29 de setembro de 2008

Não nego a origem

ANTIGO CUMPRIMENTO ÁRABE:

"Tomara que a chuva caia sempre nos teus campos, que o vento sopre sempre em tuas costas e que o sol ilumine sempre o seu rosto. E até que eu te veja de novo, que Deus te carregue sempre na palma de suas mãos."
 
Na hora de procurar a Lei 8009/90 (que discorre sobre bem de família), topei com o blog de uma serventuária da Justiça Estadual em São Bernardo do Campo, que teve que se desfazer de seus 3.000 livros quando saiu do interior e se instalou nessa grande cidade. O perfil da colega de trabalho é interessante mostra o gosto por áreas tão distintas quanto Direito e Arquitetura.
 
E o melhor, foi encontrar essa bonita frase. Quando pensamos nas pessoas dessa forma, exalamos a essência do que é ser humano, independentemente de cor, raça, sexo ou religião.
 
Curiosamente, a blogueira só lança postagens sobre leis, embora deixe transparecer em seu perfil o potencial para contar algo mais sobre si própria seus histórias.
 
Vai o link:
 
 

 

28 de setembro de 2008

CQ WW RTTY PY2NY SOAB LP

> CQ Worldwide DX Contest, RTTY
>
> Call: PY2NY
> Operator(s): PY2NY
> Station: PY2NY
>
> Class: SOAB LP
> QTH: Jaboticabal, SP
> Operating Time (hrs): 29
>
> Summary:
> Band QSOs Pts State/Prov DX Zones
> -------------------------------------------
> 80: 0001 0001 0000 0001 0001
> 40: 0148 0427 0028 0040 0017
> 20: 0500 1483 0051 0051 0019
> 15: 0401 1192 0039 0059 0020
> 10: 0098 0288 0003 0035 0011
> -------------------------------------------
> Total: 1148 3391 0121 0186 0068 Total Score = 1,271,625
>
> Club: TuPY Dx Group
>
> Comments:
>
> Much better now, with a little bit better propagation. Anyway, lost best
> part of
> 40m openings at sat and sun morning, while sleeping hi hi... Very old and
> very
> tired hi hi hi !! Thanks everybody for contact and for your pacience
> listening
> my 100 w signal... See you at SSB and CW parts...
>
>
> Posted using 3830 Score Submittal Forms at:
> http://www.hornucopia.com/3830score/

25 de setembro de 2008

Sem filhos, de novo?

Eis aqui a matéria publicada na "Folha de São Paulo" deste 25.9.2008, tratando exatamente do tipo de família que Ana e eu constituímos, sem filhos. A opção está intimamente ligada ao desempenho profissional e à fruição do lazer. No Brasil, ainda há preconceito, claro ou oculto, contra os casais sem filhos, que são vistos como egoístas. Como a antropóloga mencionou no artigo, os valores demoram a mudar. Enfim, compomos 3,4% das famílias brasileiras... Segue abaixo o artigo.
 
 
Cresce o número de casais sem filhos entre os mais ricos

Novo modelo de família passou a representar 3,4% do total de domicílios em 2007, o equivalente a 1,94 milhão de casais

Em média, o rendimento per capita desse tipo de casal é de 3,5 salários mínimos, o que os coloca entre os 10% mais ricos da população

Os casais sem filhos em que ambos os cônjuges trabalham figuram cada vez mais no retrato da família brasileira, aponta a Síntese de Indicadores Sociais. Em 2007, esse novo modelo de família passou a representar 3,4% do total de domicílios, o equivalente a 1,94 milhão de casais. Em 1997, esse perfil somava menos de 1 milhão.

Segundo Ana Lúcia Saboia, gerente de Indicadores Sociais do IBGE, esse modelo tem crescido muito em sociedades industrializadas e é chamado de "dinc" (na sigla em inglês para duplo rendimento e nenhuma criança). Na prática, segundo o instituto, permite que o casal tenha mais recursos para se dedicar ao trabalho e ao lazer. "O resultado pode significar a escolha de não ter filhos, mas há também a influência do retardamento da maternidade para a busca profissional", diz Saboia. Em 58,7% desses casais, a pessoa de referência (considerada chefe de família, não só por questões econômicas) tinha até 34 anos, o que pode, segundo o IBGE, refletir o adiamento da decisão de ter filhos.

É o caso de Flávia Assis, 31, que já gostaria de ser mãe, mas pretende se estabilizar profissional e financeiramente antes. Ela e o marido são tradutores autônomos. "Sei que para a mulher é bom ter filho cedo, mas adiamos porque não tivemos ainda disponibilidade financeira", diz ela.

A pesquisa mostra que esse arranjo familiar ainda está restrito às classes de renda mais alta. Em média, o rendimento per capita desse tipo de casal é de 3,5 salários mínimos, o que os coloca entre os 10% mais ricos da população.

Para a antropóloga Miriam Goldenberg, o resultado reflete que a opção de não ter filhos começa a ser vista como legítima. "Até hoje, no Brasil, não ter filhos é um problema do casal ou da mulher, e muitas vezes é visto como fracasso. Isso acontece porque a família tem valor fundamental", disse.

A relações-públicas Brígida Moreira, 48, diz ter feito essa opção na adolescência. Casada há 19 anos, ela se disse surpresa ao saber do crescimento dos casais com o seu perfil. "Ser mãe deixou de ser o grande sonho feminino. Foi um sonho imposto por muito tempo, e muitas que não deveriam ser mães aceitaram. Agora as pessoas têm o poder de decidir."

Goldenberg destaca que os dados reforçam também a tese do adiamento do casamento e da maternidade. "Ter filhos mais tarde já é algo corriqueiro em muitos países, mas, no Brasil, quando a mulher chega aos 35 anos, entra em crise. Apesar dos comportamentos estarem mudando, os valores demoram mais para mudar", disse.

24 de setembro de 2008

CSI Miami e corrupção

C S I Miami (Canal AXN, quartas-feiras, 21h00min)

Hoje o seriado americano "CSI Miami" terminou de maneira interessante, com a prisão de um policial do FBI que mentiu e se omitiu na morte de uma informante que era, ao mesmo tempo, sua amante.

Esse seriado cativa, pois mostra os casos diários do Laboratório Criminal de Miami. Os agentes ali podem participar de ações policiais, embora trabalhem, no mais das vezes, apenas no pós-crime.

A parte final do episódio de hoje mostrou que as pessoas podem, a seu devido tempo, reparar ou concluir algo que tenham deixado inacabado no passado. Uma das peritas declarou que sabia do envolvimento do policial mencionado com uma das informantes, três anos atrás, e que mantivera silêncio para evitar problemas para a investigação que se dava à época.

Indagada pelo chefe do Laboratório CSI, agora que o caso estava resolvido e que o "todo poderoso" oficial do FBI iria pagar por seus erros, admitiu que se sentia melhor. Seu superior reiterou que sempre é tempo.

E sempre haverá tempo para, cada qual a seu modo e momento, combatermos a corrupção que campeia no país e em suas instituições. Não é tarefa fácil e demanda mais coragem do que podemos ter, mas é algo essencial para a construção de uma nação melhor.


