprometer a independência funcional. O código também estabelece que os juízes têm de garantir a transparência dos processos.

Os magistrados devem documentar seus atos para favorecer a publicidade, exceto em casos de sigilo. Mas o código alerta que os juízes devem evitar comportamentos que impliquem na busca "injustificada e desmesurada por reconhecimento social".

O código também prevê que os juízes devem ter bom relacionamento com seus colegas, advogados, integrantes do Ministério Público e partes dos processos. "Exige-se do magistrado que seja eticamente independente e que não interfira, de qualquer modo, na atuação jurisdicional de outro colega", estabelece o código. (Tribuna da Imprensa On line - 27.08.08)

24 de agosto de 2008

Velha postagem


Escrevia isto antes de minhas férias, antes de viajarmos para a Itália em 17 de junho de 2008. Foi ficando e ficando, e agora redescobri. De novo, a anotação de que no trabalho a fase não era promissora, desaguando um mês depois na minha exoneração da função de confiança, ordenada pelo meu afilhado de casamento. E que afilhado, não?




Semana


Muita gente não sabe, mas estamos encerrando uma semana complicadíssima, com minha mãe e sogra de Ana sendo operada, e a constatação de um pequeno tumor na região anal de nosso cãozinho poodle toy Pretinho. No trabalho, particularmente, também não se atravessa fase muito promissora.




Operação da Mãe


Minha mãe optou pela via cirúrgica para corrigir o desvio de septo nasal, além de reparar também algum problema no tímpano. A despeito de nossa preocupação, manteve-se firme em seu propósito e operada está. E recuperou-se totalmente, a esta altura.




De volta ao cão


O cãozinho chegou em casa em junho de 1993. Naquela época, morávamos em Campinas, Ana e eu, e estávamos casados havia seis meses, começando nossas vidas sob mesmo teto. O cachorro era tão pequeno que cabia no bolso. Não era permitido ter animais no prédio, quase na esquina da Moraes Salles com Coronel Quirino, mas ainda assim, resolvemos arriscar. Nosso apartamento tinha um quarto e, talvez, 40m quadrados de área total, com vaga na garagem. Televisão, nem pensar, apenas uma preto e branco que ganhamos dos pais de Ana, ela bancária e eu funcionário do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, lotado na 2ª Vara do Trabalho de Campinas, então sediada na Av. Aquidaban com outras três Varas...


Esse animalzinho acompanhou quinze anos de nossas vidas. Esteve mais próximo de nós do que qualquer outra pessoa, nossos parentes aí incluídos. É algo natural, pois em Campinas já estávamos distantes, e a partir de 1997 ainda mais, com nossa mudança para Jaboticabal.


Nossa opção de não ter filhos, transformou o cão no filho que não tivemos. Os cuidados são todos para ele, é ele que nos espera à porta todos os dias quando chegamos do trabalho. É ele que nos vê alegres ou sente nossa tristeza. É o cãozinho que nos faz rir de forma tão espontânea e nos ajuda em momentos mais difíceis. É ele que catalisa nossas doenças e disfunções de toda espécie. Não há dúvida também que o cão é o melhor amigo do homem, e não me canso de repetir a quem queira ouvir, a magnífica frase de Mark Twain: "o cão é um cavalheiro; eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens". Isto porque os animais são puros do nascimento ao fim de seus dias.


O "Pretinho", nosso poodle, foi operado dez dias antes da viagem para a Europa. Encontramos o Médico Veterinário, Dr. Ricardo Negri. Foram cinco consultas com médicos diferentes para conseguir opiniões diversas, mas a visão do Dr. Negri foi a que mais nos impressionou. O animalzinho foi operado lá pelo dia 08.6.2008 e no mesmo dia já estava de pé e consciente. Hoje, não há sinal de cicatriz na região anal, e o bichinho voltou a ser o que era antes. Continua envelhecendo a olhos vistos, mas afinal, são quinze anos de existência.




Encontrei um monte de frases bacanas sobre esses bichos, e não podia deixar de colocar um desenho de Norman Rockwell, um dos melhores ilustradores do mundo, em minha opinião. Ele costumava dizer que quando uma pintura ia mal, logo colocava um cãozinho para consertar.




- Os cães não são tudo na nossa vida, mas fazem da nossa vida tudo .


Roger Cara




- Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.


Milan Kundera




- O grande prazer de um cão é você ser um idiota com ele que, por sua vez, não só não se zangará, como irá se fazer de idiota também.