Corrupção

Corrupção, no dizer de Pasquino (in Dicionário de Política / Norberto Bobbio, Nicola Matteuci e Gianfranco Pasquino, 5. Ed. – Brasília: Editora Universidade de Brasília : São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000) é:

Transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor.

É uma forma particular de exercer influência: influência ilícita, ilegal e ilegítima. Amolda-se ao funcionamento de um sistema, em particular ao modo como se tomam as decisões.

Aconselho a leitura de todo o verbete nessa magnífica obra. Adquiri através do IMESP há alguns anos, logo após a morte do magistral Norberto Bobbio.

Espero ter chance de contribuir algum dia, nesse campo em particular, como já contribui com trabalho e dedicação, reconhecidos pela comunidade, mas rejeitados pelo meu ex-superior. Difícil será encontrar expressão tão distinta quanto a encontrada por Pasquino.

23 de setembro de 2008

Dia da Árvore

Dia da Árvore
Esqueci completamente, que o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro de cada ano. Aliás, não vi nada ostensivo sobre o tema na TV ou jornais, o que significa que a preocupação ecológica do brasileiro diminui a cada dia.
 
Gente
Ainda há gente maravilhosa no mundo. São poucas pessoas mas estão escondidas por aí. E por que será que o número não aumenta? Por que a hipocrisia é fator dominante? "Só me interessam os bens que despertam no populacho a inveja de mim por possuí-los - Petronio, Século I D.C" - a resposta? 
 
Aniversário
Da mamma mia! Dia 24 de setembro. Comprou uma máquina fotográfica digital, e vai ganhar uma caixinha de chocolates Kopenhagen quando formos para Sorocaba em nossa próxima viagem.
 
Prazeres
Mais trinta dias e retomamos os prazeres da vida. O jantar festivo no "Le Piramide" em comemoração ao aniversário de Ana (20.7.2008) e que havia sido suspenso por causa do golpe baixo sofrido em 19.7.2008, será enfim remarcado para um sábado qualquer, com direito a hotel e táxi em Ribeirão Preto.

21 de setembro de 2008

Any Given Sunday...

Sexta-Feira, dia de médico...

Voltei ao consultório do Dr. Luis Antonio na sexta, pela manhã. Fui atendido com a habitual atenção pelo médico que fez os exames de praxe e ao final, autorizou a redução do Tryptanol. Finalmente! Serão quinze dias com meia pílula e depois outros dez dias com meia pílula dia sim, dia não. Dentro de trinta dias, estará encerrado "oficialmente" o período de depressão provocado pelos dois únicos juízes que me decepcionaram em 15 anos de atividade no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – os últimos doze em Jaboticabal. Graças a Deus, minha esposa, minha mãe, médicos, trabalho, e amigos, estou bem - obrigado!!!


Sábado, dia de Tullio Santini

Neste sábado, viajamos Ana e eu para Ribeirão Preto, mais uma vez. Foi a segunda vez que fizemos a "viagem relâmpago" motivada por vinhos... Sim, pois tínhamos encomendado duas caixas de Heartland Red 2006 Stickleback South Australia com o Ricardo, da Mercovino. Dessas doze garrafas, quatro eram encomenda de Pedro e Sonia, aqui de Jaboticabal.

Esse vinho australiano é um blend, e foi cotado com 87 pontos pela Wine Spectator (http://www.winespectator.com/), além de estar no grupo de 90-95 pontos de Robert Parker http://www.erobertparker.com/newsearch/pTextSearch.aspx?textSearchString=heartland%20stickleback%20red%202006) . Pode aguardar em adega até 2012, e custou a bagatela de R$ 37 por unidade.

A surpresa é que, ao chegarmos em Ribeirão, por volta de 12h45min, seguimos direto para a Cucina de Tullio Santini (somos clientes antigos da casa!) visando um bom almoço. Sentamos e pedimos uma entrada, e logo o telefone celular da Ana tocou – eram justamente Pedro e Sonia, que estavam, naquele momento, fechando negócios com o Ricardo na loja mencionada. Em meia hora, estavam sentados conosco na cantina italiana, onde apreciaram um Risotto Capri, enquanto Ana e eu nos divertimos com boas massas. O vinho que apreciamos neste almoço era o já conhecido e versátil Montes Cherub Syrah Rosé 2006 (Chile) e conversamos bastante até 15h30min, quando saímos, separamos as garrafas e tocamos para nossos destinos.

Ana e eu passamos mais uma vez no Pão de Açucar, e de lá trouxemos os sorvetes Häagen Dazs (http://www.haagendazs.com/) soberbos, aos quais não resistimos... Compramos alguns queijos, incluindo Brie, Camembert, Gruyere, e Appenzeller. Este último é de uma pequena cidade suíça que Ana e eu conhecemos e onde descobrimos esta maravilha – queijo duro ligeiramente condimentado. Conheça um pouco da empresa e da área em http://www.appenzeller.ch/start_e.htm , e lembre-se que viajar é sempre o melhor negócio na vida das pessoas.

Às 18h00min já estávamos de volta. Assistimos a dois filmes, um com Adam Sandler e Kate Beckinsale, comédia despretensiosa com título em inglês de "Click", e trilha sonora bastante razoável.

Aliás, a trilha sonora nos inspirou a rever o DVD de clips do grupo irlandês "The Cranberries", especialmente as músicas "Linger" e "Ode to my family". Ok, somos quarentões, mas e daí? Conheçam essas velhas músicas do grupo. "Linger" é tocada na "Vicar Street" de Dublin, que Ana eu também conhecemos. Dublin, capital irlandesa e terra dos pubs, e da cerveja preta Guinness, a melhor cerveja preta do mundo...

Veja o clip de "Linger"


E assista "Ode to my Family" em


Se preferir um versão com legendas vá para http://br.youtube.com/watch?v=nGbSClKa33M

Mais tarde, acompanhamos um trecho de Jack Nicholson e numa comédia romântica bem ambientada, com título "Alguém tem que ceder". Jack Nicholson é um dos maiores atores do cinema mundial, com absoluta certeza. Estão no filme, também, Diane Keaton e Keanu Reeves. Para se lembrar, veja as fotos em http://www.imdb.com/media/rm2677119232/tt0337741?slideshow=1 e divirta-se. Ou alugue o filme com título em português "Alguém tem que ceder".

No sábado a noite, continuei participando da atividade radioamadorística promovida pelos radioaficcionados dos países escandinavos. Já postei aqui, em algum lugar, meu score final.


Domingo, dia de NFL (Futebol Americano)

E hoje, domingo, com chuva ou tempo fechado o dia inteiro, nada melhor do que um risotto vegetariano, acompanhado de um bom vinho branco chileno Anakena Sauvignon Blanc 2006. Para o filme, uma revisão de "Any Given Sunday" ou "Num domingo qualquer", com Al Pacino, Cameron Dias, e outros astros. Direção de Oliver Stone, curiosamente falando de futebol americano, mas com uma boa trama.

Veja um pequeno trecho aqui


A fala de Al Pacino, no intervalo de um dos jogos, foi disponibilizado pelo youtube e é usado por administradores de empresas ou gerenciamento de recursos humanos, enfatizando o "jogo em equipe". Al Pacino, outro mestre da interpretação!