Samuel Butler




- As histórias têm muito mais exemplos da fidelidade dos cães que dos amigos.


Alexander Pope




- Se um cão não vier até você após ter olhado em seu rosto, você deverá ir para casa e examinar sua consciência.


Woodrow Wilson




- Se eu tenho alguma crença a respeito de imortalidade, esta é de que vários cães que eu conheci irão para o paraíso e muito, muito poucas pessoas.


James Thurber




- Se você quiser realmente aproveitar a companhia de um cão, não o treine para ser um 'semi-humano'. Abra seu espírito para a possibilidade de tornar-se, parcialmente, um deles.


Edward Hoagland




- Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo.


Desconhecido




- Se excluirmos o fumo e o jogo, veremos com surpresa que quase todos os prazeres de um homem podem ser, e quase sempre são, compartilhados com seu cão.


George Bernard Shaw




- Quanto mais pessoas eu conheço, mais eu gosto do meu cão.


Desconhecido




- Não importa que sejam poucas as suas posses e o seu dinheiro. Ter um cão torna-o rico.


Louis Sabin




- Nenhum homem pode ser condenado por ter um cão. Enquanto ele o tiver, este será seu amigo; e quanto mais pobre ficar, melhor amigo terá.


Will Rogers




- Não há no mundo melhor tratamento psiquiátrico do que um cachorro lambendo seu o rosto.


Ben Williams




- Um cão não é 'quase humano', e não conheço maior insulto à espécie canina do que descrevê-la como tal.


John Holmes




- Lembrem-se do Todo Poderoso, que nos deu o cão como companheiro de nossos prazeres e de nosso trabalho, investindo-o de natureza nobre e incapaz de causar decepções.


Sir Walter Scott




- Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.


Sigmund Freud




- No semblante de um animal que não fala, há todo um discurso que só um espírito sábio é capaz de entender!


Provérbio Indiano




- A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como seu fosse 'Os Beatles'.


Bill Maher (colunista, escritor e militante pelos direitos dos animais)




- Falai aos animais, em lugar de lhes bater.


Tolstoi




- Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.


Dr. Louis J. Camuti




- A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.


Charles Darwin




- Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma.


Pitágoras




- A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.


Mahatma Gandhi

Comunicação!

A MAGIA DA COMUNICAÇÃO

Havia  um  cego que pedia esmola à entrada do Viaduto do Chá, em São Paulo.

Todos os dias passava por ele, de manhã e à noite, um publicitário que deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte.

O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:

  • CEGO DE NASCIMENTO. UMA ESMOLA POR FAVOR.

    Certa manhã o publicitário teve uma idéia, virou o letreiro do cego ao contrario e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que  tinha sido seu dia.

    O cego respondeu, muito contente:

  • ATÉ PARECE MENTIRA, MAS HOJE FOI UM DIA EXTRAORDINÁRIO. TODOS QUE PASSAVAM POR MIM DEIXAVAM ALGUMA COISA. AFINAL O QUE É QUE O SENHOR ESCREVEU O LETREIRO??

    O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem  algo para o cego.

    A frase era:

  • EM BREVE CHEGARÁ A PRIMAVERA E EU NÃO PODEREI VÊ-LA.

    A maioria das vezes não importa O QUE você diz, mas COMO você diz, por isso  tome cuidado em como falar com as pessoas, pois isso tem um peso positivo ou negativo naquilo que você quer dizer.

>>> ESTA É A MAGIA DA COMUNICAÇÃO <<<

21 de agosto de 2008

Mais um dia, mais um dia

Trabalho

Faltam dois gaveteiros de prazo para concluir meu primeiro objetivo na 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho. Depois, é avançar sobre os ofícios, conforme determinação do Diretor ao qual me subordino. Recebi também, meu primeiro salário pós-exoneração, e surpreendentemente, a perda pecuniária não foi das maiores - e isto destacando que houve pagamento de custas processuais da ação dos Quintos (Anajustra) e desconto de dez dias pagos em julho de 2008 pelo exercício da função de Diretor.

Corre o risco de eu me acostumar.


Trabalho Voluntário

Ana passou a noite no Varejão, ajudando na realização da Festa Italiana. De hoje até sábado, todas as noites, com pratos típicos e canções italianas.


Mensagens

Nada de perder tempo, não é? O trecho abaixo, ele todo, é de autoria de Gibran Khalil Gibran.

Trago-te um recado da vida, vem selado em carta com carimbo de

urgência e tem o seu nome escrito em letras simples, mas fortes o
bastante para que não ocorra mal entendidos.

A carta tem apenas algumas linhas, que é para que você leia com
atenção e grave em sua alma a mensagem de amor que os anjos querem te
oferecer, para ver você feliz.

E, a felicidade não parece ser daqueles que possuem tudo o que
desejam, mas daqueles que aprenderam a fazer de cada oportunidade o
melhor momento de suas vidas, a dar o melhor de si para provar que
podem sempre fazer algo melhor.

Aprenda que as horas no relógio marcam o tempo que perdemos pensando no
passado que não volta, nos sonhos que deixamos de realizar, nas coisas
que não possuímos e que na verdade não nos fazem a menor falta.

Os minutos que parecem lentos já são horas, as horas já são tardias,
um novo dia chegou e novas marcas em seu rosto mostram que os anos
estão passando, e o tempo não volta.

Então leia a mensagem e grave-a na alma, é o recado querido de quem te ama:

"Tenha felicidade bastante para que possa suportar os momentos
tristes, dificuldades para que venças e te fortaleça a cada luta,
sonhos para que busque a cada dia um novo objetivo, Um amor infinito
que te aqueça a alma, uma fé inabalável e esperança sempre, para que
não te faltes o desejo de viver cada dia melhor, todos os dias.

O que a vida quer da gente é simplesmente coragem!"

"Aprendi o silêncio com os tagarelas; a tolerância com os intolerantes
e a bondade com os maldosos. Não devo ser ingrato com esses
professores."

Gibran Khalil Gibran


Radioamadorismo de competição

Final do mês, último final de semana, tem o SCC RTTY Contest, de 09h00min de sábado até 09h00min de domingo. No mesmo sábado, 08h00min, vamos sofrer na cadeira do dentista.

Regulamento do contest em http://lea.hamradio.si/~scc/rtty/htmlrules.htm

20 de agosto de 2008

11 x 7? Alvíssaras!


Saúde


Tive hoje o retorno ao clínico-geral, pela manhã. Dr. Luís Antonio (Rua Santo André, em Jaboticabal) atendeu-me como primeiro paciente do dia e animou-se com minha franca recuperação, que devo à "terapia ocupacional", vulgo trabalho.


Entendeu o médico que posso reduzir o Lexotan 3mg para ¼ (um quarto) de pastilha por noite, antes de dormir, e apenas por mais dez dias, encerrando o consumo desse medicamento.


Manteve, todavia, o Tryptanol, reputando a ele o efeito benéfico do sono, controle da depressão e recuperação do apetite – estou com 71 kg e ainda faltam 4 kg para a marca anterior a 21.7.2008. Marcou nova consulta para 19 de setembro, 08h00min, e mediu a pressão, milagrosamente estacionada em 11 x 7! Há dois anos não conseguia medição tão baixa, creditando esse fato também ao trabalho.


Saí do consultório por volta de 08h10min, e ainda deu tempo de correr para a Academia Saúde Total, fazer 5 km em esteira (38min) e praticar exercícios com os equipamentos.




Trabalho


Continuei com os vencimentos de prazo na 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho, com alguns casos mais complexos que me obrigaram a diminuir o ritmo. Hoje houve aniversário de uma estagiária da 1ª Vara e lá fui eu "beliscar" o bolo de chocolate e leite "Ninho".


O ritmo de trabalho dos Juízes de ambas as Varas é impressionante, e hoje Dr. Wellington ainda aguardou até 18h00min pela chegada de uma cautelar. No fim, o advogado não apareceu. Ainda assim, dei mais valor ainda aos Juízes da Casa, percebendo-se claramente que são bastante trabalhadores. Na 1ª Vara, por exemplo, surpreendi o Juiz fazendo audiências sem Secretário de Audiências.


No fundo, isso tudo mostra algo que todos nós já sabemos. Há Advogados e advogados, Lixeiros e lixeiros, Médicos e médicos, Alfaiates e alfaiates e Juízes e juízes.