Não raras vezes me pergunto porquê gosto tanto de assistir Futebol Americano (http://www.nfl.com/) mas a resposta é simples, de mim para mim mesmo: é como um grande xadrez, um jogo altamente estratégico, onde a conquista de território é o mais importante. Assistir uma partida inteira é demorado, mas cativa qualquer pessoa que gosta de estratégia e força. Vá entender!! É a mesma coisa com o baseball, que também assisto de vez em quando e mesmo o hóquei sobre o gelo. Ana e eu já assistimos in locu duas partidas de baseball; uma vez em Filadélfia (USA) e outra em Toronto (Canadá) e foi legal...

Também me pendurei na torre aqui em casa, para retirar um ninho de bem-te-vi. Esses pássaros estão me desafiando, pois semana após semana tentam reconstruir sua casa num ponto estratégico da torre. Bom que se diga que em nenhum momento, destruí ninhos com ovos ou filhotes.

E é isso por hoje.

SAC CW PY2NY SOAB LP

Olá Pessoal, mais um conteste para a coleção... Tive outros compromissos e dediquei-me apenas por três horas e na categoria Low Power.
 
 
Subject: SAC CW PY2NY SOAB LP

>                    Scandinavian Activity Contest, CW
>
> Call: PY2NY
> Operator(s): PY2NY
> Station: PY2NY
>
> Class: SOAB LP
> QTH: Jaboticabal, SP
> Operating Time (hrs): 03
>
> Summary:
> Band  QSOs  Mults
> -------------------
>   80: 0000   0000
>   40: 0051   0026
>   20: 0004   0004
>   15: 0011   0009
>   10: 0000   0000
> -------------------
> Total: 0066   0039  Total Score = 6,552
>
> Club: TuPY Dx Group
>
> Comments:
>
> A lot of other things to do here and around make me away of this contest at this
> weekend. Anywy, was nice to listen and work a lot of Scandinavia stations with
> 100w - 40m was the best band and 15m a surprise at the end of the contest.
> 73 !! PY2NY

20 de setembro de 2008

WAE SSB PY2NY Single Op LP

Abaixo, meu desempenho horrível no WAE SSB Contest, em setembro de 2008. Participei na condição de Low Power (até 100 watts de potência). Uma de minhas piores participações em virtude da péssima propagação. Todos os radioamadores aguardam pacientemente pelo novo ciclo solar, com melhora nas condições gerais.
 
>                    WAE DX Contest, SSB
>
> Call: PY2NY
> Operator(s): PY2NY
> Station: PY2NY
>
> Class: Single Op LP
> QTH: Jaboticabal, SP
> Operating Time (hrs): 08
>
> Summary:
> Band  QSOs  QTCs  Mults
> -------------------------
>   80: 0000  0000   0000
>   40: 0017  0000   0030
>   20: 0258  0274   0074
>   15: 0005  0001   0010
>   10: 0000  0000   0000
> -------------------------
> Total: 0280  0275   0114  Total Score = 63,270
>
> Club: TuPY Dx Group
>
> Comments:
>
> Worst than ever before! I gave away just because we have NO propagation at our
> side... Doing this with low power? Well, let´s go to TV and watch something
> else more funny!! Anyway was a pleasure to find my old friends on the air
> again.
>
>
> Posted using 3830 Score Submittal Forms at:
http://www.hornucopia.com/3830score/

18 de setembro de 2008

Kurt Masur

Mais um espetáculo maravilhoso na TV por assinatura. Magnífico concerto em comemoração ao aniversário de 80 anos do maestro Kurt Masur. Ana e eu acompanhamos apenas a parte final do evento, que foi curiosamente encerrado com "Garota de Ipanema". O concerto foi sediado em Leipzig, com a orquestra sinfônica da cidade e em benefício da Fundação Mendelssohn. A referência à música brasileira originou-se na passagem do maestro pelo Brasil há anos atrás, quando ele conduziu uma apresentação na praia de Copacabana, sob muita chuva.
 
Para aqueles que se interessarem um pouco mais pela vida do brilhante maestro, é só consultar (em inglês) o site:
 
JUNE 16, 2007
Maestro Masur will lead the Gewandhaus Orchestra as part of a special gala to celebrate his birthday and to benefit the Mendelssohn Foundation. The concert will feature a varied, celebratory program, with guests including the Mitteldeutschen Rundfunk Chor (Brahms: Liebeslieder Waltzes) and Anne-Sophie Mutter (Mendelssohn: Violin Concerto). Works by other composers will highlight Masur's conducting career in the United States (Bernstein and Gershwin) and France (Dukas).

Mercado Acionário

O mundo todo se assustou com a queda das bolsas, e já houve referências à crise de 1929. A situação atual é decorrëncia natural do fenômeno da globalização e conduz todas as economias para o mesmo buraco das potências mundiais. Eis o porquê dos movimentos sazonais em bolsa, variando conforme as economias de países como USA, China, Rússia, etc...
 
Isto apavora especialmente o pequeno investidor, que não tem ainda noção de que a aplicação em bolsa traz efeitos positivos apenas a longo prazo. O mercado de ações não deve ser opção para aqueles que precisam de retorno a curto prazo, e nem para aqueles que sofrem do coração!
 
Outra dica importante é variar o portfólio de títulos, com empresas de diversas áreas. Desta forma, o impacto das variações mundiais é menos sentido e as perdas são diluídas.

16 de setembro de 2008

Law / Lei

Resolvi fazer o teste da Escola da Magistratura do TRT da 15ª Região. Eles precisam de tradutores (inglês/português) voluntários para a Revista do Tribunal. Como ando me interessando bastante pelo direito comparado e disponho de alguma literatura básica em casa, arrisquei. Como escrevi no e-mail em resposta para a Escola, em auto-avaliação me concedo a nota seis (06). Mandei para o blog para que eu tenha o texto disponível no futuro, se precisar. Críticas serão sempre bem recebidas...


 

RESUMO: Projetos de Lei nº 4.915 e nº 5.762, ambos de 2005 (Câmara dos Deputados), e PLC nº 83, de 2008 (Senado Federal), que "define o crime de violação de direitos e prerrogativas do advogado". Inconstitucionalidade e inconveniência político-legislativa. Inconstitucionalidade por estatuir tipo penal incriminador alheio ao Programa Penal da Constituição. Inconstitucionalidade por configurar "tipo penal aberto", violando o direito fundamental à garantia da reserva legal. Possibilidade de conflito ou colisão com imunidade de magistrados, membros do Ministério Público, parlamentares e até mesmo de advogados, no exercício das respectivas funções. Possibilidade de criminalização de convicção de magistrado, membro do Ministério Público e Parlamentares (CPI´s), criando hipótese de "crime de hermenêutica". Inconveniência da política generalizada de criminalização de condutas banais. Violação do Princípio da Intervenção Mínima. Intimidação concreta das autoridades públicas na atuação de combate ao crime organizado, funcionando como "peia" inibitória nas medidas judiciais de produção de provas. Excessos recentes da Ordem dos Advogados do Brasil (seções estaduais), a tisnar o nome e a imagem de autoridades e cidadãos diversos, em circunstâncias tais que, a vingar o teor do PL n. 4.915/2004, teriam, na ótica daquela ordem profissional, configurado "crimes". Risco sério de perseguições corporativas. Suficiência da legislação penal em vigor para repelir condutas abusivas ou desproporcionais de magistrados e membros do Ministério Público.


 

SUMMARY:  Law
Projects 4,915 and 5,762, both of 2005 (House of Representatives), and Complementary Law Project 83, of 2008 (Federal Senate), that "defines crime of breaking lawyer´s rights and prerogatives". Unconstitutionality and politician-legislative inconvenience. Unconstitutionality for decreeing incriminating penal type in opposition to the Constitution Criminal Program. Unconstitutionality about configuring "open criminal type", violating the basic right to the guarantee of legal reserve. Possibility of conflict or collision with immunity of magistrates, Public Prosecution service members, parliamentarians and even lawyers, in the exercise of their functions. Possibility of criminalization of magistrate, Public Prosecution service member and Parliamentarians (CPI´s), creating hypothesis of "hermeneutics crime". Inconvenience from generalized politics of banal behaviors criminalization. Breaking the Principle of Minimum Intervention. Concrete intimidation of public authorities while fighting organized crime, functioning as inhibitory "obstacle" to the judicial way of evidences production. Recent excesses of the Brazilian Bar Association (State sections), to dishonour the name and image of authorities and several citizens, in circumstances such that, to prevail the Law Project 4.915/2004 text, would have been, in the optics of that professional association, configuring "crimes". Serious risk of corporative persecutions. Sufficiency of the criminal legislation in effect to repel abusive or unproportional behaviors of magistrates and members of the Public Prosecution service.


 

OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, or Brazilian Bar Association

Câmara dos Deputados – House of Representatives or Lower House of Parliament

Senado Federal – Upper House of Parliament or Federal Senate

CPI – Parliamentary Inquiry Comission

15 de setembro de 2008

Livros, Vinhos, Juízes

Livros
 
Não tive muito tempo de escrever sobre os bons livros que agora, afinal, tenho tempo de ler. "A lição final" já era... Legal, leve, agradável e com lição de vida. Há uma parte em que Randy Pausch fala que nós perdemos tempo demais nos preocupando sobre o que outros pensam a nosso respeito, e ele tem razão. Mas é fácil aprender a não se preocupar quando a gente anda sempre na linha, como Ana e eu fazemos... Outra passagem legal é a respeito dos carros que, para muitos, representam status e para o autor, nada além de uma ferramenta que nos transporta de um ponto a outro. Melhor gastar seu dinheiro com coisas mais importantes...
 
"Sem filhos" de Corinne Maier abre um pequeno espaço para as famílias childfree como esta composta por duas pessoas e um cãozinho: Ana, Vitor e Pretinho :-) Muito interessante e com críticas severas sobre o que a sociedade pensa dos casais sem filhos. No Brasil, acredito que esse comportamento seja potencializado pela educação cristã com viés conservador que ainda predomina fora dos grandes centros. Eis aqui uma opinião: http://ascoisastaomaislindas.blogspot.com/2008/08/sem-filhos.html 
 
 
Grátis
 
No mais, um final de semana tranquilo, com um pouco de chuva e outras descobertas interessantes na internet, como por exemplo, o "Oxford Law Dictionary" disponível gratuitamente em www.scribd.com e que me servirá de apoio para tradução de pequenos textos que serão enviados ao TRT da 15ª Região (www.trt15.jus.br) para publicação eventual na Revista dessa Corte, da qual sou servidor atualmente lotado na 2ª Vara do Trabalho de Sertãozinho (SP). Como sabem, fui exonerado da função de Diretor na 1ª Vara do Trabalho de Jaboticabal (SP) em 21 de julho de 2008.
 
 
Vinhos
 
1) Casillero del Diablo Carmenere 2006 (Chile) - medalha de Ouro da Revista Decanter (Inglaterra). Bagatela de R$ 29,90 a garrafa, no Museu da Gula em Ribeirão Preto (www.museudagula.com.br); 2) No mesmo lugar, um Rosé Syrah Casillero del Diablo 2007 pelo mesmo preço, mais ao gosto dos brasileiros, para ser degustado bem frio, com peixes ou frutos do mar; 3) Heartland Stickleback Red 2006 (Austrália) por R$ 36,90 na Mercovino em Ribeirão Preto, 87 pontos na Wine Spectator e 90 pontos de Robert Parker, e com potencial de guarda até 2012... Se encontrar preços melhores, avise-me por e-mail - rápido!
 
 
Juiz Suspenso
 
Que os bons ventos que cobriram o norte do país possam se estender pelas outras regiões, arejando com honestidade e honradez a permanência dos "bons homens" na envergadura das togas. A se observar o "Código de Ética" recentemente lançado pelo Conselho Nacional de Justiça, talvez venham a público um número maior de denúncias.  A publicação abaixo é extraída de um outro blog, e os casos são descritos com mais detalhes lá mesmo... Fique claro: a exceção não confirma a regra e as frutas ruins nunca estragarão as boas, quando falamos de pessoas e do exercício das profissões entre pessoas cultas que não deixam levar apenas pela mídia.
 
Pessoalmente, fico feliz com essa notícia. Rogo a Deus para que a boa nova se espalhe e dou graças ao Todo Poderoso por servir, atualmente, a um juiz tão talentoso, dedicado e honesto como o Dr. Wellington César Paterlini. Com minha mãe, é bom que se repita, e no dia-a-dia de quase 15 anos de Justiça do Trabalho, aprendi que 99% dos Juízes de todo o país são fantásticos, batalhadores, combativos, interessados, e mais um sem número de bons adjetivos... Os outros são os outros. E é bom lembrar que aqui em casa, são 2,5 servidores do Poder Judiciário - Eu, Ana e o Pretinho - é sim, pois o cãozinho já tem quinze anos e nos tempos de Campinas ia comigo para a sala de audiência aos domingos, para dormir no meu colo enquanto eu fazia as juntadas de audiência...
 
Enfim, caso deseje ler a matéria toda, com a narrativa dos casos mencionados, vá direto para
 
 
 
 
CNJ afasta juiz do Trabalho por 90 dias

O juiz Suenon Ferreira de Sousa Júnior, da 2ª Vara do Trabalho de Belém, está afastado de suas funções por 90 dias, por determinação do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ acolheu o voto do conselheiro Rui Stoco, relator de pedido de avocação do processo disciplinar nº 200810000012822, a que o magistrado responde e que foi instaurado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Com o pedido de avocação, o processo sai da esfera do TRT e será agora apreciado pelo próprio CNJ.

O magistrado, ao manifestar-se perante o Conselho, argumentou que a medida avocatória é incabível, porque o processo administrativo disciplinar a que responde tinha curso regular no TRT. Alegou também que a Corregedoria Nacional de Justiça desconhece o processo, já que não requisitou cópias e que, diante do pedido de avocação, faz um pré-julgamento e demonstra intenção velada de punir ele próprio, Suenon.

O juiz do Trabalho também ressaltou que, em todas as deliberações sobre as correições feitas na 2ª Vara do Trabalho, o TRT da 8ª Região jamais determinou a apuração de qualquer fato ensejador de falta funcional, nem tampouco recomendou a instauração de sindicância ou processo administrativo, restando clara, na opinião de Suenon, a inexistência de qualquer irregularidade.