Enologia


Meu Chefe (Jaime R Luiz) na 2ª Vara demonstrou algum interesse pelos vinhos produzidos com a uva Shiraz (ou Syrah), mencionando o viticultor nacional Miolo (especificamente TerraNova). Passei algumas características da uva, mas ao chegar em casa, resolvi pesquisar um pouco mais e reproduzir aqui pequena parte da "Bíblia do Vinho, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003" redigida por Karen MacNeil. Eis o resultado:


A syrah me lembra aquele tipo de rapaz que usa botas de caubói com traje a rigor. A syrah é rústica, masculina e, no entanto, elegante. De fato, na virada do século XX o estudioso de vinhos e escritor britânico George Saintsbury descreveu o famoso vinho Hermitage, do rio Ródano (feito exclusivamente com uva syrah) como "o vinho mais viril" que ele bebera.


Na França, os aromas e sabores fortes e exuberantes da syrah inclinam-se para couro, terra úmida, amora preta silvestre, fumaça, carne assada e especialmente pimenta e temperos. Os melhores vinhos têm um retrogosto cinético, com sabores que detonam no palato como se fossem minúsculas granadas. Os syrahs mais enfáticos do mundo provêm do norte do vale do rio Ródano. Ali, em pequenos distritos vinícolas exclusivos, como Hermitage e Côte-Rôtie, a única uva tinta permitida é a syrah. Na parte sul do Vale do Ródano, a syrah em geral faz parte das misturas que formam o Châteauneuf-du-Pape e o Gigondas. Na Austrália e na Califórnia; a syrah adquire um caráter mais macio, denso e xaroposo, semelhante a boysenberry.


No século XVII, os huguenotes franceses levaram a syrah da França para o cabo da Boa Esperança, na África do Sul, onde foi rebatizada como shiraz. Da África do Sul foi levada para a Austrália, onde também é chamada de shiraz e hoje produz deliciosos tipos de vinho. O shiraz mais famoso da Austrália é o Grange (antes chamado de Grange Hermitage). A Austrália também produz numerosas misturas de shiraz com cabemet.


Não se sabe ao certo por que o nome syrah mudou para shiraz na África do Sul e na Austrália, embora uma lenda popular muito improvável diga que a syrah pode ter se originado perto da cidade persa de Shiraz e mais tarde teria viajado para a França através da Grécia. Ainda assim, isso não explica por que uma uva conhecida como syrah na França receberia em certa época um nome persa quando levada para a África do Sul e para a Austrália nos séculos XVII e XVIII.


No início da década de 1980, a syrah e outras uvas do Ródano começaram a chamar a atenção de produtores de vinhos dissidentes, da Califórnia. Os Rhône Rangers, como passaram a ser chamados, começaram a produzir syrahs extremamente ricos e tão copiosamente embebidos de frutas maduras e apimentadas que a Califórnia logo se tornou uma nova e promissora fronteira para essa uva.




Vinho da noite


Vamos homenagear o interesse alheio e escolher uma ótima oferta da MercoVino, cujo endereço na internet segue mais abaixo. Eis aqui um 100% varietal interessantíssimo, com custo considerado mediano, e pronto para consumo. São 90 pontos (dos 100 possíveis) pela revista especializada Wine Spectator: Glen Carlou Syrah 2004 (Glen Carlou/Paarl Valley) da África do Sul, de R$ 104,00 por 89,00. Tenho certeza que o Ricardo ainda dá um "chorinho" na hora de pagar. Avaliação da revista americana citada: "grande, suculento, com aromas de ameixas, amoras e côco. Muito bem estruturado, com um final musculoso e defumado. Toques minerais. 7.500 caixas produzidas".


Mercovino:


http://www.mercosulvinhos.com.br/site/index.asp


E falando em vinhos, lembrei-me do WRTC 2006 (http://www.wrtc2006.com/site/home.asp) em Florianópolis, quando comandei uma degustação de duas garrafas de seis litros do ótimo Cabernet Sauvignon brasileiro 1999 da Vinícola Aurora. Estavam presentes radioamadores de 35 países diferentes e a sala ficou lotada. Com inglês "macarrônico" contei algo do produtor, do vinho em especial (tratava-se de um millésime) e servimos os convivas, que adoraram. A fotografia nesta postagem foi tirada pelo Doug, K1DG, salvo engano. A camisa pólo traz o símbolo do WRTC 2000 (http://wrtc2000.bit.si/), realizado na Slovenia, quando representei o Brasil juntamente com o Sérgio PP5JR.




Aniversariantes em Jaboticabal


Pequeno churrasco em homenagem aos aniversariantes do mês de agosto, incluindo Luciana, Carlos, Gilberto, Rodrigo e Nilson. Dia 21 de agosto de 2008, na garagem/churrasqueira do Fórum Trabalhista de Jaboticabal. Agradeço o convite, mas em virtude de compromissos profissionais assumidos, não poderei comparecer. Também acho que o coração não agüentaria...