Em seu voto, o relator Rui Stoco ressalta que o corregedor nacional de Justiça, Asfor Rocha, atual presidente do STJ, justificou o pedido de avocação sobre o argumento de que, já em 2002, em razão de denúncias, "o TRT-8ª R., através de correições ordinárias, tomou conhecimento de possíveis irregularidades de responsabilidade do referido magistrado, Juiz do Trabalho da Segunda Vara do Trabalho de Belém e que em 12.02.2004 foi determinada a abertura de sindicância investigatória."

Em 13 de outubro de 2004, acrescenta o relator, o Pleno do TRT reuniu-se para a leitura do relatório da Sindicância, "ocasião em que dez Desembargadores declararam-se suspeitos, com a remessa do processo ao Tribunal Superior do Trabalho."

Posteriormente, quatro desembargadores declararam a cessação dos motivos de suspeição mas o processo foi novamente remetido ao TST, em virtude da apresentação de exceções de suspeição pelo magistrado sindicado. Acrescenta o relatório do conselheiro Rui Stoco que uma comissão designada para apurar as denúncias contra o juiz do Trabalho concluiu seus trabalhos em 30 de junho de 2004 e, num relatório de 97 laudas, conclui que houve "violação dos deveres legais impostos aos magistrados pelo Juiz Suenon Ferreira de Sousa Júnior."

A sindicância teria comprovado todas as irregularidades denunciadas pela Corregedoria Regional e que consistiam em:
1. Excessivos atrasos na prolação de sentenças e despachos;
2. Indevida retenção de guias de retirada;
3. Tráfico de influência e vinculação de processos exclusivos ao requerido.

Além disso, continua o relatório de Rui Stoco, a autoridade sindicante teria verificado irregularidades que se denominaram casos "Belauto", "Sagri", "Promar" e "Rosane Baglioli Dammski". "Apenas a autoria da denúncia anônima contida na 'Carta Aberta aos Juízes do Tribunal Regional da Oitava Região' não foi identificada pela Comissão Sindicante. Embora a Sindicância afirme ter ignorado tal denúncia, concluiu pela ausência de independência do Magistrado em sua atuação jurisdicional, face à similitude entre o que foi investigado e o conteúdo da denúncia anônima. A referida carta e outras denúncias anônimas recebidas pela Corregedoria Regional narravam atos de corrupção cometidos pelo Magistrado", diz Rui Stoco.

14 de setembro de 2008

Finalmente, desisti... (HamRadio)

Nossa Senhora da Propagação !!
 
Pela primeira vez em 17 anos de competições radioamadorísticas, simplesmente desisti de um conteste...
 
O WAE SSB deste final de semana me deixou doidinho... 14h30min (PY2) de domingo, e nem 200 contatos !! Ok ok, estou Low Power, mas mesmo assim... E pensar que no WAE CW fui começar no sábado para terminar com 710 contatos - bem diferente... E Low Power também...  A primeira lição é de que, definitivamente, com o CW vamos até onde o SSB não alcança. A segunda lição é que não precisamos de amplificador para conseguirmos resultados bons em contestes.
 
Talvez seja falta de paciência, sei lá... Mas que a propagação tem mesmo um efeito devastador em nossos animos, ah, isso lá é verdade !
 
Parabéns aos brasileiros - eram muitos no ar... Vejo vocês no WAE RTTY Contest...
 
Vitor PY2NY

11 de setembro de 2008

Stand Up

Bonito programa transmitido pela TV por assinatura, com ampla campanha para o público norte-americano doar qualquer quantia para o combate ao câncer. É realmente impressionante que em pleno século XXI as guerras consumam muito mais dinheiro do que a pesquisa para cura de doenças como o câncer.
 
James Taylor e Sheryl Crow cantaram em parceria. Dezenas de atores se alternaram aos telefones, recebendo as chamadas de todo o país. Ao que parece, os americanos são campeões em termos de filantropia.
 
O espírito da campanha cativa, e os relatos apresentados, de sobreviventes ou de sofredores com a doença, foram impressionantes. Procure nos canais por assinatura, pelo programa "Stand Up to Cancer".
 
 

10 de setembro de 2008

Conselho Nacional de Justiça

O "clipping" do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região traz novas e interessantes manifestações a respeito do rigor ético com os Juízes. Gilson Dipp é o novo Ministro Corregedor daquele órgão. A lição recentemente aprendida com minha mãezinha mostra que não deve haver preocupação com 99% dos iluminados que exercem a honrosa função de Juiz. Todavia, assim como em outras profissões, aquele 1% restante macula de forma indelével a classe toda. Foi o que aconteceu quando os jornais de todo país exploraram a questão envolvendo a construção do Fórum Trabalhista em São Paulo. Em menor escala, a exceção à regra também se mostra entre juízes de primeiro grau. Ao que tudo indica, a atuação do CNJ servirá para expor ainda mais o Poder Judiciário como um todo e aumentando o que se convencionou chamar de "controle externo". Resta saber se os cidadãos terão a necessária coragem para denunciar. E mais importante, o correto discernimento entre bons e maus, evitando que as denúncias envolvam agentes que se dedicam fielmente a seu mister.
 
Já houve oportunidade, aqui mesmo neste blog, de publicarmos na íntegra o "Código de Ética" da Magistratura. Vamos pesquisar, também, o mesmo instrumento, mas destinado aos servidores públicos, "strictu sensu".
 
Gilson Dipp afirma que vai exigir rigor ético de juízes

Ao mesmo tempo em que promete agir na defesa das prerrogativas dos juízes, o novo corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, afirma que vai exigir rigor ético dos membros do Judiciário. Dipp assumiu o cargo nessa segunda-feira (8/9).

"O mais eficiente controle externo do Judiciário é a sociedade usuária de seus serviços", disse. Dipp também afirmou que vai dar continuidade ao trabalho exercido pelo ex-corregedor do CNJ, ministro Cesar Asfor Rocha, que assumiu a presidência do Superior Tribunal de Justiça. Para Dipp, o CNJ deve continuar voltado para o diagnóstico das necessidades do Judiciário e para sua modernização.

O ministro elogiou o Sistema Justiça Aberta gerenciado pela Corregedoria. "A eficiência do Judiciário não passa pelo número de magistrados, mas sim pela boa gestão dos tribunais."

Para o corregedor, quanto menos o CNJ for acionado, melhor o trabalho a ser feito. "Não é trabalho do CNJ perseguir pequenas injustiças nem questões corporativas, mas os desvios de conduta.". Segundo Dipp, a reforma do Judiciário "começa nas comarcas mais distantes".

Na cerimônia de posse, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, defendeu a atuação do CNJ como órgão forte de planejamento e organização do Judiciário. Ele também ressaltou ações do CNJ como a resolução antinepotismo e o levantamento de informações consolidado nos estudos Justiça em Números e Justiça Aberta. Para Mendes, os instrumentos vão permitir a avaliação sobre os motivos da demora processual. Ao ressaltar que o conselho não tem a intenção de tirar a autonomia dos juízes, Mendes afirmou que o CNJ é "um órgão de proteção da magistratura". (Revista Consultor Jurídico)

8 de setembro de 2008

Menos Servidores!

Em breve, substituiremos Juízes por computadores e serventuários por robozinhos. Mais um clipping produzido pelo TRT da 15a. Região, com corte direto para o posicionamento do presidente do STF e CNJ, Gilmar Mendes... Ao menos, o Excelentíssimo Presidente da Suprema Corte permite o uso da "criatividade" e isto já fazia parte de minha atividade, enquanto fui Diretor de Secretaria na 1a. Vara do Trabalho de Jaboticabal. Agora, já não é problema meu.
 
Clipping On Line

"Fala a verdade, mesmo que ela esteja contra ti."

Alcorão

 

Decisão do CNJ causa polêmica

Cortes gaúchas manifestam seus pontos de vista

Decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgada na última semana, restringiu contratações nos tribunais brasileiros. Segundo o presidente do Conselho, ministro Gilmar Mendes, a intenção é acabar com a idéia de que judiciário célere precisa de mais magistrados, mais servidores e mais prédios novos. A medida do CNJ dividiu a opinião das cortes gaúchas: por um lado, impõe rigidez no aumento de estrutura e representa economia; mas também, com alta demanda processual, devida à democratização da Justiça, há defasagem nos quadros de pessoal.

Na análise dos pedidos de contratação, o CNJ vai considerar a realidade de cada tribunal, comparado ao desempenho médio dos demais. Ao solicitar mais cargos, o tribunal deve apresentar uma análise dos processos por servidor e por juiz. Também deverá ser levada em conta a eficiência do tribunal, o quadro orçamentário e a garantia de acesso da população. Antes de pedir servidores, os tribunais terão de avaliar suas rotinas e procedimentos internos. Terão de descentralizar o atendimento ao cidadão, hoje concentrado em suas sedes, garantindo ainda o acesso nas cidades do Interior.

O Judiciário gaúcho tem a maior litigiosidade do país e o número de processos novos por desembargador é o triplo da média nacional. Para se ter uma idéia, em 1998 ingressaram na Justiça gaúcha 1,023 milhão de processos. Em 2007, esse número saltou para 2,525 milhões. Hoje, a instituição tem 1.516 cargos vagos de servidores (1.171 no 1º Grau e 345 no 2º Grau) e 116 de magistrados (115 no 1º Grau e um de desembargador).

O Tribunal de Justiça do RS recebeu as mudanças com tranqüilidade. Segundo o presidente do Conselho de Relações Institucionais e Comunicação Social do TJ, desembargador Voltaire de Lima Moraes, quando o assunto é criação de cargos, há longo debate. 'Vários aspectos são analisados até a tomada final de decisão', diz o magistrado, ressaltando que o TJ pretende abrir concurso público para servidores.

TRT contrapõe e cobra solução

Segundo o CNJ, a medida resultará em economia anual de R$ 100 milhões aos cofres públicos. Quatro Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) sofreram as novas regras que restringem contratações nos tribunais do país. A redução mais drástica foi no TRT da 3ª Região (MG), com corte de 73% nas vagas pretendidas. O tribunal pediu 753, mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou 200 cargos.

O presidente do TRT da 4ª Região, desembargador João Ghisleni Filho, vê a decisão com preocupação. 'Ao adotar uma linha como essa, o CNJ teria que apresentar outra solução', afirmou. Segundo o magistrado, em 2008 houve aumento de 50% no número de recursos que ingressaram no TRT ante 2007.

Para Ghisleni, no momento em que é incentivado o acesso à Justiça para a população, 'o CNJ vê a situação de forma simplista'. Conforme o presidente do TRT-RS, em 2006 a corte conseguiu a aprovação de 700 novos cargos, que deverão ser implantados até 2009. 'O projeto recebeu parecer técnico contrário do CNJ, mas conseguimos mantê-lo.'

Ghisleni calcula que, em 2008, o tribunal supere a marca de 2 mil processos por juiz e teme que a medida do CNJ atrapalhe a eficiência dos serviços. 'Estávamos julgando, em média, em 90 dias. Se continuar assim, isso não será possível.' (Correio do Povo, 7/9/2008)

Mais servidores para a Justiça

Um dia após o Senado ter aprovado, em sessão noturna, o projeto de lei que autoriza a criação de 1.513 novos cargos no Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Ferreira Mendes, afirmou, em entrevista à imprensa, que teria se oposto à proposta caso tivesse sido informado de sua inclusão na pauta de votação. A criação de mais cargos era uma antiga reivindicação dos tribunais de segunda e terceira instâncias da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal.

O projeto, agora, está com o presidente da República e o ministro Gilmar Ferreira Mendes, que também chefia o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou vários argumentos que justificam o veto. É a primeira vez, na história do Poder Judiciário, que um de seus dirigentes se opõe à ampliação do corpo de serventuários. Só no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram criados 220 novos cargos, a um custo de R$ 13 milhões anuais.

Contrariando os presidentes dos tribunais de segunda e terceira instâncias, Mendes afirma que o problema do Poder Judiciário não decorre do número insuficiente de servidores, mas de sua baixa produtividade. No Tribunal Superior do Trabalho, por exemplo, a média é de apenas nove processos por servidor. Desde que assumiu a presidência do Supremo e do CNJ, em abril, Mendes vem defendendo a tese de que a Justiça não precisa de mais juízes, de mais funcionários e de mais prédios para ser eficiente.

"Precisamos é de mais racionalidade e criatividade", diz ele, depois de criticar a expansão dos gastos da Justiça com atividades-meio, em detrimento das atividades-fim. Mendes afirma que, enquanto faltam recursos para melhorar o atendimento de cidadãos e empresas que batem na porta do Poder Judiciário para defender seus direitos e resolver suas pendências, a instituição desperdiça dinheiro com "aquisição de estátuas gregas" e com a decoração dos gabinetes de juízes. "É preciso parar com a visão de que, quanto mais processos forem impetrados, mais juízes serão necessários para julgá-los", afirma Mendes.

O presidente do CNJ e do Supremo também propõe cortes rigorosos de despesas e defende a tese de que as diferentes instâncias e braços especializados do Poder Judiciário terão de aprender a trabalhar com orçamento mais enxuto. Em vez de aplicar recursos escassos na construção de novas sedes nas capitais, conclui Mendes, os tribunais deveriam descentralizar suas atividades, criando unidades mais simples e funcionais no interior.

Além disso, há boas razões para se acreditar que a criação de novos cargos será cada vez mais desnecessária daqui em diante. Uma delas foi a aprovação da Emenda Constitucional nº 45, que introduziu a reforma do Judiciário. Ao institucionalizar a súmula vinculante do STF e a súmula impeditiva de recursos do STJ, ela criou as condições para que o número de ações repetitivas e de recursos impetrados com fins meramente protelatórios caia significativamente nos próximos anos, descongestionando os tribunais. E o "pacto republicano" firmado pelos presidentes dos Três Poderes, em dezembro de 2004, com o objetivo de modernizar a legislação processual, extinguindo recursos, encurtando prazos, fundindo etapas processuais e acelerando a execução das sentenças, reforça essa tendência. Com isso, a carga de trabalho da magistratura deve cair a médio prazo, como prevêem os integrantes do CNJ.