19 de agosto de 2008

Ervilha, tomate?

Dinheiro

Deu na Folha de São Paulo – o mega-investidor George Soros aplicou praticamente um quinto de toda sua fortuna em ações da Petrobrás, ou seja, centenas de milhões de dólares. Nesse meio tempo o mercado acionário despencou, mas ele não se desfez de nenhuma de suas compras. Ou seja, esse tipo de investimento jamais pode ser visto como algo que traga retorno a curto ou médio prazo.

Li em um livro sobre investimentos que a regra do "100" (cem, mesmo, uai...) deve ser seguida para sabermos o percentual de recursos que podemos investir em renda fixa e aplicações de maior liquidez, ou em ativos onde se perde um pouco de liquidez mas alcança-se um retorno maior.

Basta subtrair a sua idade de 100 e pronto... No meu caso, com 42 anos de idade, posso aplicar em média 58% em renda fixa, poupança e DI, resguardando 42% para investimentos em bolsa, multimercados, fundos de ações.

Essa regra pode ser usada independentemente de quanto cada pessoa consegue poupar ao final de cada mês. Isso varia muito de família para família, mas com todas as ressalvas, pode servir de orientação para cada um no que diz respeito às reservas financeiras domésticas.


 

Futebol

O Brasil levou um "chocolate" da Argentina, e serviu para colocar o time brasileiro no seu devido lugar. Quem sabe venha, ao menos, o bronze.


 

Enologia

O vinho da semana (só a Ana está consumindo...) é o Formulae 2001 de Barone Ricasoli, tradicional viticultor italiano da Toscana. Compramos quatro garrafas em oferta na World Wine, ao preço de R$ 28,00 a unidade, certamente porque o momento certo para a degustação já passou. Ainda assim, o vinho se revela fresco ao paladar, perdendo um pouco do nariz pelo tempo decorrido em garrafa.

Um pouco mais caras, trouxemos também duas garrafas de Domaine Pavelot
Savigny-lès-Beaune 2004, avaliadas pela Wine Spectator (http://www.winespectator.com/Wine/Home/) com 88 pontos, entre 100 possíveis. Eis a descrição dos especialistas, com tradução livre: "bastante aromático, oferecendo aromas de rosas, estragão e sândalo, e à boca, ameixas secas, chá e rosas. É complexo, com ótimo final e taninos bem trabalhados. Beber agora ou reservar até 2012. Vinte caixas importadas para os Estados Unidos".


 

Gastronomia

O prato da noite: ervilha, tomate, azeite extra-virgem e sal. Suco de manga para mim, é claro.


 

Saúde

Amanhã bem cedo, retorno ao clínico-geral, para nova avaliação e quem sabe, redução dos medicamentos. Gostaria de passar para meia pílula de Tryptanol pelos próximos 45 dias, e então encerrar com isso. O Lexotan já está sendo consumido pela metade desde o início, salvo raríssimas exceções, quando usei a pílula inteira.


 

Televisão

Interessado numa boa minissérie americana? Não esqueceremos jamais de "Band of Brothers" ou "West Wing", mas "Damages", com Glenn Close, está interessantíssima, retratando um pouco sobre o mundo dos advogados e cortes americanas. Terças-feiras, 21h00min, Canal AXN. Há muita coisa que se relaciona com o que vivemos no dia-a-dia no Brasil...


 

Trabalho

Outro elogio, recebido por e-mail de um(a) dentre muitos(as) dos Juízes(as) aos quais servi nos últimos doze anos: "Olá Vitor, você está exercendo a função de diretor? Se não, a 15ª está no prejuízo perdendo sua capacidade gerencial". Ganhei o dia... Mas agora chega, né... Casa, família, amigos e a Confraria do Vinho em Jaboticabal não me deixam mais partir. São só quinze anos e passam rápidos. A Festa de Aposentadoria está marcada para janeiro de 2023.

Mais um e-mail legal de minha mentora em Campinas, mas esse fica para outra hora...

Obrigado Sílvia, pelas dicas sobre o artigo 195 da Constituição Federal e os despachos sobre Imposto de Renda Retido na Fonte, quando a Fazenda Pública integra o pólo passivo da lide.


 

Tchau mesmo.


 

17 de agosto de 2008

Terapia ocupacional!