Mais uma novidade que justifica a expectativa de redução do funcionalismo do Judiciário é o outro pacto que o governo acaba de propor aos presidentes do Legislativo e do Judiciário, com o objetivo de agilizar a votação do projeto de lei que permite que os conflitos de massa sejam encerrados em câmaras ou comissões de conciliação. A idéia é expandir os mecanismos extrajudiciais de resolução de litígios, uma medida que também provocará uma significativa diminuição do número de ações em tramitação nas diferentes instâncias e braços especializados da Justiça.

Foi essa constatação que levou o presidente do CNJ e do Supremo, numa iniciativa inédita, a afirmar que o Poder Judiciário não precisa de mais servidores. (estadao.com.br - Opinião)

 

7 de setembro de 2008

Livros gratuitos...

Pessoal, vale a pena fuçar no http://www.scribd.com/ – a princípio, usei como mero "backup" de artigos que dispunha no meu computador, incluindo alguns despachos e textos legais. Por exemplo, o texto em homenagem ao Dia da Mulher de 2002, que recebi da radioamadora Therezinha de Brasília (DF) está lá...

Depois, encontrei um livro divertidíssimo, que pode ser acessado com o link indicado mais abaixo. É da Editora Sextante e foi disponibilizado na íntegra no site citado. Trata da relação entre homens e mulheres e tem um apelo super engraçado. E o melhor de tudo – gratuito.

Eis o trecho:

Como é a rabugenta

A rabugenta sempre espera que sua vítima, movida pelo sentimento de culpa, faça o que ela quer. Seu objetivo é incitar a vítima a obedecer-lhe, senão por achar realmente que precisa fazê-la, mas para acabar simplesmente com a discussão. As mulheres sabem que reclamam, mas isso não quer dizer que elas gostam de ficar reclamando. Geralmente elas o fazem para alcançar um objetivo.

Algumas mulheres transformaram a rabugice em uma forma de arte. Nós identificamos cinco tipos básicos de reclamação:

A Reclamação Monotemática: "Kurt, por que você não pendura sua toalha?" Pausa. "Kurt, você disse que ia pendurar a toalha." Cinco minutos mais tarde: "E a toalha, Kurt? Ainda está no chão."

A Reclamação Multitemática: "Nigel, a grama do jardim da frente está um nojo, a maçaneta da porta do quarto está caindo e a janela da cozinha ainda está emperrada. Quando é que você vai trocar a lâmpada da sala e...", etc., etc.

A Reclamação Beneficente: "Já tomou seus remédios hoje, Ray? E pare de comer essa pizza - ela faz mal para o seu colesterol e aumenta o seu peso..."

A Reclamação via Terceiros: "Moira disse que Shane já limpou a churrasqueira e que eles vão dar um churrasco amanhã. Na velocidade que você vai, o verão acaba antes."

A Reclamação Antecipada: "Dale, eu só espero que você controle a bebida esta noite. Nós não vamos repetir o vexame do ano passado, vamos?"

Geralmente as mulheres dão gargalhadas com esses relatos. Elas se reconhecem e reconhecem as próprias palavras, mas acham que não há alternativa.


E eis o link para o livro... É possível baixá-lo no formato PDF e depois gravá-lo em seu disco rígido.

http://www.scribd.com/doc/4895585/Por-que-os-homens-mentem-e-as-mulheres-choram-Allan-e-Barbara-Pease

E-mail Terra (alias)

Também estou dando fim neste e-mail, do tempo em que assinava o provedor Terra e tinha dificuldades em usar o "alias" py2ny at arrl.net.
 
 

Prezado Sr. Vitor,

O serviço de SPF foi implementado na tentativa de evitar o envio e recebimento de spams pelos servidores do Terra. No entanto, a configuração do e-mail ou algum tipo de redirecionamento de mensagens de outro provedor para o Terra pode ocasionar dificuldade de recebimento de mensagens.

Os casos mais freqüentes ocorrem no recebimento de mensagens enviadas para um outro provedor o qual redireciona as mensagens para uma caixa postal do Terra.

Nesse caso, ocorre que o provedor, ao qual possui o redirecionamento, não disponibiliza o recurso de SRS (Sender Rewriting Scheme) que serve para reescrever o remetente do email, isto é, quando uma pessoa envia um email para você, o cabeçalho (header) do e-mail é enviado com as informações do servidor de envio do remetente. Quando essa mesma mensagem é recebida no provedor ao qual redireciona para o Terra, o cabeçalho (header) é alterado para as informações do servidor de redirec ionamento. Essa alteração implica na dificuldade de recebimento das mensagens no provedor Terra.
Solicitamos que essa mensagem seja encaminhada ao(s) Administradores deste domínio.

Mais informações sobre nossos produtos e serviços, disponibilizamos no canal Fale com o Terra uma série de textos de ajuda, tais como, configuração de email, dificuldades de conexão e navegação, cobrança entre outras, de maneira fácil e rápida. Basta acessar o site http://www.terra.com.br/fale/

Estamos a sua disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,
--------------------------------------------------------------------------------------
Tiago Zanoni
Suporte Mail Terra
SAN - Serviço de Atendimento Nacional
Fax: (51) 3287-9087
--------------------------------------------------------------------------------------
Discador Terra - acesse www.terra.com.br/discador e faça o download.
--------------------------------------------------------------------------------------
----- Mensagem Original -----
De: or
Enviada em: 28/08/2005 22:39:27
Assunto: Re: reclamação - E-mail Terra - Recebimento de Mensagens

Sobre minha resposta abaixo não houve qualquer
manifestação. Gostaria de saber se o método
SPF foi desabilitado para minha conta, como
desejava, pois continuo recebendo reclamações
de colegas que não conseguem fazer chegar
suas mensagens até mim. Recebi sugestões
para mudar de provedor, mas acredito que
vocês tenham solução melhor.
Saudações respeitosas.
- vitor -
----- Original Message -----
From:
Sent: Wednesday, July 27, 2005 8:06 AM
Subject: Re: reclamação - E-mail Terra - Recebimento de Mensagens

Caríssimo Antonio Lopes
Sua resposta foi muito gentil, agradeço pelo
pronto retorno... Infelizmente, não posso abrir
mão de certas liberdades e o controle das
mensagens que recebo apenas por usar
um redirecionador não é correto. Tentarei
algumas mudanças na caixa de correio
eletronico, mas não posso ficar preso a um
único provedor. Quando passei a usar o
Terra, não havia essa restrição e não fui
consultado antes da mudança. O único
esclarecimento que desejo, afinal, é o
de saber por quanto tempo mais tenho a
obrigação de me manter no Terra, em virtude
de ter entrado na epoca da promoção com
o Speedy. Também, esclarecer que a questão
não envolve as mensagens que EU ENVIO,
mas as que eu recebo. Pessoas que enviam
e-mail para py2ny têm as mensagens
devolvidas para eles, sejam usuarios terra ou
não. Todos meus contatos no mundo enviam
e-mail para py2ny e nunca tive problema.
Veja que a situação é a mesma com outro e-mail
que também faz "forward" para o terra, qual seja
vitorsant - este vocês não bloquearam.
Assim, o meu pedido é muito simples, quero apenas
que desbloqueiem as mensagens que me chegam
oriundas do domínio arrl.net.
Afinal, se já recebo forward de um domínio distinto
do terra (trt15.gov.br) porque não posso receber de
outro?
Obrigado novamente e em resumo, ficamos apenas
com essas duas questões: 1) desbloquear as
mensagens que recebo do domínio arrl.net, e em
não sendo possível, 2) informar quanto tempo
ainda tenho que manter contrato de exclusividade
convosco.
- Vitor -
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, July 27, 2005 12:00 AM
Subject: Re: reclamação - E-mail Terra - Recebimento de Mensagens

Prezado Sr. Vitor,

Agradecemos o contato e informamos que o Terra está utilizando o método SPF que analisa a autenticidade das mensagens enviadas na Internet para dificultar a falsificação dos endereços de retorno. A sigla significa "Sender Policy Framework" que pode ser entendida como "Política de Identificação de Remetente".