Saudade do Pessoal

Alô Gracinha, Gilberto, Roselene, Brígida, Sílvia, Daniel, Anita, Paulinho, Silvana, Rodrigo. Muita saudade dos colegas de Secretaria. Agora que trabalho sozinho e sem muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, sinto saudades dos bons companheiros. Tenho orado constantemente para que tudo na vida de vocês seja muito melhor agora do que durante o tempo em que liderei essa equipe bacana. Quando a gente se coloca de volta no papel que exerceu antes da Direção, sente como é difícil para o "gerente" capitanear tantas personalidades diferentes, e ao mesmo tempo, curti-las.

Mas enfim, o que vale é que os amigos saibam que a saúde está melhorando aos poucos, com auxílio dos medicamentos, e que o acompanhamento psicológico é realmente interessante, embora eu mesmo duvidasse de resultados. Já estou retomando as atividades físicas, praticamente em todos os dias da semana, e doido como sempre fui, já estou trabalhando mais do que a jornada estabelecida por meu novo Chefe.

Estou feliz por trazer n´alma a convicção de ter deixado algo de bom pelo caminho, e que nada alterará esta realidade. Também, que a convivência com grupo tão diverso de pessoas terá servido, reciprocamente, para o engrandecimento de nossas vivências. Jamais esquecerei nossas aventuras na "Cucina di Tullio Santini" em Ribeirão Preto, as churrascadas, as festas...

Valeu a pena. Lembram-se de Fernando Pessoa em seu belíssimo "Mensagem"? Eis aqui um trecho que nos mostra a necessidade de nos mantermos alertas, fortes, com a auto-estima preservada, para enfrentar os problemas ou para alcançarmos algo que consideramos distante. É de "Mar Português":

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.



12 e 13 de Agosto de 2008

Últimos dias de licença-saúde, a primeira licença com mais de um dia que tirei em mais de quinze anos no serviço público federal. Na terça-feira apresentei-me ao novo Diretor, Jaime, na 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho, para trabalhar algumas horas sem apontamento e me ambientar (terapia ocupacional?). Os vencimentos de prazo foram prioridade. Fui de carro na terça e de moto na quarta-feira; realmente nada supera a terapia do trabalho. Os colegas de Secretaria foram muito gentis, e pude trabalhar num canto sem incomodar ninguém. Pelo fato de não mais exercer múltiplas tarefas ao mesmo tempo, pude resolver grande número de problemas nos "vencimentos" em pouco tempo.


14 de agosto de 2008

Início oficial de atividades na 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho (conforme publicação do Diário Oficial http://www.scribd.com/doc/4621783/Diario-Oficial-de-07ago2008), com jornada diária de sete horas, e voltando, após quatorze anos, a assinar o livro-ponto. Enquanto o horário de verão não chega, viajaremos Ana (minha esposa) e eu em um só carro, geralmente estacionado a poucos metros do edifício do Fórum. A viagem dura de 25 a 30 minutos, dependendo do trânsito e há pedágio na ida e na volta; são aproximados 45km de percurso. Sob ordens do Ilmo. Senhor Diretor de Secretaria, prossegui com vencimento de prazos e são poucas as sugestões ao Exmo. Juiz que voltam com alguma correção, visando me adequar às particularidades da Vara.

À noite, e acompanhado de dois médicos amigos, seguimos em Van para Ribeirão Preto. Degustamos quatro vinhos da Borgonha (França) e jantamos na World Wine, loja especializada em vinhos naquela cidade. Segui rigorosamente a orientação dos amigos, e apenas nesta noite, não consumi a meia pastilha de Lexotan, e nem a pequenina pílula de Tryptanol. A bem da verdade, o grupo de convivas era grande: Osvaldo e Adriana, Pedro e Sônia, Cláudio e Lúcia, Victor, Ana e eu; ficamos apenas sem a companhia da esposa do Victor, Eliana, que está na Austrália a trabalho, por conta da UNESP. E não podemos esquecer o motorista, o Zé... Nada seria possível sem ele, haja vista a lei seca. Foi uma noite muito agradável, e especial, por dividir com os amigos a paixão especial que temos pelos bons vinhos. Se não me engano, começamos com um Chablis 2006 de Laroche, passamos para um Bourgogne 2004 de Dufouleur, entramos com um Savigny-les-Beaune 2004 de Pavelot e fechamos com um grande Fixin.


15 de agosto de 2008

Fundação de Sorocaba (minha terra natal) e feriado em Belo Horizonte, segundo me confidenciou Harley, Assistente de Juiz da 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho. Muito calor ali na cidade. Muitos prazos a vencer, e ao final do dia, uma conversa privada com o Excelentíssimo Juiz Titular da Vara, para agradecer a maravilhosa recepção havida.

Ao chegarmos em casa, preparamos as malas para visitarmos nossos parentes em Sorocaba e Araçoiaba da Serra, no dia seguinte. Encomendamos aquela pizza do Oscar e comemos como condenados. Não tenho dúvida de que o restabelecimento de meu apetite se deve ao Tryptanol, como previu o clínico-geral, Dr. Luís Antonio.


Mais de Elio Gaspari em 17 de agosto de 2008

Já tive oportunidade de indicar aos amigos leitores a coluna de Elio Gaspari aos domingos, na Folha de São Paulo. Os livros que ele indica, volta e meia, em sua coluna, são valiosíssimos na formação de qualquer cidadão. Minha área de interesse principal é a Segunda Guerra Mundial, e por incrível que pareça, após ter comprado a magnífica obra "Pós-Guerra" de Tony Judt http://py2ny.blogspot.com/2008/05/livros.html, eis que agora se me apresenta mais uma novidade. Vejam o que ele diz sobre um famoso repórter de Guerra e preparem seus bolsos – comprem o livro:

GROSSMAN, O GRANDE REPÓRTER DA GUERRA (Elio Gaspari)

Saiu um bom livro com a história de um grande jornalista sobre o maior combate da história humana, a frente russa de 1941 a 1945, com seus 30 milhões de mortos. É "Um Escritor na Guerra – Vasily Grossman com o Exército Vermelho", de Anthony ("A Queda de Berlim") Beever e Luba Vinogradova.

Grossman (1905-1964) foi para a frente logo que a guerra começou e, até entrar em Berlim, passou por Stalingrado, Kursk e pelo que fora o campo de concentração de Treblinka. Durante todo esse tempo, mandou reportagens para o jornal "Estrela Vermelha", cartas para a família e preservou seus cadernos de anotações. Beever trabalhou em cima desse material e produziu o que pode ser o melhor livro sobre o trabalho de um jornalista durante uma guerra. Pudera, pois além de ser um excepcional repórter, Grossman escreveu o romance "Vida e destino" (infelizmente inédito em português), obra comparada a "Guerra e Paz", de Leon Tolstói. Ele acompanhava soldados e generais de carne e osso, perto das balas. Nada a ver com as fanfarronadas de Ernest Hemingway. A entrada do repórter em Kiev, onde deixara a mãe, e sua narrativa do massacre dos judeus (como ele) são uma aula de emoção contida.

Grossman descreve a Alemanha derrotada sem orgulho ou prazer: "Há muitas jovens chorando. Aparentemente, sofrem pelo que lhes fizeram nossos soldados". Ele entrou no gabinete de trabalho de Hitler no dia 2 de maio de 1945 e afanou alguns carimbos. Um dizia: "O Führer concordou".

Num tempo em que uma parte da humanidade virou bicho, Grossman contou duas histórias de bichos que valem o livro. Em Stalingrado, conheceu Kuzchenik, o camelo de um soldado cazaque. O animal entrincheirava-se durante os bombardeios e fora ferido três vezes. Um comandante disse que condecoraria Kuzchenik se ele chegasse a Berlim. Ele foi e cuspiu na escadaria do Reichstag.

Antes de voltar para Moscou, Grossman foi ao zoológico da cidade e viu uma gorila morta.

- E ela era feroz? Perguntou ao tratador dos macacos.

- Não. Ela apenas rosnava muito. As pessoas são mais zangadas.


Disco da Noite (17.8.2008)

"Brahms para Milhões", originalmente de "Deutsche Grammophon" e lançado no Brasil pela Phonogram em 1972, parte de uma coleção "para Milhões". Destaque para as "Danças Húngaras 5 e 6" na interpretação da Filarmônica de Berlim, com regência do magnânimo Herbert Von Karajan. Atenção – LP (long play) de vinil, 33 rotações por minuto, para tocar na vitrola CCE com grandes caixas acústicas de madeira.

12 de agosto de 2008

Running to WRTC Rússia

A briga por uma vaga no WRTC-2010 – Rússia

A disputa pela vaga destinada ao Brasil no World Radio Team Championship (WRTC) 2010 está acirradíssima entre PY2NY (este blogueiro...) e PY8AZT Luc.