Por questões de segurança, não é mais possível enviar mensagens através dos servidores do Terra, utilizando e-mail de outro provedor.

Para enviar as mensagens do endereço py2nyerra.com.br o usuário terá que utilizar os servidores nos quais o seu endereço eletrônico está cadastrado.

Mais informações sobre nossos produtos e serviços, disponibilizamos no canal Fale com o Terra uma série de textos de ajuda, tais como, configuração de email, dificuldades de conexão e navegação, cobrança entre outras, de maneira fácil e rápida. Bast a acessar o site http://www.terra.com.br/fale


Estamos a sua disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,
-------------------------------------------------------------
Antonio Lopes Tomaz
Suporte Mail Terra
SAN - Serviço de Atendimento Nacional
Fax: (51) 3287-9087
-------------------------------------------------------------
Previna-se de e-mails indesejáveis!
E-mail Protegido www.emailprotegido.terra.com.br
-------------------------------------------------------------



----- Mensagem Original -----
Enviada em: 26/07/2005 23:16:36
Assunto: reclamação - E-mail Terra - Recebimento de Mensagens

nome=_estado=SP
username=
ddd=16
fone=horario_contato=TO
programa=outlook_express
erro=-e-mail-
dific_email=
rede_local=sim_rede
firewall=sim_firewall
assunto=reclamação - E-mail Terra - Recebimento de Mensagens
mensagem=Meus caros senhores. A mensagem abaixo é de meu "forward-e-mail" nos USA. Uso py2ny @ arrl.net como meu e-mail há dez anos, sendo único, permitindo que eu mude de provedor a vontade sem me preocupar com mudança de e-mail. Esse py2ny @ arrl.net redireciona os e-mails que recebo de todo o mundo para o meu py2ny @ terra.com.br, mas o TERRA está limitando as mensagens que recebo via arrl.net. Gostaria que vocês ajustassem essa situaçao o quanto antes, liberando a recepçao de TODAS as mensagens oriundas do domínio ARRL.NET para py2ny @ terra.com. br. Vejam abaixo a informação que a entidade americana me passou e, por favor, procedam a alteração franqueando a recepçao de mensagens desse domínio. Obrigado e aguardo resposta nos próximos dias. Avisem-me se tiverem quaisquer dificuldades para reparar esse problema, pois precisarei substituir o provedor se não tivermos soluçao. Obrigado!!!
- Vitor: We've looked into the situation and it is your ISP, terra.com.br., that is blocking messages that arrl.net is trying to deliver to it.
Actually, it appears as if they are using a method called "rate limiting" which limits the number of messages that they allow to be delivered from one domain (arrl.net in this case).
Unfortunately, we cannot make them accept the messages. You will have to call your ISP and explain the problem to them and see if they will agree to accept all the messages. 73, Barry Shelley, N1VXY
ARRL, Inc.

Enviado pelo IP : 201.1.135.86
Referer : http://www.terr a.com.br/fale/reclame_rel_mail_r_form.htm

Atendimento com amor!

Esta é boa, recebida há anos do amigo PY2ADZ.


REPRESENTANTE DE ATENDIMENTO AO CLIENTE:
  • A senhora conseguiu instalar o AMOR?

CLIENTE:


  • Não consegui...
  • Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda.
  • O que eu devo fazer primeiro?

REPRESENTANTE:

  • O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO.
  • A senhora encontrou seu CORAÇÃO?

CLIENTE:

  • Sim encontrei, mas há diversos programas funcionando agora.
  • Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?

REPRESENTANTE:

  • Que programas estão funcionando, senhora?

CLIENTE:

  • Deixe me ver...
  • Eu tenho BAIXA ESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ÓDIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.

REPRESENTANTE:

  • Nenhum problema.
  • O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual.
  • Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas.
  • O AMOR vai reescrever BAIXA ESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTOESTIMA.EXE.
  • Entretanto, a senhora tem que deletar completamente o ÓDIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM.
  • Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente.
  • A senhora pode deletá-los?

CLIENTE:

  • Eu não sei como deletá-los.
  • Você pode me dizer como?

REPRESENTANTE:

  • Com prazer!
  • Vá ao Menu e click em PERDÃO.EXE.
  • Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ÓDIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM forem apagados completamente.

CLIENTE:

  • Ok, Terminei!
  • O AMOR começou a instalar-se automaticamente, isso é normal?

REPRESENTANTE:

  • Sim, é normal.
  • A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração.
  • A senhora tem essa mensagem?

CLIENTE:

  • Sim eu tenho.
  • Está completamente instalado?

REPRESENTANTE:

  • Sim, mas lembre-se a senhora só tem o programa de modelo básico.
  • A senhora precisa começar a conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.

CLIENTE:

  • Oh meu Deus!
  • Eu já tenho uma mensagem de erro.
  • Que devo fazer?

REPRESENTANTE:

  • O que diz a mensagem?

CLIENTE:

  • Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS"
  • O que isso significa?

REPRESENTANTE:

  • Não se preocupe senhora, este é um problema comum.
  • Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO.
  • É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.

CLIENTE:

  • Então o que devo fazer?

REPRESENTANTE:

  • A senhora pode achar o diretório chamado AUTO-ACEITAÇÃO?

CLIENTE:

  • Sim, encontrei.

REPRESENTANTE:

  • Excelente!
  • A senhora está ficando ótima nisso!

CLIENTE:

  • Obrigada!

REPRESENTANTE:

  • De nada!
  • Faça o seguinte:
  • Click nos arquivos BONDADE.DOC, AUTOESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDÃO.DOC e copie-os para o diretório MEU CORAÇÃO.
  • O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa.
  • Também a senhora precisa apagar AUTOCRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.

CLIENTE:

  • Consegui!
  • Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros!
  • Eu tenho no meu monitor agora o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORAÇÃO.

REPRESENTANTE:

  • Então terminamos, o AMOR está instalado e funcionando.
  • Ah! mais uma coisa antes de eu ir.

CLIENTE:

  • Sim?

REPRESENTANTE:

  • O AMOR é um programa grátis, faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos à quem a senhora encontrar e dessa forma a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.

CLIENTE:

  • Obrigada pela sua ajuda!