O principal site da internet que cobre todas as seletivas para o Campeonato Mundial de Radioamadorismo é www.radio-sport.net e a matéria tratando, em particular, da disputa interna no Brasil está, em relação a agosto de 2008, em:

http://wrtc.radio-sport.net/SA_ranks0808.htm

A materia em inglês segue abaixo com tradução tosca, elaborada pela internet. As chances de Luc me ultrapassar na disputa pela vaga são muito grandes, pois ele ainda dispõe de opções neste final de ano e do Russian DX Contest em 2009. Portanto, as probabilidades de termos um colega do Norte/Nordeste como Team Leader brasileiro no WRTC-2010 são muito grandes.

Eis aí o excerto do website mencionado:

Vitor Santos PY2NY remains in the lead of the all-Brazil SA #1 competition in qualifying for the 2010 World Radiosport team Championships.

Vitor Santos PY2NY lidera a competição nos "qualifying" da região "Brasil SA #1" para o World Radiosport Team Championship 2010.

In the Brazilian battle, no one garnered more points in the ARRL DX tests than Santos PY2NY, as he used single op efforts to grab 523 WRTC points in ARRL CW and a full 620 in ARRL SSB, boosting his lead.

ARRL Contests: http://www.arrl.org/contests/

Na batalha brasileira, ninguém conseguiu tantos pontos nos Contests da ARRL (American Radio Relay League) como Santos PY2NY, que usou seus esforços na categoria "Single Operator" para somar 523 pontos no ARRL CW (telegrafia) e 620 pontos no ARRL SSB (fonia), aumentando sua liderança.

ARRL SSB Contest Results: http://www.arrl.org/contests/results/2008/dxph.pdf

PY2NY Vitor Santos, 9º classificado Mundial, página cinco do documento acima.

Santos leads Luciano Moreira PY8AZT (now PT7AG) by 764 points. Moreira earned 434 in ARRL CW and 496 in ARRL SSB as part of the ZY7C Multi-op team, but that left him further behind. He now trails by 268 points.

Santos PY2NY liderava com 764 pontos de vantagem sobre Luciano Moreira PT7AG/PY8AZT. Moreira conseguiu 434 pontos no Contest ARRL CW (telegrafia) e 496 pontos no ARRL SSB (fonia) como participante do time de ZY7C na categoria Multi-operadores, mas isto o deixou ligeiramente para trás. Moreira agora tem desvantagem 268 pontos.

Still, Moreira has the chance to overtake Santos, as PY2NY is already at his max of eight qualifying scores, while PY8AZT has only seven total scores so far.

ARRL CW Contest Results:
http://www.arrl.org/contests/results/2008/dxcw.pdf

PY8AZT Luc Moreira, 6º classificado Mundial, páginas 4 e cinco do documento acima.

Todavia, Moreira têm chances de ultrapassar Santos, posto que PY2NY já contabilizou seu máximo de oito "scores", enquanto PY8AZT têm apenas sete deles somados.

3 de agosto de 2008

Care Brasil

A CARE BRASIL AGRADECE A CONFIANÇA E APOIO QUE RECEBEU DOS SEGUINTES FUNDADORES:

A JOHN WATSON

ADRIANA G. SABOYA DE ALBUQUERQUE

ANA LUCIA PEREIRA

BOLIVAR LAMOUNIER

CARLOS ANDRE MANTOVANI

CARLOS ROBERTO MANTOVANI

CARLOS SUPLICY DE FIGUEIREDO FORBES

CATARINA VON ZUBEN

CHRISTIAN DIOR DO BRASIL

EDGAR KAPP

FABIO FELDMANN

FLAVIO BASTOS NASCIMENTO

GAY J MCDOUGALL

GENEVIEVE ABEL

GRADIENTE ELETRONICA S/A

MARCIA BEATRIZ CARNEIRO ARAGAO

MARCIA MARIA KIEFER

OSNI DE OLIVEIRA FERREIRA

ROBERTO POMPEU DE TOLEDO

SAMI DIBA

SIMON SCHWARTZMAN

SIMONE BORMANN

THYSSEN COMERCIAL BRASIL

VEIRANO E ADVOGADOS ASSOCIADOS SP

VITOR LUIS AIDAR DOS SANTOS

WURTH DO BRASIL PECAS DE FIXACAO LTDA.

A relação completa foi "enxugada". Vitor Luis Aidar dos Santos é membro–fundador da Care Brasil desde 2001.